Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
 julho 2018

Destaque

O Pisca faz faísca - Inclusão & PAFC


No âmbito do Projeto SeguraNet, surgiu, em 2016, o recurso O Pisca faz faísca, com o intuito de alcançar todos os alunos em idade pré-escolar. Este projeto é composto por três histórias infantis e pretende ter uma abordagem inclusiva, estando disponível em diferentes formatos: físico (livros) e digital, no site http://pisca.seguranet.pt/, onde, para além do acesso às histórias, é possível explorá-las de forma interativa, através de diferentes atividades que abordam as temáticas da cidadania digital.

Para garantir o acesso a “O Pisca faz faísca” a alunos surdos, em outubro de 2017, a Direção-Geral da Educação lançou o desafio a um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos, Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos, para a tradução deste recurso em Língua Gestual Portuguesa (LGP). O desafio foi aceite e o grupo envolvido deslocou-se à DGE para a gravação dos vídeos.

Ao longo do ano letivo, professores e alunos abraçaram este projeto e estenderam-no a várias disciplinas, envolvendo outros projetos, tais como: criação de um pequeno estúdio na escola, tradução em LGP de outros recursos SeguraNet – FakeNews, entre outros.

Toda esta dinâmica levou a que os professores alargassem o tema do projeto a aspetos relacionados com segurança - A Segurança começa em nós – e ao envolvimento de várias disciplinas – Língua Gestual Portuguesa, Português Língua 2, TIC, Ed. Visual, Artes e Letras, Cidadania e Desenvolvimento, Físico Química, Matemática e Inglês –, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
No final do ano letivo, foram apresentados à comunidade educativa alguns dos recursos produzidos ao longo do ano, com especial destaque os vídeos do “Pisca”.

Parabéns a TODOS!




 

Vai Acontecer

XII BOOTCAMP de FAB LABs


Entre os dias 12 e 15 de julho, realizar-se-á, no LAB CENTER de Torres Vedras, o XII BOOTCAMP de FAB LABs, organizado pela Associação LAB ABERTO FAB LAB.
Neste encontro, que se destina ao público em geral, profissionais da educação e da indústria, FABBERs e MAKERs, inventores e curiosos, com ou sem conhecimentos técnicos, serão abordadas áreas, tais como: eletrónica, robótica, programação, fabricação digital, modelação e impressão 3D, drones, IoT, ARDUINO, educação, gravura, fotografia, corte a laser, Scanner 3D, interfaces com ARDUINO, otimização de código e CNC de baixo custo.

Esta iniciativa pretende dar resposta a duas questões:
 
  1. Como construir uma escola a partir de uma FAB LAB?
  2. O que os FABs e os MAKERs andam a fazer?

Consulte o programa completo: https://drive.google.com/file/d/1f4ymboCHrUw_1chj0RMyZiL8t-Drt_Sr/view

Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSef0BeXqM2-LFP4nByj4l2WmSymGSs4PUpCZDWgK_pCisuFiw/viewform




 

Sessão de Lançamento MILobs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia

 

No dia 06 de julho, pelas 14h30, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, em parceria com o Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM), irá apresentar publicamente o MILobs, um observatório cuja atividade estará centrada na Educação para os Media e Literacia Mediática.

O MILobs é um serviço sem fins lucrativos, que visa assumir um papel de relevo na vertente documental e informativa, na sua área específica. Ao mesmo tempo, propõe-se ser um centro de recursos, uma rede de iniciativas e de projectos, de âmbito nacional e internacional, e uma base de lançamento de iniciativas e prestação de serviços, nomeadamente na consultadoria, na formação de agentes educativos, em projetos de investigação e intervenção próprios ou colaborativos, na produção de materiais e na avaliação de políticas. Recorrerá, para tal, a competências do CECS, dos seus parceiros e de outras entidades, nacionais ou estrangeiras.

O evento contará com as presença de Moisés de Lemos Martins (Diretor do CECS), Manuel Pinto (Coordenador do MILobs), Sara Pereira (Coordenadora do MILobs), Teresa Calçada (Comissária do Plano Nacional de Leitura) e Agustin Garcia Matilla (perito de Educação para os Media e vice-reitor da Universidade de Valladolid)

A iniciativa irá decorrer na sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais (Edifício 15, do Campus de Gualtar).

