Integrado na Iniciativa dos 7 Dias com os Media o 4.º Encontro Nacional de Educação para os Media terá lugar no dia 10 de maio de 2019 no Auditório do Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto, numa iniciativa da Direção-Geral da Educação, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Sindicato de Jornalistas e da RTP – ZigZag e Rádio ZigZag.
Dando continuidade aos encontros realizados nos anos anteriores, o evento deste ano, subordinado ao tema “Uma questão de inteligências”, visa proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre a Educação para os Media, um dos domínios da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento.
Esta oportunidade de partilha de boas práticas e desenvolvimento profissional está acreditada como Ação de Curta Duração para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Do programa deste Encontro, fazem parte a conferência plenária " Uma Questão de Inteligências: artificial, emocional?", um painel de partilha de práticas e vários Workshops sobre os Media.
A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, dado o número limite de vagas.
Para se inscrever, clique aqui.
Poderá Consultar aqui o programa. PDF [257 KB]
Localização
41.1631938,-8.572004
Notas Biográficas: Conferência
|
Marco Neves
Professor de Ciências da Computação e Coordenador de Projetos Educacionais. Entusiasta de (novas) tecnologias aplicadas em ambientes de aprendizagem, tais como: AI, Robótica, VR/AR, Codificação e IOT.Especialista em novos cenários de aprendizagem no contexto da atual transformação digital e dos impactos da Inteligência Artificial na Educação, Sociedade, Cultura e Economia (mercado de trabalho).
Dissertação de mestrado desenvolvida com base no impacto do projeto europeu eTwinning nas escolas portuguesas.
|
|
Paulo Moreira
É psicólogo e nos inícios dos anos 2000 desenvolveu e testou o programa de promoção de competências sociais e emocionais, chamado “Crescer a Brincar – Educação Emocional para o ajustamento psicológico”. Trata-se de um conjunto de 12 manuais, publicados pela Porto Editora, para alunos e professores. https://www.portoeditora.pt/pesquisa?q=paulo+moreira A eficácia destes materiais, com cerca de 20 anos, tem sido avaliada, revelando-se eficazes e continuam a ser um recursos pedagógico de referência.
|
|
Moderador: Sérgio Gomes da Silva
Tem, presentemente, como principais responsabilidades ser membro da Comissão Nacional de Eleições e Diretor de Serviços de Política Legislativa para os Media na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros. Anteriormente, entre outros cargos e responsabilidades, foi Diretor de Serviços de Assessoria, Conceção e Avaliação, no Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS), docente do módulo Administração e Boa Governança, na pós-graduação Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP), colaborador do Ministério do Interior Alemão, membro do Grupo de Trabalho da Presidência do Conselho de Ministros do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), Técnico Superior no Instituto da Comunicação Social (ICS), estagiário na Divisão de Media do Conselho da Europa e Advogado.
É licenciado em Direito e detém formação em Gestão e Administração pública e Alta direção em Administração pública.
|
Notas Biográficas: Partilhas e Práticas
|
Paula Cruz
Professora de Português no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto.
Coordenadora da Equipa de Autoavaliação.
|
|
Maria Teresa Borges
Professora de Português no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, Porto. Coordenadora TEIP e de Projetos.
|
|
Maria do Céu Brites
Curso do Magistério Primário, 1986. Licenciatura no Curso de qualificação para o Exercício de outras Funções na área de Animação Sócio-Cultural, no Instituto Piaget, 2003. Pós- Graduação Leitura, Aprendizagem e Integração das Bibliotecas nas Atividades Educativas na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, 2016.Professora bibliotecária das escolas básicas do 1º Ciclo do Agrupamento Garcia de Orta, desde 2009.
|
|
Maria João Fernandes
Licenciada em História pela Faculdade de Letras do Porto. Professora do ensino secundário desde 1989. Pós Graduação em Leitura, aprendizagem e integração das Bibliotecas nas atividades educativas, na Faculdade de Psicologia do Porto, 2013. Professora bibliotecária da ES Garcia de Orta, desde 2013.
