Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
novembro 2018

Destaque

Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo - Formação


No dia 10 de novembro de 2018, realizar-se-á a Ação de Curta Duração (ACD) “Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo”. Esta é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação (DGE) e dos seus 10 Centros de Competência TIC (CCTIC), no âmbito do Programa de Formação de Professores.

Este evento tem como objetivos: (1) apresentar as Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, e as políticas educativas para este nível de ensino; (2) partilhar a experiência de professores que, no terreno, usam as TIC, de acordo com os seus contextos específicos; (3) debater com especialistas a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.

A Ação tem um caráter nacional, ocorrendo em simultâneo em dez cidades portuguesas. Após uma sessão inicial, por videoconferência, contará com apoio descentralizado, em colaboração com os CCTIC, com programas locais específicos.

Convidam-se, deste modo, todos os Diretores/as de Escola/Agrupamento e Professores/as a estarem presentes numa das sessões regionais, que irão decorrer em Bragança, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Faro.

Inscrições e mais informações disponíveis em http://www.erte.dge.mec.pt/tic-e-curriculo-formacao-de-professores.
 

 

 

Vai Acontecer

Lançamento da iniciativa Líderes Digitais 2018/2019

Líderes Digitais é uma iniciativa da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, que decorre no âmbito do projeto SeguraNet e que tem como principal objetivo motivar e envolver alunos na promoção e na sensibilização para as questões de Cidadania Digital nas suas comunidades educativas.

A fase de inscrição, nesta iniciativa, decorre entre os dias 1 e 30 de novembro de 2018.

A iniciativa contempla duas categorias:

Líderes Digitais: dirigida aos alunos a frequentar o 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário;

Líderes Digitais Benjamins: dirigida aos alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
 

O professor responsável deve fazer a inscrição da equipa através do preenchimento de um formulário, disponível em:

  • Líderes Digitais (do 5.º ao 12.º ano de escolaridade)

         Inscrição em: http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/978225/lang/pt

  • Líderes Digitais Benjamins (do 1.º ao 4.º ano de escolaridade)

         Inscrição em: http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/569141/lang/pt
 

Mais informações podem ser consultadas em: http://www.seguranet.pt/pt/lideres-digitais


 

 

 

RobôOeste - Curso de Formação

O Agrupamento de Escolas de São Gonçalo (Torres Vedras), através do seu Clube de Robótica, organiza a 3ª edição do RobôOeste.

O evento realiza-se nos dias 26 e 27 de janeiro 2019, sendo acreditado para docentes pelo CCPFC, na modalidade de curso de formação, Robótica na Escola, 15 horas.

Durante os dois dias, as equipas podem contar com supervisão especializada para aprenderem a construir o seu próprio robô. No final, este fica na posse da equipa.

Não é necessário saber programar ou soldar, é preciso apenas motivação e vontade de aprender!

As inscrições estão abertas até 11 de janeiro de 2019 e são limitadas a 40 equipas.

Mais informações em:  http://www.robooeste.educacaotorresvedras.com/

Para mais esclarecimentos, contacte: geral@anpri.pt


 

 

O trabalho colaborativo em diferentes contextos – Encontro Regional eTwinning

 

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE) promove, nos dias 9 e 10 de novembro de 2018, o curso  “O trabalho colaborativo em diferentes contextos – Encontro Regional eTwinning”, na Escola Básica e Secundária de Albufeira.

Este evento, gratuito e acreditado pelo CCPFC (15 horas), destina-se a todos os Educadores de Infância e professores dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional, de qualquer área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, que estejam interessados em conhecer formas de iniciar trabalho colaborativo entre escolas nacionais ou europeias, através do Portal eTwinning.

A pré-inscrição deve ser feita no formulário: http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/132228/lang/pt.

Os docentes que forem selecionados irão receber, por email, todas as instruções necessárias.

Consulte o programa provisório aqui.

 

 

V edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019)

Está agendada para os dias 7 e 8 de fevereiro de 2019 a V edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019).

A ieTIC2019 continua a ser um espaço de discussão de temáticas em diversas áreas relevantes, no âmbito do planeamento, desenvolvimento e utilização de tecnologias educativas em prol da inovação educativa. 

A conferência é organizada pelo Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e pelo Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidad de Salamanca.

