Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
dezembro 2018

Destaque

Concurso - "Conta-nos uma história!" - Há 10 anos a contar histórias!


Há dez anos surgiu a 1.ª edição do concurso "Conta-nos uma História!", tendo, até à data, sido apresentadas cerca de 3600 histórias, criadas ou recriadas por crianças da Educação Pré-Escolar e por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

À semelhança das edições anteriores, esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. Pretende-se também contribuir para a definição de ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa.

A introdução do Inglês no currículo do 1º CEB, nos 3.º e 4.º anos, justificou, em 2016/2017, a criação da categoria de língua inglesa “Once Upon a Time...”, alargando assim o âmbito deste concurso.

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc.

Nesta 10.ª edição, podem ainda ser abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, proteção da floresta, entre outros.

Em todos os casos, deve existir um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos. 

A dinamização deste concurso é assegurada pelo  Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Microsoft , a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e com a Rádio ZigZag.

A candidatura é feita online, até ao dia 31 de janeiro de 2019, através do preenchimento de um formulário disponível em http://erte.dge.mec.pt/formularios
 

A entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de janeiro a 29 de  março de 2019, no endereço http://erte.dge.mec.pt/formularios
 

Para mais esclarecimentos, consulte o site de apoio ou contacte através do endereço de correio eletrónico: podcast@dge.mec.pt
 

 

 

Vai Acontecer

Movimento Código Portugal #3 – Aquakids


Inicia hoje, 3 de dezembro de 2018, em todo o país, o desafio lançado pelo Movimento Código Portugal #3 – Aquakids, uma ação global de familiarização com a programação e o código.

Esta atividade, inserida no movimento internacional da “Hora do Código”, consiste num conjunto de desafios que suportam uma competição a nível nacional entre escolas do Ensino Básico. A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender a construir, de forma divertida, alguns programas que ajudam os Aquakids a cumprirem as suas missões.

As três escolas de cada um dos ciclos do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º), que tenham conseguido resolver, proporcionalmente, mais desafios com um mínimo de blocos de programa, receberão como prémio um robot Ozobot Evo.

Os premiados serão anunciados na sessão de encerramento do Movimento Código Portugal 2018, que terá lugar no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no dia 7 de dezembro, entre as 14:00h e as 17:00h.

Participa já em https://codemove.pt

Vamos ajudar os nossos heróis, os AquaKids, a combater a poluição dos oceanos!

 

 

 

Concurso nacional de programação: "A Criar com Scratch! 2019"

O concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EduScratch, em parceria  com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), de Setúbal, e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH por grupos de jovens, acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação.
 

A edição de 2019 tem como tema  "O sistema solar".

Os trabalhos devem ser submetidos até ao dia 1 de abril de 2019
.
 

Regulamento, inscrições e mais informações disponíveis em http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch/

 

 

 

Eminent Conference 2018

O Eminent conference 2018 terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 13 e 14 de dezembro.

Os interessados em assistir, via online, poderão fazê-lo através do link http://live_mobile.eun.org/


Serão transmitidas as seguintes sessões:

13 de dezembro, das 9h30 às 10h30 :  Discurso de abertura - “Strengthening the position of teachers and the teaching profession” António Nóvoa, Instituto de   Educação da Universidade de Lisboa. 

14 de dezembro, das 9h30 às 12h15 : Discurso de abertura 

Mesa redonda - “How to Assess, Certify and Recognize Learning in Open Online Teacher Professional Development”.
 

As dúvidas relacionadas com a transmissão online podem ser endereçadas para claire.morvan@eun.org
 

Programa: [PDF]


 

 

6.ª Edição do Concurso Sitestar.pt “Faz o teu site e divulga as tuas ideias ao mundo!”


Acaba de ser lançada a sexta edição do concurso SiteStar,  promovido pela DECO e pela  DNS.PT, com o apoio da Direção-Geral da Educação e de outros parceiros.

O Sitestar pretende promover a literacia digital dos jovens, incentivando à criação de um site sob o domínio .pt, para a promoção e divulgação de projetos relevantes, conteúdos, ideias e atividades, utilizando a internet de forma criativa, inovadora e segura.

Estes sites devem integrar uma das seguintes categorias:  Escola mais Digital; Faz a Diferença; Jovens com Talento.

Podem participar neste concurso alunos com idades entre os 14 e os 18 anos, a frequentar escolas nacionais do ensino público ou privado.

Os prazos para as diferentes etapas deste concurso são:
      1.ª fase - até 18 de janeiro - inscrição das equipas,  constituídas por 3 elementos, e apresentação da ideia para o site;
      2.ª fase - 4 de Abril  - Divulgação das propostas de site selecionadas;
      3.ª fase - 3 de maio – Desenvolvimento dos sites;
      4.ª fase - 17 de maio – Divulgação dos nomeados.

 

A cerimónia de entrega dos prémios terá  lugar no dia 7 de junho de 2019.
 

Para mais informações consultar o site da iniciativa https://www.sitestar.pt/
 

 

 

Portugal INCoDe.2030 .Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030


A 2ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais é já no próximo dia 12 de dezembro no Centro de Congressos de Lisboa, das 9h00 às 18h30. Venha participar e conhecer os projetos em curso e novas ideias para promover competências digitais para uma cidadania ativa, na inclusão, na educação, na qualificação e empregabilidade, na especialização e na investigação.