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.
Para mais informações, clique aqui.




 

Encontros Educativos da Beira Baixa 2018

 

No próximo dia 18 de julho, realizar-se-á o evento “Encontros Educativos da Beira Baixa 2018”, no Auditório do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde serão abordados os temas da flexibilização, da inovação e do currículo.

O número máximo permitido neste evento é de 100 participantes. Os interessados poderão inscrever-se, até ao dia 10 de julho.





 

Seminário Otherness/Alteridade


No próximo dia 11 de julho, a Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), entidade parceira do projeto ERASMUS+ ”OTHERNESS”, o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano e o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, realizarão um seminário de apresentação do projeto "Otherness/Alteridade".

Este seminário é creditado como ação de formação de curta duração (6 horas).




 

Realização do Encontro TIC@Portugal'18


No dia 6 de julho, realizar-se-á a edição 2018 do Encontro TIC@Portugal, uma iniciativa da Associação EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC e do seu Centro de Formação de Professores.

O TIC@Portugal’18 proporciona sessões presenciais em cada local de realização, bem como sessões por videoconferência, permitindo aos participantes uma reflexão em torno das práticas com as TIC nas escolas.




 

1.ª Edição da Formação "Literacia Digital para o Mercado de Trabalho"


A 1.ª Edição da formação “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho”, uma iniciativa a dois anos (setembro/outubro de 2018 a junho de 2020) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, destina-se a jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) com um grau de incapacidade até 60%. 

Este programa inovador e solidário, que aposta no ensino inclusivo e nas competências digitais,  é o primeiro modelo de formação, em contexto de ensino superior, para jovens com DID, em Portugal.

O período de inscrições já está a decorrer.

Para mais informações consulte o documento “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho” aqui ou contacte a ESE/IPS, através dos seguintes endereços de email: geral@ese.ipsantarem.pt | S. Académicos - sa@ese.ipsantarem.pt | HelpDesk - helpdesk@ese.ipsantarem.pt




 

Já Aconteceu

Media@ção | Entrega de prémios 2018


Decorreu, no passado dia 29 de junho, a entrega de Prémios e Menções do Concurso Media@ção 2018, na Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Este evento contou com um dueto musical de alunos do Conservatório de Música do Porto, na sessão de abertura,  e com a intervenção de entidades parceiras do Concurso, alunos e professores distinguidos.



 

Realização do Encontro Ciência 2018


Nos dias 2, 3 e 4 de julho, decorreu, no Centro de Congressos de Lisboa, o encontro Ciência 2018. Este encontro foi promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo, através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Os encontros Ciência constituem o maior evento de ciência e tecnologia de Portugal, juntando investigadores e convidados de diferentes esferas da sociedade num debate alargado e plural.


A Direção-Geral de Educação, que coordena o eixo Educação da Iniciativa Nacional para as Competências Digitais,  participou no painel INCoDe. 2030: a Educação, introduzido por José Vítor Pedroso e Nuno F. Rodrigues, e que integrou, entre outras, a comunicação de Maria João Horta, O Digital nos ecossistemas de ensino e aprendizagem: oportunidades e desafios.

Mais informação pode ser encontrada no site do encontro.



 

III Encontro "Laboratórios de Aprendizagem": (Re)pensar o papel do aluno num contexto de mudança


Decorreu, no dia 29 de junho de 2018, na  Escola Secundária de Loulé, o  III Encontro “Laboratórios de Aprendizagem”, uma iniciativa da  Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação.

Este evento, dinamizado pela equipa de embaixadores da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem”, foi dirigido à comunidade de professores, educadores e outros profissionais ligados à educação. O programa centrou-se na temática da inovação no ensino e na aprendizagem - “(Re)pensar o papel do aluno no contexto de mudança”.



 

Evento Final - Probótica


No dia 4 de julho de 2018, realizou-se na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, o Evento Final da iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico - Probótica”.
Tratou-se de uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, com o apoio dos seus parceiros: Associação Nacional de Professores de Informática, Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, Centro de Competência TIC da ESE de Setúbal, Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Microsoft Portugal.


Este evento foi dirigido a todos os professores interessados nesta temática.

