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Iniciativas anteriores

Ao longo os últimos anos, a ERTE e as equipas que a precederam levaram a cabo iniciativas diversas no âmbito da utilização educativa das tecnologias, quer de forma independente, quer em parceria a nível nacional ou, ainda, integradas em projetos europeus.

 

 

A minha turma

► A Minha Turma
Projeto que visa proporcionar a alunos e professores utilizadores do Magalhães um Ambiente de Aprendizagem Colaborativo, partindo das funcionalidades de ligação em rede pré-existentes neste computador, adaptando-as ao citado Ambiente e desenvolvendo sobre estas um conjunto de conteúdos educativos digitais. De notar que o funcionamento de A Minha Turma não depende da existência de ligação à internet nem de rede pré-existente na sala de aula, tornando a sua possibilidade de utilização praticamente universal no conjunto das turmas do 1.º Ciclo.

Inovar com TIC

► Aprender e Inovar com TIC
Esta iniciativa tem como finalidade a promoção da utilização educativa das TIC, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos, através da rentabilização dos equipamentos disponíveis nas escolas.

Competências Tic

► Competências TIC
Dinamização do processo de Formação de Formadores em Competências TIC (no âmbito do Plano Tecnológico da Educação).

Equipas PTE

► Equipas PTE
Dinamização de uma área no Moodle DGE para apoio às equipas PTE no âmbito da utilização das TIC nos processos de ensino-aprendizagem.

e-lab

► eLAB
O projeto eLab é um laboratório online (de acesso remoto), desenvolvido numa parceria com o Instituto Superior Técnico, que permite o controlo de experiências nas áreas das Ciências Naturais e da Matemática. O objetivo é promover a melhoria do ensino das ciências bem como a motivação de jovens para esta área. O eLab pretende ser mais uma ferramenta ao serviço da comunidade educativa, contribuindo para o reforço das atividades de experimentação científica.

Projeto Go

► Projeto GO

Em parceria com o Centro de Competência Entre Mar e Serra, este projeto desenvolve e avalia iniciativas mobilizadoras e integradoras no domínio do uso das tecnologias móveis e geo-referenciação nas escolas nos processos de ensino e aprendizagem.

Kidsmart

► Kidsmart
O KidSmart é um programa que resulta de uma parceria entre a IBM e o Ministério da Educação que tem como objetivo facilitar o desenvolvimento das crianças entre os 3 e os 6 anos. Esta empresa, no âmbito da parceria com o ME, tem vindo a doar estações de trabalho a Jardins de Infância Portugueses.

Geored

GeoRed
O GEORED resulta de um projeto de colaboração entre a Associação de Professores de Geografia e o Departamento de Geografia do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa e é financiado pela DGIDC. Trata-se de um Portal de recursos digitais onde se disponibilizam, sob uma licença Creative Commons, uma série de recursos educativos para o desenvolvimento de competências geográficas relativamente à utilização de mapas digitais e de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

sacausef

► CertRED/SACAUSEF
O Certred avalia, certifica, divulga e dinamiza a utilização de recursos educativos digitais, em suporte CD-ROM e DVD, ou desmaterializados, como sejam os recursos com existência virtual na rede.

PING

► PING
Trata-se de um jogo online que tem como objetivo funcionar como um ponto de partida para discutir o tema da .Pobreza. e o que significa ser pobre. PING é dirigido aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. A Fundação Calouste Gulbenkian e a Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular estabeleceram um protocolo de modo a disseminar a utilização deste jogo nas escolas portuguesas. )

Aspect

► ASPECT. Adopting standards and specifications for educational content 
Projeto que envolve 22 parceiros europeus entre Ministérios da Educação e editoras de recursos educativos digitais, para melhorar a adopção de standards e especificações no âmbito das tecnologias da aprendizagem.

eQNet

► eQNet - Quality Network for a European Learning Resource Exchange 
O projeto tem por objetivo identificar critérios que definam o que é um recurso .travel well., isto é, que possa ser utilizado por professores de nacionalidades e contextos educativos, linguísticos e culturais distintos.

iTEC

 ITEC - Innovative Technologies for an Engaging Classroom 
Projeto que reúne decisores políticos, investigadores, fornecedores de tecnologia, outros especialistas em tecnologia avançada de aprendizagem e os professores inovadores, a fim de projetar, construir e testar de forma abrangente cenários de ensino e aprendizagem da sala de aula do futuro.
Para saber mais

LINKED

► LINKED . Leveraging Innovation for a Network of Knowledge on Education
Construção de uma plataforma de partilha de conhecimento sobre competências e jogos digitais. O objectivo é disponibilizar informação, baseada na investigação, que possa servir de suporte tanto a decisores como a investigadores, professores, formadores e restante comunidade educativa.

