Boletim mensal da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Veja esta mensagem no seu navegador.
Fevereiro 2016

Já Aconteceu

Encontro Regional eTwinning – Covilhã (2016)


Decorreu nos passados dias 19 e 20 de fevereiro, na Universidade da Beira Interior (Polo 1 – Auditório da Parada) o Encontro Regional eTwinning - Covilhã. Tratou-se de uma iniciativa da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior e a Escola Secundária Campos Melo. Este encontro, de caráter gratuito, teve uma duração de 15 horas proporcionando formação aos docentes participantes (0,6 créditos).
Jornada GO!
Georreferenciação, programação e drones

No passado dia 20 de fevereiro decorreu, na Escola Secundária Domingos Sequeira, a jornada “Georreferenciação, programação e drones”, integrada nas atividades do projeto “GO! – Mobilidade na educação”, promovido pelo Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS), que formalizou, através de assinatura de protocolos, a rede de 22 escolas GO! 3.0.
Estiveram presentes neste cerca de 120 professores. A sessão de abertura contou com a presença do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso e do Presidente da Câmara de Leiria, Raúl Castro.
Após a sessão de abertura, foram apresentadas pela equipa do CCEMS várias vertentes do projeto, ao que se seguiu a “Dronofonia”, uma obra musical para instrumentos e coros, composta por um jovem maestro do Orfeão de Leiria (Rafael Araújo), dançada por pequenos drones.
No início da tarde, decorreu uma demonstração/experimentação de drones, dinamizada por Carlos Filipe, da Associação de Modelismo do Centro de Portugal, seguindo-se a realização de atividades em que os participantes se dividiram: recolha de dados ambientais georreferenciados no meio envolvente à escola e ao castelo de Leiria; jogos com recurso a tablets com GPS (Matemática pelo Castelo); percurso pedestre orientado com audioguia (Rota do Crime do Padre Amaro); e percurso pedestre com informação multimédia no ecrã (Rota dos escritores).

Sessão de apresentação de projetos Scratch sobre segurança na Internet aos pais e comunidade escolar

No âmbito de um projeto que envolveu uma parceria entre o Centro de Competência TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Aranguez, em Setúbal, os alunos do Curso Vocacional de sexto ano apresentaram aos pais e parceiros institucionais os projetos desenvolvidos em Scratch alusivos ao tema da segurança na Internet. Os alunos desenvolveram jogos que convidaram os participantes a jogar. Ao longo dos jogos, os utilizadores eram confrontados com questões e informação alusiva às normas de segurança na Internet. Estiveram presentes representantes da Associação de Pais, da CPCJ, do CCTIC, da Rede de Bibliotecas Escolares e a Diretora do Agrupamento. Os alunos e os professores do Conselho de Turma estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Conheça as escolas que participam no Projeto eSafety Label (Selo de Segurança Digital)

As escolas participantes na iniciativa e-Safety Label podem agora ser conhecidas através de um mapa interativo que inclui escolas de Portugal Continental, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e ainda a Escola Portuguesa de Moçambique.

Prémios Europeus eTwinning 2016

Em 2016, dois docentes portugueses foram contemplados com os Prémios Europeus eTwinning: Maria da Conceição Jacinto, da Escola Secundária Miguel Torga, categoria: Língua Francesa, projeto: "Lire en français ensemble, c'est un plaisir!"; e Helena Capela, da Escola Secundária de Palmela, categoria: 12-15 anos (2.º lugar), projeto: "Time Capsule 2014-2114".

Vai Acontecer

Concurso “Clubes de Programação e Robótica” – 2015/2016

A Direção-Geral da Educação (DGE) informa que se encontra aberto o Concurso dos Clubes de Programação e Robótica 2015/2016. Este concurso destina-se a todos os estabelecimentos de ensino público e privado de Portugal Continental, que tenham um Clube de Programação e Robótica em funcionamento e devidamente registado na Base de Dados da DGE.

Dica TIC

Padlet é uma ferramenta intuitiva e bastante acessível que pode ser utilizada de diversas formas em contexto educativo: brainstorming, recolha de feedback, pesquisa, etc.

EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email