Mediante submissão e aprovação prévias, os professores puderam participar no espaço da Exposição/Demonstrações e nas Sessões Paralelas, divulgando práticas relevantes de implementação de projetos de programação e robótica.

Consulte o programa e informações adicionais.

Para eventuais esclarecimentos, poderá enviar uma mensagem para probotica@dge.mec.pt.




 

Classificação Final - Desafios SeguraNet 2017/2018

 

Já se encontram disponíveis para consulta as listas das turmas vencedoras e  participantes dos Desafios SeguraNet 2017/2018, na categoria dirigida ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Categoria 2.º e 3.º Ciclos

Também se encontra disponível para consulta a lista ordenada de classificação das escolas vencedoras dos Desafios SeguraNet, do corrente ano letivo, na categoria dirigida ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.

Nesta edição, foram 73 as escolas que obtiveram mais de 3000 pontos, o que, de acordo com o regulamento, lhes permite serem consideradas escolas vencedoras SeguraNet.

Felicitamos as escolas e turmas envolvidas nesta iniciativa e esperamos poder contar com a participação de todos na próxima edição, no ano letivo de 2018/2019.



 

Recursos Educativos Digitais Abertos - REDA


Está online, desde setembro de 2016, uma plataforma de recursos educativos digitais abertos, denominada REDA (http://www.reda.azores.gov.pt/), cujo objetivo é o de partilhar e promover a disponibilização, de forma organizada, recursos educativos de qualidade, impulsionando o trabalho colaborativo interpares e um sentimento de comunidade entre professores.

Deste modo, disponibiliza-se um conjunto de recursos educativos em vários suportes e para diferentes áreas, atualmente do 1.º ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, proporcionando-se a disseminação de boas práticas, de projetos inovadores, dando aos professores a possibilidade de se “aproximarem” dos alunos em termos tecnológicos e capacitando-os para uma plena integração no século XXI.




 

DGE no 21.º Encontro TeleAula - Escolas de Hospital


No dia 26 de junho, o CANTIC (Centro de Recursos TIC para a Educação Especial da Amadora) realizou a 21.ª Reunião de Escolas de Hospital do Projeto TeleAula. Este projeto reúne o trabalho em rede de quatro espaços educativos em hospitais da Grande Lisboa: Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), Hospital de Dona Estefânia (HDE), Hospital de Santa Maria (HSM) e Instituto Português de Oncologia (IPO).

Nestas reuniões é feito o balanço das atividades, parcerias, necessidades e projetos realizados ao longo do ano, e prepara-se parte do trabalho a realizar no ano letivo seguinte. Contagiados pela experiência vivenciada este ano pelo CMRA na iniciativa Líderes Digitais (LD) com o grupo de LD do Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires (alguns registos destes momentos podem ser visualizados no artigo Iniciativa Líderes Digitais da Biblioteca Escolar) e com o intuito de aproximar as suas dinâmicas aos projetos que a Direção-Geral de Educação apresenta às escolas, o CANTIC convidou a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/DGE a estar presente neste momento de partilha e planificação.

Para mais informações, pode consultar o artigo do 21.º Encontro TeleAula.



 

Atribuição dos prémios da 1.ª Edição do Concurso Autores Digitais


Nos passados dias 18 e 19 de junho, a equipa do CCTIC Santarém entregou os prémios da 1.º Edição do Concurso Autores Digitais, aos primeiros três classificados de cada categoria (1.º e 2.º ciclos).

Este ano a temática orientadora dos trabalhos foi A Cidadania.

Nesta edição participaram 8 agrupamentos de escolas com 25 livros digitais, histórias originais criadas pelos alunos em colaboração com os seus encarregados de educação e professores.

A todos participantes o nossos agradecimento e os mais sinceros parabéns!




 

Dica TIC

 
O "Canva" é uma ferramenta que permite editar fotos, criar apresentações, banners, imagens para redes sociais, infográficos e qualquer tipo de material visual que a sua criatividade permitir. A sua utilização é baseada no processo Drag-and-Drop e pode ser utilizada em diferentes plataformas. 
Esta ferramenta
foi desenvolvida há cerca de cinco anos por uma estudante australiana e fez tanto sucesso que já tem mais de 11 milhões de usuários em 179 países.

Experimente!




 
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais


A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário - ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Remover Subscrição no rodapé deste e-mail.

 



Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email