Os interessados em participar podem fazê-lo através de comunicação oral ou em poster. Os conteúdos destas participações devem ser originais e enquadrar-se no âmbito do evento.

Submissão de resumos/abstract aqui.

Mais informações em:  http://www.ietic.ipb.pt e https://www.facebook.com/ietic/


 

 

Web Summit convida as escolas de todo o país a participar

Entre os próximos dias 5 a 8 de novembro, decorre,  no Altice Arena, em Lisboa,  o Center Stage do Web Summit. Trata-se de uma iniciativa INSPIRE e o Web Summit convida as escolas de todo o país a participar.

Os professores podem candidatar-se, com os seus alunos, a assistir a palestras, de acordo com as suas preferências: dia 6 de novembro, terça-feira; dia 7 de novembro, quarta-feira e/ou dia 8 de novembro, quinta-feira.

Os mesmos grupos podem estar presentes em mais do que uma das datas atrás indicadas, sendo os bilhetes atribuídos por ordem de inscrição. O INSPIRE está aberto a estudantes com idade igual ou superior a 14 anos.

As escolas interessadas em participar poderão inscrever-se em https://websummit.com/inspire-schools.

 Qualquer dúvida relacionada com a participação neste evento deverá ser endereçada para info@websummit.com.
 

 

 

Learning Event 2018: Google Earth in eTwinning projects

 

Entre os dias 1 e 15 de novembro, realizar-se-á o Learning Event "Google Earth in eTwinning projects", dinamizado por dois professores portugueses.

Este evento decorrerá em língua inglesa e tem como objetivo explorar os muitos recursos do Google Earth no desenvolvimento de projetos colaborativos.

Para se inscrever, aceda ao seu eTwinning Live e procure a formação no separador "Desenvolvimento Profissional": https://learninglab.etwinning.net/64347/home.
 

 

 

Prémio Europeu eTwinning 2019


O Serviço Central de Apoio eTwinning acaba de abrir a aplicação para a candidatura a Prémio Europeu eTwinning 2019.
Se o  projeto que desenvolveu no ano letivo 2017/2018 foi galardorado com Selo Europeu eTwinning,  poderá agora candidatá-lo a Prémio Europeu.

Para além das 4 categorias por faixa etária,
- Alunos até aos 6 anos (nova categoria)
- Alunos dos 7 aos 11 anos
- Alunos dos 12 aos 15 anos
- Alunos dos 16 aos 19 anos
 
pode ainda concorrer às categorias especiais:
- Prémio de Língua Espanhola
- Prémio da Língua Francesa
- Prémio de Língua Inglesa
- Prémio  Mediterrânico
- Prémio Marie Skłodowska Curie
- Prémio Yunus Emre para o humanismo e a compreensão intercultural 
- Prémio “Peyo Yavorov” – Para um projeto que encoraje o gosto pela leitura entre os jovens
- Prémio da Cidadania

Saiba como proceder aqui.

Data limite da candidatura: 26 de novembro de 2018
 

 

 

IV FILM – Fórum Informal sobre Literacia Mediática

 

O Grupo Informal de Literacia Mediática (GILM) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) organizam o IV Fórum Informal sobre Literacia Mediática (FILM) sobre o tema “Que competências para a revolução digital?”
O principal objetivo deste evento é a reflexão e o debate sobre as competências digitais e mediáticas para os adultos, em geral, e as crianças e os jovens, em particular.

A iniciativa irá decorrer, no auditório do CNE, no  próximo dia 6 de dezembro, entre as 10h30 e as 17h45.

Para mais informações consulte o Programa e o Folheto do IV FILM.
 

 

 


MAKE CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO

 

O MAKE CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO é um projeto promovido pela Fundação da Juventude, em parceria com a Microsoft, que decorre entre 2018 e 2020, abrangendo todos os Agrupamentos TEIP da região Norte de Portugal.

Trata-se de um projeto, na área da Educação, que pretende contribuir para a melhoria das competências digitais dos jovens (dos 6 aos 15 anos) e dos professores.


A iniciativa MAKE CODE disponibiliza, gratuitamente, no âmbito de um programa inovador, um curso de introdução à codificação e à ciência da computação, através da criação e conceção, utilizando o micro:bit (uma placa de microcontrolador) e Minecraft: Education Edition, ambos parte do ambiente de codificação baseado no bloco MakeCode da Microsoft.


