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Tablets em sala de aula - Oradores

Conheça os oradores do Encontro Nacional Tablets na Educação:

Diana Bannister

Diana Bannister, University of Wolverhampton, Reino Unido.

Diana é a Diretora de Desenvolvimento de Tecnologias de Aprendizagem na Faculdade de Educação da Universidade de Wolverhampton. Começou a sua carreira como professora do 1º ciclo e vice-presidente da escola. Em 2001 mudou-se para a Universidade para liderar projetos de tecnologia e melhoria da escola. Em 2009 começou a trabalhar com escolas de toda a Europa, ajudando os professores a fazer uso efetivo das tecnologias para apoiar a aprendizagem e o ensino.

José Luís Ramos

José Luís Ramos, Universidade de Évora, Portugal.

José Luís Pires Ramos é professor associado do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora e Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Salamanca. É Professor e investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia na Universidade de Évora. A sua actividade profissional incide nos campos da integração das TIC no currículo e na aprendizagem, formação de professores em TIC e concepção, desenvolvimento e avaliação de software e recursos educativos em suporte digital. Tem participado em projectos de investigação e desenvolvimento nacionais e internacionais e publicado artigos científicos e pedagógicos nos domínios assinalados. Foi coordenador e co-autor de vários estudos nacionais no domínio das TIC em Educação. É membro da equipa de coordenação científica do projecto “ Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI” e conselheiro científico do projecto “TEA – Tablets no Ensino e na Aprendizagem” , coordenado por José Moura Carvalho.

José Moura Carvalho

José Moura de Carvalho, Coordenador de projetos – Projeto TEA, Portugal.

Coordenador do projeto TEA – Tablets no Ensino e na Aprendizagem. A sala de aula Gulbenkian: entender o presente, preparar o futuro.

Graça Bau

Graça Bau, Projeto Piloto EDULABS , Portugal.

CEO do Consórcio de empresas E-XAMPLE, desde Abril de 2012. Adjunto do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação do XIX Governo Constitucional e do Secretário de Estado das Obras Públicas e Telecomunicações dos XVII e XVIII Governos Constitucionais. Carreira de 33 anos no Grupo PT com cargos de Direção (Engenharia, Desenvolvimento de Negócio e Comercial) e Administração (PT Comunicações, PT Multimédia, TV Cabo Portugal, TMN e PT Contact). CEO da TV Cabo Portugal (PT Multimédia) durante 11 anos. Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) entre 1995 e 1997. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, tendo sido Monitor e Assistente Convidado de cadeiras na área da Estatística e da Informática.

Fernando Franco

Fernando Franco, Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, Portugal.

Fernando Manuel Rodrigues Franco é membro da equipa da ERTE. Licenciado em Geografia, exerce a profissão de professor há 33 anos. Entre vários cargos salienta-se o ter sido durante oito anos Diretor do Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos. Foi Presidente do Conselho Geral e responsável pela Infra-estrutura informática da Escola, durante 6 anos. Foi representante dos Professores no Concelho Municipal de Educação de Vila Franca de Xira. É o Coordenador Nacional do Projeto Creative Classroom Lab, da European Schoolnet. Na equipa ERTE está envolvido no projeto piloto Edulabs, é elemento da equipa da produção dos Webinar da DGE e ainda responsável da área dos Acessos das Escolas.

Jorge Mata

Jorge Mata, Projeto ManEEle, Direção Regional de Educação do Alentejo, Portugal.

Professor e técnico do Gabinete de Informática, Multimédia, Imagem e Comunicação (GIMIC) da DSRA da DGESTE-MEC, desenvolvendo atividades centradas na área da tecnologia educativa dirigida às escolas, desde a informática ligada ao hardware, até à produção de conteúdos. Destaque nessas atividades ao design instrucional no e-learning, produzindo e ensinando a produzir, materiais formativos para as escolas. Está ou esteve envolvido em projetos de intervenção pedagógica suportados pelas TIC, tais como o projeto “wEbi”, em 1996, que consistia na criação de uma rede social entre as escolas do Alentejo da mesma tipologia (Escola Básica Integrada), o projeto “Escola Digital”, que em 2003 implementou um Plano Tecnológico em todas as escolas do Alentejo e mais recentemente o projeto “descomplica.edu”, um conjunto de atividades centradas na modernização tecnológica das escolas, na melhoria da comunicação entre agentes educativos e na inovação pedagógica, onde se insere o projeto ManEEle (Manuais Escolares Eletrónicos), que presentemente coordena em duas escolas e que estuda o impacto da substituição do manual escolar em papel por um manual escolar digital.