Para garantir uma cidadania ativa, juntamente com uma posição de liderança nacional na Europa, é preciso que haja mais pessoas incluídas e aptas digitalmente, mais ativas, com mais e melhores empregos. Precisamos também de mais produtos inovadores e de atividades económicas ainda mais competitivas.

Este é um trabalho que desenvolvemos com todos e todas. Durante o dia, vão estar presentes cidadãos, autarcas, professores, formadores, empresários e investigadores com projetos em curso e ideias para o futuro de Portugal.

Venha discutir estes assuntos na 2ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais.
 

Morada: Centro de Congressos de Lisboa, Praça das Indústrias, das 9h00 às 18h30.
 

Entrada Livre. Registe-Se Aqui
 


 

 

Candidaturas à iniciativa da EUN: Europeana Education User Group


A European Schoolnet procura 130 professores, oriundos de 12 países (mais 10, provenientes das Escolas Europeias), para integrar a Europeana Education User Group (janeiro 2019 - agosto 2020).  Poderão ser professores do ensino básico ou do secundário, de diversas áreas disciplinares. Estes professores deverão:

• Apoiar o desenvolvimento do projeto, criando, em cada ano, um novo cenário de aprendizagem e recorrendo aos conteúdos da Europeana (1ºano: janeiro de 2019 - agosto de 2019; ano 2: outubro de 2019 a agosto de 2020).

• Implementar, em contexto de sala de aula, o seu cenário de aprendizagem e, no mínimo, um dos cenários elaborados pelos seus colegas.

 • Escrever um post no blog Teaching with Europeana, acerca da produção do seu cenário de aprendizagem, bem como um relato baseado na experiência da implementação do cenário de aprendizagem, criado por um colega. Ainda com base na sua própria experiência, deverão comentar os relatos, produzidos pelos outros professores, sobre os respetivos cenários de aprendizagem e a sua implementação.

No final de cada ano do projeto, os 30 professores mais ativos da Europeana Education User Groupe  serão convidados a participar no workshop da Europeana DSI-4 Teacher, Future Classroom Lab.
Serão asseguradas todas as despesas relacionadas com voos, hotel e refeições.

 

Mais informações podem ser consultadas em http://fcl.eun.org/web/guest/news/details?articleId=3301660.

 

 

 

Já Aconteceu


“Líder Digital” no BIK European Youth Panel 2018

Catarina Semedo de  Oliveira, aluna do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, foi a “Líder Digital” selecionada para representar Portugal, em Bruxelas, no BIK European Youth Panel 2018, onde, durante os dias 18 e 19 de novembro, 18 jovens representantes de vários países europeus se juntaram para discutir e propor medidas, com vista à utilização de uma Internet mais segura, por parte das  crianças e dos jovens.

A jovem aluna, de 16 anos, que se encontra a  frequentar  o 11.º ano de escolaridade, foi também convidada pela rede europeia de Centros Internet Segura (Insafe) para participar como representante de Portugal no Safer Internet Forum 2018 (SIF) no dia 20 de novembro, em Bruxelas. Neste encontro anual, participaram personalidades de diferentes quadrantes – políticos, investigadores, representantes de vários organismos, nomeadamente da Comissão Europeia, e outras figuras de relevo que se juntam para discutir questões relacionadas com a segurança da Internet e o uso das novas tecnologias, sobretudo no que se refere aos riscos e à proteção das crianças e jovens.

No final dos dois painéis “Youth”, a Catarina Oliveira foi designada para apresentar as conclusões dos trabalhos, sendo ainda um dos dois jovens selecionados para participar, no dia 21de novembro, no conselho de acompanhamento Better Internet for Kids (BIK Advisory Board).

Ao longo do seu percurso escolar, a aluna tem participado em vários projetos e, desde 2014/15, integra a equipa de Líderes Digitais, coordenada pela professora Elsa Maio, no Agrupamento de Escolas de Ílhavo. Esta iniciativa, de caráter anual, é promovida pela Direção-Geral de Educação, no âmbito do centro de sensibilização SeguraNet.

 


 

 

Internet - Programa Next@gen

João Pedro Martins, jovem embaixador português da juventude para a Segurança da Internet (Pan-EU Youth Ambassador  da rede de centros internet segura Insafe), participou na reunião anual do Programa Next@gen, da ICANN, que decorreu em Barcelona, de 21 a 25 de outubro.

O jovem português, que tem participado, regularmente, em encontros nacionais e internacionais, partilhou o seu testemunho de intervenção neste programa, do qual se destaca o tom apelativo das suas palavras: “[…]precisamos de continuamente melhorar as nossas estratégias para manter a Internet boa (e a funcionar de maneira estável!) […] peço aos jovens líderes que aceitem o desafio de atuar como pontes das partes interessadas e especialistas em diferentes áreas, e apelo aos que já participam nas mesas de discussão a integrar esta mudança positiva!”

Leia o testemunho completo aqui.


 

 

Dicas TIC

Etherpad

 

É um processador de texto, online, grátis, em tempo real, compatível com dispositivos móveis, especialmente vocacionado para escolas, permitindo a alunos e professores um trabalho colaborativo em tempo real.

Poderão ser trabalhadas áreas associadas à escrita criativa, colaboração e comunicação.


 

 


Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais


A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário - ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Remover Subscrição no rodapé deste e-mail.

 

Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email