Para mais esclarecimentos, consultar: http://www.fjuventude.pt/pt/destaques/1505/make-code-programa-o-teu-futuro.aspx .


 

 

V Congresso Literacia, Media e Cidadania

 

O V Congresso Literacia, Media e Cidadania já tem data e local definidos: vai realizar-se na Universidade de Aveiro, nos dias 4 e 5 de maio de 2019.

A edição de 2019 pretende ser uma oportunidade para a reflexão e debate sobre as temáticas “Tecnologia, Desinformação e Ética”.

Este congresso é uma iniciativa organizada pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) que é constituído pelo Conselho Nacional de Educação, Comissão Nacional da UNESCO, Direção-Geral da Educação, Direção Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Plano Nacional de Leitura 2027, Rádio e Televisão de Portugal, Rede de Bibliotecas Escolares, Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e, ainda, por duas personalidades, a título individual: Maria Emília Brederode Santos e Maria Teresa Calçada.

Brevemente, serão divulgadas no website da iniciativa  informações mais detalhadas.

Para já: Marque na sua agenda!!


 

 

Já Aconteceu

Cria a tua Creepypasta sobre segurança online!

 

O Centro de Internet Segura (CIS) promoveu, no passado mês, o passatempo Halloween 2018 - A tua Creepypasta sobre Segurança Online.

O desafio consistiu em criar uma história original associada ao "uso pouco seguro" da Internet e como esta poderá ter contornos sombrios ou mesmo assustadores.

As melhores histórias, de cada escalão etário, têm direito a entradas grátis na Lisbon Games Week, para os dias 17 ou 18 de novembro de 2018. Ganham ainda uma noite para duas pessoas numa Pousada de Juventude à escolha.

Além disso, todos os participantes do passatempo ficam, após sorteio, habilitados a ganhar uma anuidade gratuita de um Cartão Jovem.

Mais informações em: http://www.internetsegura.pt/passatempo-halloween-2018


 

 

Selos Europeus de Qualidade 2018

O Serviço Central de Apoio (CSS) eTwinning acaba de dar a conhecer o nome dos professores contemplados com o Selo Europeu de Qualidade 2018. Dos 1204 Selos Europeus atribuídos, 239 pertencem a docentes portugueses.

Consulte a lista dos vencedores.

Parabéns a todos!


 

 

Dicas TIC

Plataforma de Recursos


No sentido de apoiar os docentes na implementação das Orientações Curriculares para as TIC no 1.º CEB (OC) e das Aprendizagens Essenciais da Disciplina de TIC (AE), a Direção-Geral da Educação disponibiliza uma plataforma de Recursos, acessível em http://www.erte.dge.mec.pt/tic/recursos/, onde poderão ser encontrados materiais de apoio à formação de professores, bem como materiais para a utilização concreta das TIC, em contexto educativo.

Esta plataforma está em permanente atualização e, ao longo do ano letivo, os professores poderão aceder a Recursos Didáticos, Ferramentas Digitais, Materiais de Boas Práticas, Estudos, entre outros. 

As pesquisas podem ser efetuadas pelos quatro domínios enunciados nas OC e nas AE (Cidadania Digital, Investigar e Pesquisar, Comunicar e Colaborar e Criar e Inovar) e ainda por Ciclo de Ensino.

Mais informações disponíveis em http://www.erte.dge.mec.pt/tic-e-curriculo


 

 


Plataforma digital interativa Khan Academy


Lançada em fevereiro de 2017, a plataforma interativa Khan Academy em português integra 23.500 exercícios interativos e mais de 1.500 vídeos de Matemática do ensino básico. De acesso gratuito, promove uma aprendizagem lúdica e personalizada, feita ao ritmo de cada um e de forma divertida, pois à medida que os alunos evoluem vão ganhando pontos e medalhas! Conheça os guiões rápidos preparados para apoiar professores, alunos e pais e, se pretender aprofundar ainda mais o conhecimento sobre as potencialidades desta plataforma, solicite aqui formação gratuita para professores. Para mais informações, aceda à Plataforma.


 

 


Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais


A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário - ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Remover Subscrição no rodapé deste e-mail.

 

Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email