Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Mensagem




 
 
No início de mais um novo ano letivo, a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE) dá as boas-vindas a todos.
Assim, a ERTE/DGE, no âmbito da sua Missão, continuará empenhada em apoiar o trabalho dos docentes e em contribuir para responder aos desafios e às exigências inerentes a uma educação de qualidade.
Pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade são aspetos a ter em conta, quando se trata de preparar as gerações futuras.
Num tempo que nos coloca, permanentemente, perante novos desafios, a escola, enquanto espaço de aprendizagem e de desenvolvimento de competências, deve proporcionar as condições para que as crianças e os jovens possam adquirir as literacias que lhes permitirão fazer face à imprevisibilidade do mundo atual.

Um bom ano letivo de 2019/2020!

Destaque


Selo de Segurança Digital - 3.ª Fase do Lançamento de Recursos e Materiais

O Selo de Segurança Digital (eSafety Label +), integrado na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), promove o lançamento da 3.ª fase de materiais e recursos “ESAFETY LABEL+ CHAMPIONS”, disponíveis para download no site:
http://bit.ly/eSLresources.

O Selo de Segurança Digital é um projeto europeu, que conta com diferentes parceiros, envolvidos na segurança digital das escolas. Através da inscrição no portal https://www.esafetylabel.eu/, todos os professores podem candidatar a sua escola a uma certificação de segurança digital.

Além disso, e sem necessitar de registo, todos os interessados nesta temática têm acesso ao download gratuito de recursos e materiais, organizados de acordo com as  áreas de segurança: práticas; políticas e infraestruturas. De salientar que alguns destes materiais foram desenvolvidos pela nossa equipa portuguesa de Embaixadores Selo de Segurança Digital.

Participe e incentive à adoção de práticas de utilização digital segura na escola!

Vai Acontecer


Jogos na Escola - Gamificação e aprendizagem
European Schoolnet Academy – MOOC (Massive Open Online Course)

Com início no próximo dia 14 de outubro, este MOOC disponibilizará informação acerca dos resultados das investigações mais recentes sobre a importância da gamificação, no processo de ensino/aprendizagem.
Durante o curso, os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer exemplos práticos de jogos e de atividades que podem realizar na sala de aula, com vista à melhoria das práticas de ensino  e de avaliação.
O MOOC Jogos na Escola - Gamificação e aprendizagem destina-se a Diretores, a professores dos ensinos básico e secundário, bem como a todos os que se interessam pelo processo de ensino/aprendizagem com recurso à gamificação.

Duração do curso: 30h.
Número de módulos: 6
Data de início: 14 de outubro de 2019
Data de conclusão: 4 de dezembro de 2019

Mais informações e inscrições em: Games in Schools MOOC
Professores em Rede – Ensinar no séc. XXI (nova edição)
European Schoolnet Academy – MOOC (Massive Open Online Course)

Com início a 14 de outubro, este MOOC destina-se a futuros professores.
Devido à sua componente prática, durante o curso, os participantes terão a possibilidade de alargar os seus conhecimentos, no que se refere à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma inovadora. Terão ainda a oportunidade de desenvolver competências pedagógicas digitais, bem como de conhecer abordagens colaborativas e ativas.
Com este curso, pretende-se que os participantes possam, entre outros, partilhar ideias e criar a sua futura rede de aprendizagem profissional online, com colegas e professores de toda a Europa.

Data de início: 14.10.2019
Duração: 4 semanas
Data de conclusão: 20.11.2019

Mais informações e inscrições em: The Networked Teacher MOOC
A Europeana na Sala de Aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital (nova edição)
European Schoolnet Academy – MOOC (Massive Open Online Course)

No próximo dia 16 de março de 2020, inicia-se mais uma edição deste MOOC, que contribuirá para que os professores compreendam melhor o Património Cultural e possam integrá-lo nas suas aulas, de forma eficaz, independentemente das disciplinas que lecionam. Pretende-se que os participantes possam compreender por que é importante integrar o património cultural europeu na educação e que possam explorar e familiarizar-se com várias apps, ferramentas e materiais da Europeana.
O curso, em português, destina-se  a professores dos ensinos básico e secundário. Além disso, podem também participar todos os que estejam ligados a museus, centros culturais, entre outros.

Data de início: 16 de março de 2020
Duração: 6,5 semanas
Número de módulos: 5  e 1,5 semanas suplementares, no final do curso, para que os participantes possam submeter o trabalho final e rever o trabalho de três colegas.
Data de conclusão: 20 de abril de 2020

Mais informações e inscrições em: Europeana in your classroom MOOC (PT)

O trabalho colaborativo em diferentes contexto - Encontro Regional eTwinning, Lisboa (ISEC)

O Serviço Nacional de Apoio eTwinning, integrado na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), promove, nos dias 27 e 28 de setembro de 2019, o curso “O trabalho colaborativo em diferentes contextos – Encontro Regional eTwinning”, no Instituto Superior de Educação e Ciência, em Lisboa (Lumiar).