Luís Fernandes

Luís Fernandes, Diretor do Agrupamento de Escolas do Freixo, Portugal.

Licenciado em Ensino de Português e Francês, Especialização e Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Mestrado em Administração Escolar, Curso de Líderes Inovadores. Iniciou a docência em 1991 e desde 1997 exerce as funções de Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo. Liderou vários projetos ligados às TIC. Orador convidado em conferências sobre educação e tecnologia. Microsoft Innovative Educator Expert 2013; Microsoft Pathfinder School 2012; Microsoft Mentor School 2013 e Microsoft Showcase School 2014; Future Classroom School Leaders Focus Group; Co-Fundador do blogue innteach.com.

Nuno Mantas

Nuno Mantas, Diretor do Agrupamento de Escolas da Boa Água, Portugal.

Licenciatura em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico concluída em 1997. Pós-graduação em Administração Escolar, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em 2009. Professor do grupo 510, Físico-Química desde 1995. Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Sesimbra – Castelo Poente (AESCP), de 2004 a 2009. Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas da Boa Água, Quinta do Conde, durante a instalação do Agrupamento no ano letivo de 2009/2010. Diretor do Agrupamento de Escolas da Boa Água, desde Maio de 2010.

Sofia Cristo

Sofia Cristo, Diretora Pedagógica do Colégio da Beloura, Portugal.

Mestrado em Psicologia Educacional – Instituto Superior de Psicologia Aplicada
– Fundadora dos Colégios
– Belourinha (2002),
– Colégio da Fonte Velha (2006) e
– Colégio da Beloura (2014)
– Diretora Escolar desde 2002, desenvolvi as atividades:
Desenvolvimento de Novos Projectos / New projects development
Direcção de Recursos Humanos
Controlo de qualidade educacional
– Master Franchiser do First College
– Responsável pela Área Educacional
– Responsável pelos Recursos Humanos.

Lúcia Pombo

Lúcia Pombo, Prof. Auxiliar – Dep. de Educação da Univ. de Aveiro, Portugal.

Lúcia Pombo, Doutorada em Educação e Doutorada em Biologia, é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA). É membro efetivo do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da UA e membro do Laboratório de Conteúdos Digitais. Tem publicado tanto no domínio das Ciências (Biologia Marinha e Ecologia) como no domínio da Educação (Exploração das Tecnologias no Ensino, Formação de Professores, avaliação do Ensino Superior e Educação em Ciências). Tem participado ativamente em projetos europeus e nacionais e colaborado com o Centro de Competências TIC/UA em conferências e workshops sobre segurança na internet.

Anja Balanskat

Anja Balanskat, European Schoolnet, Bélgica.

Anja Balanskat é Analista Sénior, gestora de projeto e consultora com mais de 12 anos de experiência profissional no domínio das TIC na formulação de políticas educativas, prática, inovação e investigação.
Foi responsável por diversos estudos financiados pela indústria e pela CE, sendo especialista em estratégias de aprendizagem móvel, currículo digital e quadro de competências. Atualmente, supervisiona o projeto Creative Classrooms Lab, acerca de políticas de utilização de tablets nas escolas. Como especialista na execução e avaliação de projetos-piloto, é responsável também pelo desenvolvimento de um serviço de validação para a European Schoolnet. Coordena, desde há vários anos, o grupo de trabalho da European Schoolnet sobre Competências Digitais.
Anteriormente, foi conselheira de Gestão Estratégica Europeia de Universidades na European Benchmarking initiative in Higher Education.
Anja possui um Mestrado em Desenvolvimento de Recursos Humanos e Estudos Europeus do College of Europe, em Bruges, na Bélgica e um “Staatsexamen” (equivalente a MA), grau de Professor da Friedrich- Schiller Universidade de Jena, na Alemanha.

Manuel Santos

Manuel Santos, Agr. de escolas da Gafanha da Nazaré proj. EduLabs, Portugal.

Professor de informática licenciado em Engenharia Informática Industrial e pós graduado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Tecnologias Multimédia. Leciona no Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré há 14 anos onde ocupou o cargo de coordenador TIC e PTE. Atualmente é o responsável pelo projeto EduLabs.

Rui Lima

Rui Lima, Colégio Monte Flor, Portugal.

