Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
abril 2018


Destaque

Entre os dias 12 e 14 de abril de 2018, decorrerá, em Lisboa, o Seminário Multilateral - Coding and Robotics, organizado pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning, da Direção-Geral da Educação.

Este evento contará com a presença de mais de 80 professores eTwinners oriundos de 11 países europeus, aos quais serão proporcionadas sessões plenárias e oficinas de formação, e onde poderão iniciar projetos colaborativos.

Consulte o programa.





Vai Acontecer

A Direção-Geral da Educação (DGE) está a promover diversos eventos regionais no âmbito do projeto "Programação e Robótica no Ensino Básico - Probótica”.

O terceiro evento será no dia 27 de abril de 2018, na Expotorres, em Torres Vedras, inserido no espaço do Festival Nacional de Robótica. Neste evento, iremos organizar diversas discussões em torno da pertinência da programação e da robótica em contexto educativo e uma visita guiada à área onde estão a decorrer as competições e as demonstrações do Festival. Todos os interessados poderão, ainda, participar nas Oficinas de Trabalho que serão dinamizadas no período da tarde.

Caso esteja interessado/a em participar neste evento, poderá inscrever-se através da seguinte ligação: http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/537858/lang/pt.

Mais informações disponíveis em: http://www.erte.dge.mec.pt/eventos-regionais-probotica

Para qualquer informação adicional, poderá ser enviada uma mensagem para probotica@dge.mec.pt.



#SaferInternet4EU Awards

A iniciativa #SaferInternet4EU Awards, do projeto Better Internet for Kids (BIK), tem como objetivo premiar as melhores práticas de segurança digital de organizações, de professores e de jovens. Com esta iniciativa a Comissão Europeia pretende assinalar os 20 anos de financiamento de programas de sensibilização para o uso seguro e responsável da Internet e das tecnologias.

#SaferInternet4EU Awards possibilita o concurso a três categorias, até dia 15 de maio, a saber::

- Melhores práticas para organizações, premiando um programa de educação de segurança online inovador, um recursos ou uma campanha de sensibilização direcionada a jovens, professores ou pais.
- Melhores práticas para professores, premiando uma iniciativa/recurso/ferramenta/solução inovadora de um único professor ou de um grupo de professores.
- Melhores práticas para jovens, premiando uma iniciativa/recurso/ferramenta/solução inovadora de um único jovem ou de um grupo de jovens.

Estas práticas deverão centrar-se nas questões tratadas pelo Better Internet for Kids (BIK), abordando tópicos como notícias falsas, ciberbullying, Internet of Toys e privacidade, grooming, entre outros.

Mais informações em: https://www.betterinternetforkids.eu/web/portal/practice/awareness/detail?articleId=2829529.





A Comissão organizadora do ticEduca2018 convida a comunidade a submeter propostas ao V Encontro Internacional TIC e Educação, este ano sob o tema Technology Enhanced Learning | Aprendizagem enriquecida com tecnologias, a realizar em Lisboa, nas instalações do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 6, 7 e 8 setembro 2018.

Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, etc.

Mais informações em: http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/.



Já Aconteceu

A Direção-Geral da Educação (DGE) lançou a 4.ª edição do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica 2017/2018, destinado a todos os estabelecimentos dos ensinos público e privado de Portugal Continental que tenham um CPR em funcionamento devidamente registado na Base de Dados da DGE.

A participação neste concurso implicou, numa primeira fase (até 30 de março de 2018), a apresentação do projeto e do plano anual de atividades do CPR. Numa fase posterior (de 15 junho a 13 de julho de 2018), os CPR terão de criar um pequeno vídeo que demonstre os objetivos, os produtos e algumas atividades do seu quotidiano que considerem mais relevantes e características do seu clube.

Este concurso, para além de apoiar as atividades dos projetos, pretende também criar uma comunidade de CPR, demonstrando, através dos vídeos, práticas de referência e evidências das dinâmicas que estes Clubes desenvolvem.

Consulte o regulamento do concurso ou contacte-nos através do endereço de correio eletrónico: cpr@dge.mec.pt.





No dia 21 de março, pelas 18.00h, realizou-se a 6.ª webcast sobre a temática “Conceber com eletrónica e materiais reciclados”, no âmbito do projeto “Programação e Robótica no Ensino Básico”.

Para mais informações, consulte o site do projeto e/ou acompanhe as iniciativas da Programação e Robótica da DGE no Facebook.




O Serviço Central de Apoio eTwinning divulgou a lista dos professores vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2018.

De entre os 700 candidatos, 3 professores portugueses foram distinguidos com o 2.º lugar nas categorias por idades - 4-11 anos; 12-15 anos; 16-19 anos, a saber:

- Luís Gonçalves (Membro), com o projeto Take care of me – take care of you;

- Marisa Rocha (Fundadora), com o projeto Out of box #eTwCitizen16;

- Júlio Ribeiro (Membro), com o projeto You are the picture - Tu eres el cuadro.

Parabéns aos vencedores!

Consulte a lista aqui.



Movimento Contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos Online é uma Campanha do Conselho da Europa iniciada no final de 2012. Esta Campanha tem por principal objetivo o combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online.

Em Portugal, a Campanha tem decorrido online e offline, sendo coordenada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, com a colaboração de outras entidades que integram o Comité Nacional da Campanha.

O evento final da Campanha inclui, entre outras atividades, a realização de um passeio de bicicleta contra o discurso de ódio, a decorrer em Cascais, no próximo dia 24 de março, conforme cartaz de divulgação.

Mais informação sobre esta Campanha.




“As melhores práticas de referência com modelos de aprendizagem através de dispositivos móveis” - UNESCO-Fazheng

No contexto do enunciado na Declaração de Incheon - Objetivo 4: Desenvolvimento Sustentável, no qual é salientada a necessidade de fornecer uma educação inclusiva e equitativa e de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, a UNESCO pretende disseminar práticas de referência sobre modelos de aprendizagem através de dispositivos móveis (Mobile Learning), numa abordagem global de escola. Esta iniciativa conjunta da UNESCO-Fazheng, intitulada “As melhores práticas de referência com modelos de aprendizagem através de dispositivos móveis” (Best Practices in Mobile Learning), procura reunir relatos de evidências e exemplos de práticas. Assim, todos os interessados são convidados a apresentar os seus trabalhos até ao dia 16 de março.

Consulte mais informação nos seguintes links:





Dica TIC


O thatquiz.org é um portal de exercícios e quizzes sobre matemática para todos os níveis de escolaridade.

Este espaço web também apresenta exercícios de vocabulário em várias línguas - Inglês, Espanhol, Francês e Alemão -, bem como exercícios relacionados com a Geografia e as Ciências

Os quizzes estão preparados para serem aplicados diretamente a conteúdos curriculares, assumindo-se como um complemento à realização e aplicação de aprendizagens relacionadas com as STEMs.







Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*