Este evento, gratuito e acreditado pelo CCPFC (15 horas), destina-se a todos os Educadores de Infância, professores dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional, de qualquer área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, que estejam interessados em conhecer formas de iniciar trabalho colaborativo entre escolas nacionais ou europeias, através do Portal eTwinning.

Caso pretenda frequentar este curso de formação, deverá registar-se no Portal de Gestão da Formação da DGE (https://formacao.dge.min-educ.pt/#/) e inscrever-se na turma (https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1415252/enroll), até ao dia 19 de setembro de 2019.

Consulte o programa provisório aqui.

ubbu abre vagas gratuitas para as escolas poderem ensinar a programar

A ubbu é um projeto que nasce com a missão social de preparar todas as crianças para uma nova sociedade digital através do ensino da Ciência da Computação e Programação. Pretende contribuir para o posicionamento de Portugal na vanguarda do desenvolvimento do pensamento computacional, tornando o aumento da literacia digital um objetivo nas escolas públicas do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, contando para isso com o apoio da Direção-Geral da Educação.

Com uma plataforma online, professores de qualquer área são capazes de ensinar programação aos seus alunos através de jogos, vídeos e exercícios interativos integrados num currículo de 30 aulas. Os conteúdos dessas aulas estão alinhados com os de outras disciplinas, como Matemática, Ciências ou Português, e ainda com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O uso da plataforma é gratuito para todas as escolas públicas, e inclui ainda formação acreditada pela ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática.

As escolas e os professores interessados em disponibilizar Ciência da Computação na sua oferta curricular podem inscrever-se através da seguinte ligação: links.ubbu.io/2020/

Para aceder a mais informações sobre a ubbu, consulte o site oficial, página de Facebook ou canal de YouTube, ou entre em contacto diretamente para o ola@ubbu.io.

EU Code Week - Deep Dive MOOC

Estão abertas as inscrições para um novo MOOC da European Schoolnet Academy, destinado a docentes de todas as áreas curriculares dos ensinos básico e secundário.

O Deep Dive MOOC oferece, aos professores de todas as áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, ideias, material de formação gratuito e recursos para ajudá-los a trazer a programação e o pensamento computacional para o seu ambiente de ensino/aprendizagem. Atenção especial é dada às ferramentas e a abordagens inovadoras, como ferramentas de programação visual, atividades isoladas, robótica, análise e criação de código. Ao fazê-lo, os participantes tornar-se-ão parte da comunidade de professores entusiasmados que interagem, partilham as melhores práticas e participam na campanha 2019 EU Code Week.

O Deep Dive MOOC baseia-se no curso Icebreaker que decorreu na European Schoolnet Academy em junho e que tinha como objetivo tornar a EU Code Week mais apelativa e significativa para os professores, aumentando a consciencialização sobre a importância da integração de programação e do pensamento computacional nas suas atividades letivas.

Mais informações: [PDF]

 

Já Aconteceu


VI Jornadas da Educação - Lousada

Decorreu nos dias 5 e 6 de setembro de 2019, as VI Jornadas da Educação, em Lousada, sob o tema Uma escola tecnologicamente centrada nas pessoas. Entre outros objetivos, discutiram-se os conceitos de felicidade e inovação tecnológica em ambiente escolar, identificaram-se exemplos tecnologicamente inovadores como fator de melhoria das aprendizagens e sucesso dos alunos e das organizações escolares, debateu-se acerca das oportunidades para aproveitar as possibilidades de uma maior flexibilidade curricular e o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos, para implicar os docentes em novas e diversas abordagens pedagógicas que concorram para uma escola com mais e melhor sucesso.

Este evento resultou da organização conjunta do CFAE Sousa Nascente e do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lousada, que contou com o apoio e articulação dos órgãos de Direção dos 4 Agrupamentos de Escolas deste Concelho e de várias personalidades do mundo académico.

Para mais informações consulte o seguinte endereço:
http://www.cfaesousanascente.org/jornadas/

Dica TIC


O AAA Math é uma plataforma web, completamente gratuita, que disponibiliza um enorme conjunto de exercícios, jogos e tarefas, associadas à área da matemática, de uma forma muito simples e intuitiva.
Estes exercícios estão organizados por áreas disciplinares e anos de escolaridade o que permite um rápido acesso ao exercício que se pretende.

Pode ser um complemento à realização de exercícios na sala de aula e um incentivo à colaboração entre os alunos.

Saiba mais em: http://www.aaamath.com/
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

 
WebSite da ERTE

Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
ERTE
Facebook
Twitter
YouTube
Contacto