Em 2017/2018, terá lugar a 4.ª edição da iniciativa Apps for Good. Trata-se de programa internacional - lançado em Portugal no ano letivo 2014/15 - desenvolvido pelo CDI Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) no contexto do qual, ao longo do ano letivo, os alunos desenvolvem trabalho em equipa com o objetivo de identificar problemas sociais com os quais se deparam no seu dia-a-dia e desenvolver soluções através da criação de aplicações para dispositivos móveis.
As escolas poderão participar através de equipas multidisciplinares de Professores (de todas as áreas disciplinares) ou de alunos. No caso, dos docentes, é aconselhado um mínimo de dois professores por escola. Apesar de o nome do projeto - Apps for Good – remeter para uma ideia de projeto de programação, chama-se a atenção para o facto de ser um projeto multidisciplinar envolvendo áreas que levam ao desenvolvimento das competências transversais e competências técnicas, tais como a criatividade, o planeamento de projeto, o design, o modelo de negócio, a comunicação das ideias, o marketing, o trabalho em equipa, entre outras.
No caso dos alunos, estes deverão frequentar entre o 5.º e o 12.º ano de escolaridade e poderão possuir conhecimentos em programação (não é obrigatório). O Apps for Good está desenhado para dar resposta a 4 níveis de dificuldade, dando oportunidade aos alunos sem conhecimentos na área de terem um primeiro contacto com as tecnologias e, ainda, dar a oportunidade aos alunos com experiência de evoluírem na área da programação.
Relativamente ao acompanhamento e suporte aos participantes, será garantida formação certificada aos professores, apoio direto através de visitas às escolas do projeto (a participar pela primeira vez) e apoio a distância.
As equipas interessadas poderão realizar o preenchimento do formulário disponível em http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/797714/lang/pt, até ao dia 18 de setembro de 2017.
Outras informações acerca do projeto estão disponíveis em: