Está aqui

1.º Laboratório de Diálogo Nacional do projeto TeachUP

Laboratório de Diálogo

No âmbito do projeto TeachUP (Teacher UPskilling), realizou-se, no dia 22 de novembro de 2017, o primeiro Laboratório de Diálogo na Universidade de Coimbra.

O TeachUP é um projeto experimental que tem como objetivo estudar a aquisição de competências no novo papel dos professores.

O projeto, coordenado pela European SchoolNet,  conta com a participação de 17 entidades públicas, de 11 países europeus. Em Portugal, são parceiros deste projeto a Direção-Geral da Educação, o Instituto de Educação da Universidade do Minho e o Centro de Formação da Associação de Escolas do Centro-Oeste / Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro. A organização do estudo está a cargo do Research Institute for the Evaluation of Public Policies (IRVAPP) - Universidade de Trento, Itália.

Este primeiro Laboratório de Diálogo contou com a presença de trinta e nove participantes, desde decisores políticos, diretores de agrupamento e de centros de formação, professores do ensino básico, secundário e superior, alunos do ensino superior, investigadores, entre outros.

As temáticas em discussão foram: (i) Lacunas na formação inicial e contínua de professores, em relação aos seus novos papéis e às suas competências-chave, (ii) Avaliação formativa, (iii) Aprendizagem personalizada e ensino colaborativo e (iv) Pensamento criativo.

Esta discussão tem como objetivos a análise e a criação de conteúdos para a realização de quatro MOOC’s (Massive Open Online Course), totalmente em português,  que serão produzidos no âmbito do projeto.

Para obter mais informações consulte: http://erte.dge.mec.pt/teachup.