Está aqui

Partilhas à Quarta - Sessões - Sessão 4

Início    |    Sessões    ::::    ▶ Sessão 4 ◀

 

Sessão 4: 13 de fevereiro de 2019 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: Robots@School

Escola: Agrupamento de Escolas da Batalha

 

Breve descrição/resumo:

O projeto Robots@School pretendeu que os alunos desenvolvessem competências ao nível das aprendizagens curriculares, cívico/sociais, financeiras, de resolução de problemas e de pensamento crítico, recorrendo ao uso das TIC, da codificação e da robótica. Deste modo, paralelamente, os alunos do 1.º CEB desenvolveram o projeto com parceiros de escolas Europeias, através da plataforma eTwinning e dentro do próprio Agrupamento, de forma vertical, com os colegas do 10.º ano dos Cursos de Informática e de Turismo. 

O projeto teve também uma vertente de interação com a comunidade envolvente e com um símbolo histórico da vila, o Mosteiro da Batalha. A questão de base do projeto assentou numa situação de simulação de sismo a ocorrer nesta vila e que poderia ter como consequências alguns danos na infraestrutura do Mosteiro. Deste modo, os alunos montaram e programaram um pequeno robô que, após ser acionado o plano de evacuação do Mosteiro, entrou dentro do edifício e, através de sensores, procurou vítimas. A fase final foi um simulacro, no Mosteiro da Batalha, com todas as instituições de intervenção a nível municipal.

Apresentação: Robots@School

 

Nome e curta biografia das formadoras:

Fernanda Alvega

Licenciatura em 1.º CEB em 1999 e Mestrado em Ciências da Educação - Utilização das TIC em Contexto Escolar em 2013. Leciona no Grupo 110 no Agrupamento de Escolas da Batalha.

Cristina Brás

Licenciatura em Engenharia Informática em 1998. Leciona no Grupo 550 no Agrupamento de Escolas da Batalha.

 


Projeto 2 - eTwinning | Título: Mindstorm to Brainstorm - STEM with Robots and ICT

Escola: Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria

 

Breve descrição/resumo:

O projeto eTwinning Mindstorm to Brainstorm - STEM with Robots and ICT (https://twinspace.etwinning.net/44372/home) foi desenvolvido por escolas de Portugal, Itália, Reino Unido, Hungria, Roménia e Turquia. Este projeto facilmente se encaixou na exploração dos conteúdos programáticos das diferentes áreas curriculares do 1º ciclo. Explorou conteúdos curriculares relacionados com as áreas STEAM, com a utilização de diferentes tipos de robots e possibilitou que os alunos explorassem diversas linguagens de programação. Os alunos exploraram diferentes cenários de aprendizagem onde aprenderam a utilizar as diferentes linguagens de programação para resolver um problema ou um desafio. Este projeto eTwinning permitiu ensinar ciência e tecnologia / robótica de uma forma divertida e motivadora para os alunos e professores envolvidos. Ele permitiu que os alunos investigassem, planificassem e testassem as suas hipóteses. A criatividade foi utilizada na construção e na resolução dos problemas apresentados.

Objetivos pedagógicos:

  • Explorar diferentes linguagens de código no 1º ciclo;
  • Introduzir a linguagem de programação com LEGO / Arduíno e outros robôs;
  • Explorar assuntos STEM com atividades de robótica;
  • Adquirir a capacidade de construir, programar e dirigir robôs;
  • Ser capaz de executar uma tarefa de um projeto de forma completa;
  • Melhorar as competências gerais nas áreas das STEM;
  • Motivar as raparigas para assuntos relacionados com as STEM;
  • Desenvolver o espírito de empreendedorismos nos alunos.

 

Apresentação: Mindstorm to Brainstorm - STEM with Robots and ICT

 

Nome e curta biografia do formador:

José Soares

José Soares concluiu o curso de Professores do 1º CEB em 1992. Em 2002 fez o Complemento de Formação para professores nas áreas de expressões (Expressões Plástica, Dramática, Físico-Motora e Música). Em 2010 obteve o grau de Mestre em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro. Em 2014 completou a especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar no Instituto Politécnico de Leiria. É Formador de Professores Certificado e é Scientix Deputy Ambassador do Projeto Scientix da European Schoolnet em Portugal desde janeiro de 2013.
“Nos últimos anos tem vindo a desenvolver diversos projetos relacionados com a utilização das TIC no ensino de Ciências, Matemática e Português, com as áreas STEM e com a Aprendizagem Ativa. Em 2013 começou a explorar situações de aprendizagem com o uso de robôs e a explorar jogos de programação em sala de aula como uma ferramenta de ensino. Alguns desses projetos foram premiados a nível nacional: Vencedor do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola" categoria - 1º ciclo - com o projeto: "Tecnologias ao Serviço dos Padrões na Matemática 1º Ciclo" (2010); Vencedor do "Conta-nos Uma História" - Podcast na Educação - 2ª Edição - (2010/2011); Prémio eTwinning Nacional 2013 na categoria Especial - Matemática -. 1º Ciclo; Prémio eTwinning Nacional 2018 na categoria – 1º Ciclo".