Está aqui

15 anos de eTwinning em Portugal: uma comunidade em expansão

A Ação eTwinning foi lançada, em Portugal e em alguns países europeus, no ano letivo 2004/2005, assumindo-se como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia. Desde janeiro de 2014, faz parte do Erasmus+, Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.

Atualmente, constitui-se como uma das mais importantes comunidades a nível europeu, com mais de 644 000 de docentes registados, oriundos de 44 países. O eTwinning disponibiliza uma plataforma que permite experienciar aprendizagens ativas e novas metodologias, criar redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, aprender em conjunto e desenvolver projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), dando à Educação uma dimensão europeia e promovendo nos alunos um modelo de sociedade multilingue e multicultural.

Os projetos eTwinning podem ser implementados nas várias áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, por docentes do Pré-Escolar e dos ensinos Básico, Secundário e Profissional, de escolas públicas ou privadas.

Ao pertencer a esta comunidade, os docentes terão ainda a oportunidade de desenvolver as suas competências profissionais, participando em Learning Events (formação online gratuita, dinamizada por especialistas), cursos de formação presencial - em linha ou blended, eventos regionais, oficinas de desenvolvimento profissional, seminários europeus, cursos Future Classroom Lab (FCL), ações de curta duração, grupos eTwinning (comunidades de prática centradas num tema ou numa disciplina onde os docentes se encontram virtualmente e interagem).

Em Portugal, a comunidade eTwinning conta com números cada vez mais expressivos: 1 765 agrupamentos/escolas, 16 100 professores e mais de 8 454 projetos já realizados entre escolas portuguesas e de outros países europeus (ver gráficos).

Registos eTwinning 2018

Projetos eTwinning 2018

Para fazer parte desta comunidade, aceda a www.etwinning.net e registe-se.