Está aqui

Especialistas debatem, em Viseu, “Educação, Desenvolvimento de Competências Digitais nos Docentes”

incode

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no Instituto Politécnico de Viseu, o Seminário INCoDe.2030 – Educação, Desenvolvimento de Competências Digitais nos Docentes, numa organização conjunta da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral do Ensino Superior.

Durante o evento, que conta com a participação de vasto leque de especialistas convidados, procurar-se-á refletir acerca da formação inicial de professores, bem como acerca do desenvolvimento profissional de docentes, no que se refere às competências digitais.

Tal como se pode ler no programa do evento:

Qualificar a população portuguesa para as competências digitais constitui um enorme desafio, que se reparte em diversas dimensões de natureza política, económica, cultural e social. No âmbito da Iniciativa INCoDe.2030 – Eixo Educação, é objetivo educar as camadas mais jovens da população através do estímulo e reforço nos domínios da literacia e das competências digitais em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida.

A tecnologia digital está a mudar a forma como as pessoas pensam, trabalham, interagem e aprendem. Deste modo, a educação tem de apoiar os alunos na sua aprendizagem, desenvolvendo competências em tecnologias digitais que vão para além da sua mera utilização. Tal pressupõe também a preparação dos atuais e futuros professores para que promovam ambientes de ensino e de aprendizagem que conduzam ao desenvolvimento de competências de raciocínio científico, de trabalho colaborativo e de projeto nas crianças e nos jovens que frequentam o ensino obrigatório.”