spice

► Spice - Science Pedagogy Innovation Center in Europe 
Projeto europeu que visa a criação de um painel de 24 professores na área da Matemática e das Ciências para identificação, validação e posterior disseminação de boas práticas nestas áreas disciplinares. A DGIDC é neste projecto parceira, por Portugal, da República Checa e da European Schoolnet trabalhando com uma equipa de 5 professores que integram o painel Europeu.

ingenious

► inGenious
O projeto inGenious pretende estabelecer um grupo europeu de coordenação (European Coordinating Body) de parcerias escolas/empresas nas áreas da Matemática, Ciências e Tecnologia (MST). O objetivo será, numa primeira fase, a caracterização de boas práticas de colaboração entre as escolas e as empresas.

eskills

► e-Skills
Iniciativa da Comissão Europeia que visa promover competências na área das tecnologias e alertar a população para as oportunidades e benefícios da Educação Tecnológica e a utilização das TIC no emprego.

CPDLab

CPDLab
O CPDLab, Continuing Professional Development Laboratory, é um projeto a 2 anos, que se iniciou em Outubro de 2011, com o objetivo de promover a formação ao longo da vida disponível para professores, diretores e outros profissionais de educação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Pretende apoiar as escolas a transformarem-se em ambientes de aprendizagem eficazes disponibilizando um portefólio de cursos de formação focados nas necessidades dos docentes da sala de aula do futuro e incidindo em áreas como quadros interativos, segurança na Internet e cenários de aprendizagem inovadores.

Projeto piloto de computadores Tablet

► Projeto Piloto de Computadores Tablet
Numa iniciativa da European Schoolnet e da ACER, o projeto piloto de computadores Tablet explora mais aprofundadamente o uso de novas tecnologias nas escolas e a tendência emergente da pedagogia individualizada, baseada na experiência adquirida com o projeto piloto de Netbooks. São objetivos deste projeto a identificação de boas práticas em oito países relativamente ao uso dos tablets na escola e apresentação de exemplos de cenários de aprendizagem. As atividades piloto serão realizadas em oito países europeus: Alemanha, Espanha, Estónia, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia.

Living Schools Lab

► Living Schools Lab 
O projeto LSL . Living Schools Lab . é um projeto a 2 anos, que se iniciou no final de 2012. É coordenado pela European Schoolnet, a Rede Europeia de Ministérios da Educação, tendo como objetivo criar uma rede sustentável e cada vez mais alargada de escolas de todos os níveis de ensino. Estas escolas agrupam-se regionalmente e partilham boas práticas e formas de incorporar de forma eficaz as tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Com este projeto pretende-se também construir uma comunidade de prática forte que apoie o desenvolvimento profissional dos docentes. É objetivo do projeto dar oportunidade às escolas de se envolverem em projetos de investigação-ação e de estabelecerem ligações com outros parceiros, nomeadamente da indústria.

linguaNetwork

► Lingu@network
O Projeto Lingu@network, um projeto a dois anos financiado pela Comissão Europeia, inclui 24 parceiros de 22 diferentes países europeus, tendo por base um sítio multilingue na Web, o Lingu@net Worldwide. O objetivo geral do Lingu@network é continuar a desenvolver este sítio, a fim de o tornar mais eficaz e relevante em termos de necessidades contemporâneas e no contexto atual de utilização da Internet. Para tal, dar-se-á apoio às línguas menos utilizadas e ensinadas, em particular através do desenvolvimento de uma maior interatividade e participação dos utilizadores no sítio web. Também se ampliará a gama de conteúdos de alta qualidade, a fim de incluir recursos literários, jornalísticos e profissionais para todos os idiomas, incluindo o grupo de línguas onde os recursos de ensino e aprendizagem estão disponíveis em acesso aberto em menor quantidade.

Creative Classrooms Lab

 Creative Classrooms Lab 
O projeto Creative Classrooms Lab (Laboratório de Salas de Aulas Criativas) teve como objetivo investigar de que modos podem os dispositivos móveis (tablets) apoiar novas modalidades de ensino e de aprendizagem nas escolas. O projeto, coordenado pela Rede European Schoolnet, está a desenvolver cenários de ensino e de aprendizagem inovadores envolvendo o uso de tablets dentro e fora da escola. Irá realizar a validação desta utilização reunindo nove Ministérios da Educação europeus (Áustria, Bélgica, Eslovénia, Itália, Lituânia, Portugal, Reino Unido e República Checa) e 45 turmas que estão já a utilizar este tipo de dispositivos de diferentes fornecedores. O objetivo do projeto Creative Classrooms Lab é, precisamente, enfrentar os desafios do paradigma 1:1 e recolher evidências da implementação, impacto e possibilidade de alargamento deste tipo de pedagogia usando tablets. O projeto fornecerá linhas de orientação, exemplos de boas práticas e um curso de formação às escolas que desejarem utilizar os tablets como parte da sua estratégia de integração das TIC no currículo.