É Professor e Diretor Pedagógico no Colégio Monte Flor, uma das duas Microsoft Show Case School portuguesas. Mestre em Administração e Organização Escolar tem estado envolvido em diversos projetos centrados na inovação pedagógica e na utilização de tecnologias na aprendizagem.
Em 2011 foi distinguido pela Microsoft como um dos 18 professores mais inovadores do mundo e este ano, volta a estar nomeado para participar nesta competição mundial. Tem colaborado com a ERTE em projetos como: o Etwinning, o ASPECT, o eQnet e mais recentemente, o Creative Classrooms Lab, no qual desempenha a função de Lead Teacher.

Paula Lopes

Paula Lopes, Agrupamento de escolas de S. João da Talha, Portugal.

Paula Cristina Carvalho Simões Lopes, docente, licenciada pela Escola Superior de Educação de Lisboa, em Ensino na variante de Matemática e Ciências, com quinze valores. Pertence atualmente ao quadro do Agrupamento de Escolas de São João da Talha, exercendo funções no quarto e terceiro anos do primeiro ciclo da Escola Básica de Vale de Figueira, deste agrupamento.

Carla Valentim

Carla Valentim, Ag. de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha , Portugal.

Professora de Física e Química no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha. Mestrado em Didática das Ciências: TIC para o Ensino das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Pós-Graduação em Física para o Ensino pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Licenciatura em Ensino de Física e Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Participou no projeto iTEC – Innovative Technologies for an Engaging Classroom, em Portugal coordenado pela ERTE- Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas onde num dos ciclos de pilotagem utilizou o Ipad em sala de aula.

Ana Batalha

Ana Batalha, Agr. de escolas de Atouguia da Baleia, Portugal.

Mestre em História Regional e Local, pertence ao grupo 400 (História) do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, tendo lecionado desde o terceiro ciclo ao ensino superior. É consultora de formação e formadora certificada nas áreas: Tecnologias Educativas; Pedagogia; Didática; Património e História. Participou no projeto europeu iTEC a convite da Promethean no “cycle 5 pilot teacher”; é coordenadora do projeto transectorial Erasmus + “21st Century European Classrooms”. Tem diversos artigos publicados. É autora da obra “Os concelhos de Peniche e de Atouguia da Baleia: Sociedade e Governança (1773-1840) e foi co-autora em outras obras, destacando-se: “História do Governo Civil de Lisboa”.

Ana Rita Bessa

Ana Rita Bessa , Representante da Leya, Portugal.

Ana Rita Bessa, nasceu em Lisboa em 1973. É licenciada em Economia pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica, em 1996. Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação pela mesma Universidade, em 2014. Foi assistente de várias cadeiras na Faculdade de Economia e desenvolveu a sua atividade profissional desempenhando funções de gestão e direcção em instituições como a Unilever, a Mediacapital, a Associação Empresários Pela Inclusão Social e, desde 2011, o Grupo LeYa. Atualmente é responsável pela área de Educação Digital da LeYa Educação, acompanhando o desenvolvimento de projetos piloto e combinando valências de educação/pedagogia, tecnologia e gestão.

Rui Pacheco

Rui Pacheco, Representante da Porto Editora, Portugal.

Rui Pacheco, 45 anos, é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e desenvolveu estudos complementares na área da Gestão de Empresas, da Gestão de Projetos e no domínio das Tecnologias Educativas. É Diretor do Centro Multimédia da Porto Editora desde 1995, departamento da empresa responsável pela conceção de conteúdos, design e gestão de projectos na área das tecnologias da informação e comunicação. Entre estes destacam-se a Diciopédia, a Infopédia.pt, o Educare.pt, o Sítiodosmiúdos.pt e o serviço Escola Virtual.

Manuel da Silva Pinto

Manuel da Silva Pinto, Casa das Ciências, Portugal.

Manuel Luís da Silva Pinto, nascido a 27 de Julho de 1946 no Porto Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1972 e Mestre em Ciências da Educação (Informática no Ensino) pela Universidade do Minho, em Outubro de 1995. Sub coordenador do Projeto Casa das Ciências da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2007 e Diretor de Produção da Revista de Ciência Elementar do mesmo projecto. Ligado à Formação contínua e inicial de Professores entre 1982 e 2006, nomeadamente na ESE do Porto. Responsável por estruturas regionais de informática do ME (Região Norte) entre 1986 e 1991. Autor de mais de duas dezenas de publicações ligadas à Informática Educativa.