Está aqui

Partilhas à Quarta - Sessões - Sessão 6

Início    |    Sessões    ::::    ▶ Sessão 6 ◀

 

Sessão 6: 10 de abril de 2019 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: A Biodiversidade na Nossa Escola

Escola: Agrupamento de Escolas de São João da Talha

 

Breve descrição/resumo:

Tendo como referência a «Aprendizagem Baseada em Projetos», 18 alunos de 4.º ano e 20 alunos de 11.º ano, executam a proposta de identificar e catalogar a biodiversidade do recinto da escola sede de agrupamento. Partindo das questões: Será que os alunos já deram conta que, mesmo em meio urbano, existe um “universo” de vida em seu redor? E aqueles que já repararam, sabem identificar esses diferentes seres? Numa primeira fase, os alunos de 4.º ano deslocaram-se à escola secundária para desenvolver algumas atividades com os alunos do 11.º ano. Na «Sala de Aula do Futuro” desta escola formaram-se grupos de trabalho cooperativo em que os alunos mais velhos assumiram tarefas de coordenação e de “peritos tecnológicos”. Após a formação dos grupos foi realizada a introdução à estratégia e explicadas as respetivas fases que permitiriam responder às questões em estudo. No âmbito do trabalho cooperativo cada grupo criou um guião de tarefas que funcionou como referência para atingir o objetivo central proposto. Após cada grupo delinear o seu plano de trabalho, há a saída para trabalho de campo onde experienciam o contacto com a natureza em ambiente escolar, recolhem fotos como evidências de biodiversidade e a localização em que as mesmas foram obtidas e desenvolvem a cooperação numa lógica de tutoria entre pares. Numa segunda fase, de volta à «Sala de Aula do Futuro» os alunos pesquisam na Web a identidade e principais características dos seres vivos encontrados. Após a análise anterior, iniciam a preparação de uma comunicação. Os professores sugerem uma Photo Story, a utilização de Aurasma, a realização de um vídeo,... Desta forma, os alunos são direcionados ao contacto com tecnologia que permita a criação de uma experiência de «Realidade Aumentada». Numa terceira fase, após a preparação das comunicações, apresentam em assembleia o trabalho desenvolvido. Os professores reúnem o contributo dos diferentes grupos e publicam numa plataforma informativa do agrupamento o catálogo de biodiversidade. Este fica aberto a novas entradas produzidas por qualquer elemento, ou grupo de elementos, da comunidade educativa.

Apresentação: A Biodiversidade da Nossa Escola

 

Nome e curta biografia dos formadores:

Pedro Alexandre Gomes Clérigo

Licenciatura em Ensino do 2.º ciclo do Ensino Básico – Variante Educação Física pela Escola Superior de Educação de Santarém. Mestre em Treino do Jovem Atleta pela Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana. Professor de Educação Física entre 2002-2013. Ex-investigador com publicação no jornal oficial do American College of Sports Medicine. A lecionar no 1.º Ciclo do Ensino Básico de 2013 à atualidade. Presentemente a lecionar na escola EB 1 N.º4 de João da Talha.

Elvira Monteiro

Licenciatura em Ensino da Geologia. Mestre em Didática das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Doutora em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora do grupo 520 desde 1987. Professora do quadro da escola secundária de São João da Talha. Formadora nas áreas da didática das ciências e avaliação.

 


Projeto 2 - eTwinning | Título: Grandma’s Stories in 2080

Escola: Agrupamento de Escolas de Sátão

 

Breve descrição/resumo:

Trata-se de um projeto de parceria internacional que envolveu oito escolas oriundas da Arménia, Itália, Portugal, Tunísia, Turquia e Ucrânia que colaboraram durante nove meses com o objetivo de educar e consciencializar os jovens para os problemas globais do seu tempo, temática materializada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU em 2015.
Numa primeira fase, de inspiração, os alunos participantes foram desafiados a fortalecerem relações intergeracionais, através da recolha, transcrição, tradução, ilustração e estudo de histórias recontadas pelos seus avós. As histórias foram partilhadas entre os parceiros e foram estabelecidas ligações entre os problemas nelas retratados e os problemas globais do presente. 
Numa segunda fase, de criação, após o estudo do conto A Christmas Carol de Charles Dickens e dos seus elementos constitutivos, foi encetado o trabalho colaborativo com os alunos e professores das escolas parceiras com as quais se coescreveram, ilustraram e editaram histórias inspiradas nos ODS. Esta colaboração culminou na publicação de uma coletânea de doze histórias que versam sobre temas relacionados com diferentes ODS: as 'Grandma's Stories in 2080’.
As histórias dos avós, sejam do presente ou do futuro, ganharam uma dimensão e um poder transformador, levando os jovens que as ouviram e as escreveram a refletirem sobre questões sérias como a fome, a pobreza, o aquecimento global do planeta, a falta de água potável e de saneamento, a luta pela igualdade de género, a justiça social e a paz.

Apresentação: Grandma’s Stories in 2080

 

Nome e curta biografia da formadora:

Maria Silva

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Franceses e Ingleses) pela Universidade de Coimbra e detentora dos graus de Mestre e Doutoramento em Linguística e Ensino de Línguas pela Universidade Católica Portuguesa é docente do grupo 330 (Inglês) no Agrupamento de Escolas de Sátão onde tem desenvolvido, desde 2008, vários projetos eTwinning, tendo neste momento todas as suas turmas envolvidas num projeto eTwinning. Iniciou-se no eTwinning em 2005, mas só a partir de 2008 é que se tornou membro ativo da comunidade, tendo iniciado com o projeto “LOA: Learning from One Another”, galardoado com o Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras no Ensino/Aprendizagem de Línguas e descrito na sua tese de doutoramento disponível na página eletrónica da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas Estudos e Publicações (http://www.erte.dge.mec.pt/estudos-e-publicacões)
Além dos selos de qualidade eTwinning nacionais e europeus, conta com vários prémios nacionais/ menções honrosas e o prémio europeu 2014 com o projeto “Photography as a Pedagogical Tool” que foi também galardoado com o Selo Europeu para as Línguas. Para mais informação sobre os projetos desenvolvidos visite: 
(http://mariasilvau2.wixsite.com/aboutme/blog1)
Este ano, foi vencedora do prémio nacional na categoria Património Cultural” com o projeto de educação para a cidadania e desenvolvimento global “Grandma’s Stories in 2080”.