Está aqui

Risco – Conferência final do projeto KnowRISK

KnowRisk project

Nos dias 11 e 12 de dezembro, realizou-se, em Lisboa, no Instituto Superior Técnico e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Conferência Final do Projeto KnowRISK.

O KnowRISKKnow your city, reduce seismic risk through non-structural elements  —  é um projeto europeu orientado para a divulgação científica sobre risco e proteção sísmica não-estrutural. Este projeto, assenta num consórcio de investigação composto por instituições de Portugal, Itália e Islândia.
Partindo do pressuposto de que há ações de proteção sísmica que podem fazer a diferença e estão ao alcance dos cidadãos, durante dois anos, o projeto KnowRISK levou o problema do risco às escolas, ao setor empresarial e às comunidades locais. Testaram-se metodologias de comunicação de risco e desenvolveram-se materiais de sensibilização pública sobre proteção de elementos não-estruturais.
Nesta última Conferência, foi feito o balanço da atividade realizada ao longo de dois anos, fomentando-se o debate e a troca de experiências, e refletiu-se sobre as necessidades futuras em matéria de mitigação do risco e de comunicação.
No primeiro dia da Conferência foram apresentados os principais resultados do projeto,  seguindo-se uma Mesa Redonda com parceiros do setor privado sobre proteção sísmica não-estrutural em empresas. No segundo dia, realizou-se uma Mesa Redonda dedicada ao papel que o sistema educativo, e as escolas em particular, podem desempenhar na gestão do risco e na promoção de uma cultura de segurança.

Mais informações em:  https://risklisbon.wixsite.com/knowrisk