Está aqui

Educação para os Media


Parcerias:


 

A Educação para os Media pretende incentivar os alunos a utilizar e decifrar os meios de comunicação social, nomeadamente o acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando a adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura da Internet e das redes sociais.

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas tem sido responsável, ao longo dos últimos anos pela coordenação de diversas iniciativas, de forma autónoma ou em parceria, no contexto desta área, nomeadamente:

Projetos ERTE/DGE

Parcerias  e outro tipo de colaboração:

Paralelamente, o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (área de Cidadania), elaborou, no contexto das Linhas Orientadoras de Educação para a Cidadania, lançadas em dezembro de 2012, um Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Este Referencial esteve disponível para consulta e discussão pública até dia 7 de fevereiro de 2014, tendo recebido aprovação do Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário a 29 de abril de 2014 (Ref.ª 96/13-133).


Eventos:

A DGE organizou, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, o Encontro Nacional de Educação para os media (21 de Novembro de 2015).


II Encontro Nacional de Educação para os Media (21 de janeiro de 2017)