|
|
Sandra Carvalho Ramos
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - português/francês, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 1986.Doutorada na área da Literatura Infanto-Juvenil, Faculdade de Filologia, Universidade de Santiago de Compostela, 2004.Pós-graduação em Leitura, Aprendizagem e Integração das Bibliotecas nas Atividades Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, 2012. Coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Garcia de Orta.
|
|
João Martins
João Pedro Martins é mestrando e investigador em Inteligência Artificial na Universidade de Coimbra. Foi há já 7 anos que iniciou o seu percurso enquanto Embaixador Europeu da Juventude para a Segurança na Internet, participando em iniciativas internacionais e nacionais como a dos ‘7 dias com os Media’.
|
|
Joana Martins
Joana Damas Martins frequenta o 9º ano na Escola Sec./3 Dr.ª Maria Cândida de Mira. Pelo seu interesse pela tecnologia e pelos usos e riscos a ela associados, integra o projeto “Líderes Digitais”, na referida escola, no corrente ano letivo.
|
|
Bruno Cardina
Professor Bibliotecário no Agrupamento de Escolas de Nelas
|
|
Andrea Basílio
Nasceu em Lamego em 1978. É a responsável pela programação infantil e juvenil da RTP. Estudou Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e tem uma pós-gradução em Marketing Management pelo ISEG.Começou a trabalhar em televisão, na RTP2, em 2000 num magazine cultural. Já trabalhou em vários géneros televisivos, em produção e conteúdos. Nos últimos anos dedicou-se a programas para crianças.
|
|
Diana Quitério
Natural de Chaves, Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela FPCEUP e pós-graduada em Mediação de conflitos em contexto escolar. É instrutora de meditação e relaxamento para crianças e possui certificação internacional em coaching educativo, desenvolvendo a sua prática profissional em contexto escolar desde 2005. Atualmente desempenha funções de Mediadora Escolar no Agrupamento de Escolas Santa Bárbara em Fânzeres, Gondomar.
|
|
Moderador: Vitor Tomé
Jornalista, formador de docentes e de jornalistas, investigador nas áreas da Literacia dos Media e do Jornalismo. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação (2018), doutorado em Educação, pós-graduado em Tecnologias Educativas e em Jornalismo, licenciado em Professores do Ensino Básico. Integra atualmente projetos do Conselho da Europa nas áreas da Cidadania Digital, Participação Democrática e Direitos Humanos, sendo ainda investigador na Ao COST "The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children". Dirigiu o projeto de intervenção comunitária de Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática (Odivelas, Lisboa), que terminou em fevereiro de 2018. Autor de vários artigos em revistas científicas internacionais, bem como de livros, capítulos de livros e de comunicações em congressos.
|
Notas Biográficas: WORKSHOPS
|
Carlos Pinheiro
Coordenador interconcelhio da RBE, professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara e professor de História. Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares. Editor do repositório «Apps para Educação» e gestor da plataforma MILD (https://mild.rbe.mec.pt)
|
|
Vitor Diegues
Vitor Diegues é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. Dinamiza sessões sobre Podcasts Educativos em cursos de Licenciatura e de Mestrado das Universidades do Minho, Coimbra e Aveiro. É formador do Centro de Formação de Professores do concelho de Barcelos e Esposende e coordenador da Rádio Vale do Tamel-WebRádio Educativa, projeto pioneiro nos estabelecimentos de ensino em Portugal. Autor de várias publicações nas áreas de projetos de Rádio em contexto escolar e da Educação para os Media. É co-autor do livro “Educar com Podcasts e Audiobooks”.
|
|
Paulo Martins
Professor de Português desde 1999, coordenou a Rádio da Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, entre 1995/2002. Formador na área de Multimédia.Desde 2003, coordena a Rádio Impacto da Escola Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, onde também criou o Projeto Oficina dos Media, que integra uma disciplina de Educação para os Media e a televisão escolar. Atualmente, desempenha a função de professor bibliotecário, com especial interesse em apps e bibliotecas digitais.
