Está aqui

Laboratórios de Aprendizagem - Ações de Formação

Início    |    Workshops    |    ▶ Ações de Formação ◀    |    MOOCs    |    Embaixadores    |    Outras Atividades | FCL/EUN |

 

 

Ações de formação dinamizadas:

 

  • Oficina de Formação: Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa” (25h+25h)

    Modalidade de B-Learning 6h presenciais ,13h online síncronas e 6h online assíncronas).
    Destina-se a docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos/ensino secundário que estão no projeto piloto “Projeto-Piloto Manuais Digitais”. 
    Com esta oficina de formação pretende-se motivar e capacitar os professores para a utilização de recursos educativos digitais e manuais escolares digitais recorrendo a  metodologias de aprendizagem ativa.

    Apresentam-se recursos e ferramentas necessárias para a sua concretização pedagógica, promovendo e apoiando a sua implementação, bem como a reflexão crítica acerca das suas potencialidades em contextos educativos concretos. Consultar a Página (em 2021/setembro/23)

  • Curso de formação “Formação de formadores para a Capacitação Digital” (35h)
    Modalidade de E-Learning. Destina-se a docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos/ensino secundário. Com este curso de formação, pretende-se preparar a formação de docentes que irá ser realizada no âmbito do plano de transição digital para a Educação. A ação da equipa de formadores assenta no apoio aos formandos ao nível da exploração dos temas a abordar e da clarificação de questões.

    Consultar a Página (em 2021/setembro/23)

  • Oficina de formação “Estratégias de aprendizagem ativa com recurso às TIC” (15h+15h)
    Modalidade de B-Learning - 6 horas presenciais e 15 horas online, síncronas.
    Destina-se a docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos/ensino secundário. Com esta oficina de formação, pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa, nas suas salas de aula.
    Apresentam-se recursos e  ferramentas necessárias para a sua concretização pedagógica, promovendo e apoiando a sua utilização, bem como  a reflexão crítica acerca das suas potencialidades em contextos educativos concretos.

    Consultar a notícia (em 2020/fevereiro/13) 
     

  • Oficina de formação “Laboratórios de Aprendizagem: Criar e Implementar cenários de aprendizagem ativa” (25h+25h)
    Modalidade de B-Learning - duas sessões presenciais (2,5 + 2,5 = 5 horas), oito sessões online e síncronas (8 X 2,5 horas = 20 horas), sendo as restantes 25 horas destinadas a trabalho autónomo.
    Explorar-se-ão recursos do projeto Future Classroom Lab (EUN) para a elaboração de cenários inovadores de aprendizagem, promovendo a sua implementação nos contextos educativos dos professores participantes.
    Irá realizar-se já a partir de novembro a 4.ª edição desta oficina. Consultar a notícia (em 2019/novembro/05).
     
  • Oficina de formação “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” (25h+25h)
    Modalidade de B-Learning - duas sessões presenciais (2,5 + 2,5 = 5 horas), oito sessões online e síncronas (8 X 2,5 horas = 20 horas), sendo as restantes 25 horas destinadas a trabalho autónomo.
    Explorar-se-ão recursos do projeto Future Classroom Lab (EUN) para a elaboração de cenários inovadores de aprendizagem, promovendo a sua implementação nos contextos educativos dos professores participantes.
    Irá realizar-se já a partir de janeiro a 3.ª edição desta oficina. Consultar a notícia (em 2018/dezembro/06).
     
  • Oficina de formação “Estratégias de aprendizagem ativa com recurso às TIC” (15h+15h).
    Modalidade de B-Learning - 6 horas presenciais e 15 horas online, síncronas.
    Destina-se a docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos/ensino secundário. Com esta oficina de formação, pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa, nas suas salas de aula.
    Apresentam-se recursos e  ferramentas necessárias para a sua concretização pedagógica, promovendo e apoiando a sua utilização, bem como  a reflexão crítica acerca das suas potencialidades em contextos educativos concretos.