Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
janeiro 2018

Vai Acontecer

Plano Europeu de Formação eTwinning 2018

O Serviço Nacional de Apoio eTwinning acaba de divulgar o Plano Europeu de Formação eTwinning 2018, que contém uma lista de ações de desenvolvimento profissional às quais se poderão candidatar os docentes eTwinners, de qualquer ciclo ou área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, que pretendam iniciar projetos eTwinning com escolas europeias. A despesa inerente à deslocação e estada dos participantes fica a expensas do projeto eTwinning.

Os docentes que pretendam candidatar-se à formação devem consultar os documentos eTwinning: a comunidade para as escolas na Europa e Condições e instruções para participar numa formação europeia eTwinning, preencher o formulário com os dados requeridos e fazer aí o upload de um certificado da formação eTwinning realizada a nível nacional e da Declaração de Compromisso.

A candidatura mantém-se aberta até ao dia 26 de janeiro de 2018.


Selo Escola eTwinning
O projeto eTwinning pretende reconhecer e avaliar o envolvimento, o compromisso e a dedicação não só de alguns eTwinners, mas de equipas de professores e diretores de agrupamento.
O processo de obtenção do Selo Escola eTwinning contempla duas etapas. As escolas devem apresentar provas para os diversos critérios e o último envio deve estar certificado pelo Diretor/Dirigente da Escola. O período de candidatura decorre entre dezembro de 2017 e março de 2018.
MOOC para Administradores TIC
A European Schoolnet inicia, a 15 de janeiro de 2018, a 2ª edição de uma formação online para Administradores TIC. Este MOOC é destinado aos responsáveis pelas redes TIC nas escolas, coordenadores TIC e formadores de professores.
Esta formação pretende promover um debate conjunto sobre as práticas atuais em sala de aula, bem como sobre a aprendizagem colaborativa, e levar os participantes a refletirem sobre o seu trabalho.
Aprendizagens Essenciais na Disciplina de TIC
No dia 27 de janeiro, entre as 9.30h e as 17.30h, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, vai realizar-se o encontro Aprendizagens Essenciais na Disciplina de TIC, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, promovido pela ANPRI, cujo objetivo é partilhar práticas e projetos realizados, bem como fazer o balanço do primeiro semestre.
Atividades sobre Segurança Digital nas Escolas – Fevereiro 2018
No próximo mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (6 de fevereiro de 2018). Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante no calendário da Segurança Digital, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.
À semelhança dos anos letivos anteriores, o projeto SeguraNet convida todas as Escolas a promoverem atividades no âmbito da segurança digital durante o mês de fevereiro.
Ação04! - 4.º Festival de Vídeo Escolar
Nos dias 2 e 3 de maio de 2018, vai realizar-se, no âmbito dos XVIII Encontros de Cinema de Viana, o 4.º Ação!, o Festival de Vídeo Escolar. Promovido pela "AO NORTE" (Associação de Produção e Animação Audiovisual), em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta iniciativa tem como público-alvo alunos, grupos de alunos ou Clubes de Cinema das escolas portuguesas do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Podem concorrer todos os trabalhos produzidos nos anos letivos de 2016/2017 e 2017/2018, realizados em contexto escolar. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pela Escola até ao dia 23 de março de 2018.
4.º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning
No dia 5 de maio de 2018, vai realizar-se, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning. Nesta iniciativa pretende-se partilhar conhecimentos, investigação e práticas, bem como debater questões importantes para uma integração sustentável de jogos educativos e dispositivos móveis na educação. O evento inclui conferências, comunicações e workshops com momentos de trabalho experimental.
NET Viva e Segura - Por uma Internet de confiança!
A DECO, com o apoio do Google Portugal, está a desenvolver a iniciativa NET Viva e Segura, com o intuito de promover uma maior segurança na Internet e de sensibilizar para a importância de proteger a privacidade do utilizador na rede.
Esta iniciativa, de âmbito nacional, assenta em três pilares: uma página Web, conferências NETtalks e um concurso que convida os jovens presentes nestas conferências a realizar um vídeo original e criativo sobre um dos vinte conselhos úteis disponibilizados no site da iniciativa. Os melhores vídeos serão premiados e colocados no site do projeto - NET Viva e Segura.

Já Aconteceu

Movimento Código Portugal #movimentocodigoportugal
O encerramento da #2 edição do Movimento Código Portugal 2017 teve lugar no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no dia 10 de dezembro, entre as 11.00 e as 19.00, e contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do Secretário de Estado da Educação, João Costa.
Crianças, jovens e adultos tiveram oportunidade de aprender a programar e a partilhar os resultados dos seus projetos, através de um conjunto de workshops e demonstrações, desenvolvidas em colaboração com especialistas de instituições científicas nas áreas de informática, programação e robótica.
Risco – Conferência final do projeto KnowRISK
Nos dias 11 e 12 de dezembro, realizou-se, em Lisboa, no Instituto Superior Técnico e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Conferência Final do Projeto KnowRISK.
O KnowRISK — Know your city, reduce seismic risk through non-structural elements — é um projeto europeu orientado para a divulgação científica sobre risco e proteção sísmica não-estrutural.
O CCTIC de Santarém lança novas Apps
O CCTIC de Santarém disponibilizou recentemente vários Recursos Educativos Digitais para dispositivos móveis, através dos quais os alunos podem aprender conteúdos de um modo lúdico, divertido, inovador e tecnológico.
As 13 novas apps apresentadas no site do CCTIC de Santarém cobrem uma diversidade de temas, nomeadamente a História dos Descobrimentos Portugueses, Fábulas e Contos Tradicionais da Europa, Ciências e Tecnologia e Segurança na Internet.
Referencial Europeu para as Competências Digitais dos Educadores
A Comissão Europeia, através do European Commission's Science and Knowledge Service, publicou recentemente o Referencial sobre as Competências Digitais do Educador, intitulado DigComp Edu.

Dica TIC

MindMeister - Mapeameto mental colaborativo
O MindMeister é uma ferramenta colaborativa de mapeamento mental que permite capturar, desenvolver e compartilhar visualmente ideias. Alunos e professores podem utilizar este método simples e eficaz, tanto na sala de aula quanto em casa: a ferramenta é versátil, fácil de usar e não carece de instalação (está na nuvem). Também pode ser utilizada em dispositivos móveis, dado que existe sob a forma de app para android e ios. A ferramenta pode ser utilizada para brainstorming, anotações, planeamento de projetos e diversas outras tarefas criativas.


Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*