Está aqui

Atividades de prevenção de Bullying e de Ciberbullying – manual Enable

enable

A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibiliza, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, o manual Enable (European Network Against Bullying in Learning and Leisure Environments) que reúne recursos, atividades de prevenção e de combate ao bullying e ao ciberbullying, dirigidos a alunos, professores, pais, entre outros intervenientes.

Este manual apresenta um conjunto de atividades que podem ser realizadas nas escolas, com vista ao desenvolvimento de competências que contribuirão para prevenir e reduzir as situações de  bullying e de ciberbullying. Além disso, disponibiliza materiais e  um guia para pais/ encarregados de educação com sugestões que podem contribuir para  formar jovens mais resilientes, responsáveis e aptos a gerir as interações online e/ou offline.

De referir que o projeto Enable foi financiado pela UE e coordenado pela European Schoolnet, da qual a DGE é parceira. O projeto tem como principal objetivo combater o bullying e contribuir para o bem-estar dos jovens (entre os 11 e os 14 anos), através do desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

A tradução e adaptação para língua portuguesa deste manual integra a formação MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir e Agir”,que decorre até dia 1 de julho de 2019.