Perante o consumo crescente de conteúdos científicos em suporte audiovisual, nomeadamente pelas gerações mais jovens, e a escassez de vídeos científicos e educativos de produção portuguesa, a DGE acolheu uma iniciativa que pretende dar resposta a este desfasamento. Trata-se do CHIC Science, um projeto de desenvolvimento de uma plataforma de produção colaborativa e disseminação de vídeos científicos, que estará disponível na cloud. O projeto é coordenado pela SisTrade num consórcio que inclui parceiros como a Clustermedia Labs, a Universidade do Porto, o INESC TEC, a Universidade Aberta e a Ideias e Conteúdos (https://chic.mog-technologies.com/).
Reconhecendo o potencial interesse desta plataforma para o sector educativo, a DGE apoiou o envolvimento de 5 agrupamentos escolares no piloto do projeto. Os Agrupamentos de Albergaria-a-Velha, Rio Tinto nº 3, Santa Maria Maior, Pintor José de Brito e Vila Nova de Cerveira foram assim convidados a desenvolver um ou mais vídeos de conteúdo científico. Neste momento, os vídeos estão já em fase de produção, com acompanhamento da equipa do projeto, que está a recolher elementos para perceber as necessidades sentidas pelos participantes e poder, assim, incluir no desenvolvimento das funcionalidades da plataforma possíveis soluções.
Ao longo deste ano letivo, está também previsto que os professores e alunos envolvidos no piloto possam experimentar, em ambiente de teste, as diferentes funcionalidades desenvolvidas, quer no âmbito da produção audiovisual, quer no acesso ao repositório de vídeos científicos.