|
|
Carmo Oliveira
Doutorada em Linguística pela Universidade do Porto, leciona, desde 1989, a disciplina de português no Ensino Secundário. Foi professora de Metodologia do Ensino do Português na F.L.U.P. e orientadora de estágio. É gamer há mais de 35 anos e interessada pela inovação pedagógica.
|
|
Iolanda Ferreira
Licenciada em Ciências da Comunicação. Na RDP/RTP desde 1996, ligada diretamente à Antena Responsável pela coordenação editorial, parcerias e gestão da equipa de produção da Rádio ZigZag, além de escrever, produzir e editar conteúdos infantis
|
|
Jorge Alexandre Lopes
Licenciado em Relações Públicas e Publicidade, pelo INP, várias Pós-Graduações, por exemplo: Marketing Digital, no IPAM e Direito da Comunicação, Univ. Coimbra.
Na Rádio Pública desde 1985, com passagem também pelo projecto da Rádio Energia na década de 90, foi realizador e produtor de rádio, durante três décadas. Foi o Gestor de Programas da Antena 3 entre 1995 e 2001 e entre 2003 e 2005. Desde 2006 assumiu a responsabilidade da gestão das Novas Plataformas de Distribuição na rádio. Nessa função, tem na Rádio ZigZag a função de programador de conteúdos e a seu cargo a gestão de playlist. É desde 1997, o representante da RTP Rádio, no grupo Eurosonic da União Europeia de Radiodifusão, que reúne as diversas estações europeias de serviço público. É ainda há 30 anos comentador de Fórmula 1 e Ralis na rádio pública e fez o mesmo na RTP e SportTV.
|
|
Catarina Oliveira
Aluna do AE Ílhavo, 16 anos, desempenha desde 2015 a função de Líder Digital, projeto da DGE. Destaca-se a participação como oradora convidada: na Conferência Anual de Cibersegurança C-Days 2018; no 3.º FILM – Fórum Informal sobre Literacia para os Media; no lançamento da Série “ZigZaga na Net”; na “Conferência EU KIDS Online Crianças e jovens portugueses no contexto digital”. Atualmente, desempenha o papel de “Embaixadora Europeia da Juventude para a Segurança na Internet” e de “Embaixadora dos 7 Dias com os Media”.
|
|
Joana Martins
Joana Damas Martins frequenta o 9º ano na Escola Sec./3 Dr.ª Maria Cândida de Mira. Pelo seu interesse pela tecnologia e pelos usos e riscos a ela associados, integra o projeto “Líderes Digitais”, na referida escola, no corrente ano letivo.
|
|
Maria Matos
Aluna do AE Ílhavo, 13 anos, desempenha desde 2017 a função de Líder Digital, projeto da DGE. Tem dinamizado várias sessões com os seus pares e adultos da sua comunidade educativa. Colaborou na dinamização do painel dos Líderes Digitais no 3.º FILM – Fórum Informal sobre Literacia para os Media. Esteve num dos espaços expositivos na 1ª Conferência - Fórum Permanente para as Competências Digitais INCoDe.2030.
|
|
Bernardo Sá
Bernardo Madeira de Sá, nasceu no dia 5 de outubro de 2001 e é natural de Algueirão Mem-Martins, concelho de Sintra, Portugal.
Atualmente com 17 anos, frequenta o 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias no Colégio Vasco da Gama.
|
|
Francisco Mêda
Francisco Mêda, nasceu no dia 28 de agosto de 2001 e é natural de São Domingos de Benfica, Lisboa.
Atualmente com 17 anos, frequenta o 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias no Colégio Vasco da Gama.
|
|
Carlos Católico
Desde criança, sempre manifestou interesse nas áreas relacionadas com a imagem, mas foi nas sessões para escolas dos primeiros festivais do CINANIMA, que descobriu uma das suas paixões, o cinema e as imagens em movimento.
Atualmente é membro da Comissão Organizadora do CINANIMA, onde dinamiza o projeto "Crianças Prime1rº".
|