Está aqui

Educação para os Media


Parcerias:


 

A Educação para os Media pretende incentivar os alunos a utilizar e decifrar os meios de comunicação social, nomeadamente o acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando a adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura da Internet e das redes sociais.

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas tem sido responsável, ao longo dos últimos anos pela coordenação de diversas iniciativas, de forma autónoma ou em parceria, no contexto desta área, nomeadamente:

Projetos ERTE/DGE

Parcerias  e outro tipo de colaboração:

Paralelamente, o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (área de Cidadania), elaborou, no contexto das Linhas Orientadoras de Educação para a Cidadania, lançadas em dezembro de 2012, um Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Este Referencial esteve disponível para consulta e discussão pública até dia 7 de fevereiro de 2014, tendo recebido aprovação do Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário a 29 de abril de 2014 (Ref.ª 96/13-133).


Eventos:

Lançamento da Série ZigZaga na Net - um programa de rádio de 30 episódios de conteúdo áudio sobre Cidadania Digital (14 de fevereiro de 2019)

 

A DGE organizou, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, os seguintes encontros:

I Encontro Nacional de Educação para os media (21 de Novembro de 2015).

II Encontro Nacional de Educação para os Media (21 de janeiro de 2017)

III Encontro Nacional de Educação para os Media “Media e Cidadania”

4.º Encontro Nacional de Educação para os Media 

 


Recursos: