Temas
- Avaliação e Tecnologias
- CTEM
- Desenvolvimento Profissional Docente
- Educação 1:1
- Educação para os Media
- Ensino a Distância e Comunidade de Prática
- Escola do Séc. XXI
- Literacia Digital
- Jogos Educativos Digitais
- Mobile Learning
- Pensamento Computacional, Programação e Robótica
- Recursos Educativos Digitais
- Sociedade da Informação
- Web 2.0 e Redes Sociais
- Effective Assessment in a Digital Age - Guia para uma avaliação eficaz na era digital | JISC | 2010
- The Use of ICT for the Assessment of Key Competences | JRC | 2013
- CTEM
- Efforts to Increase Students' Interest in Pursuing Science, Technology, Engineering and Mathematics Studies and Careers. National Measures taken by 30 Countries – 2015 Report | Scientix | EUN | 2015
- Desenvolvimento Profissional Docente
- Continuing Professional Development in ICT for teachers | BECTA | Agosto 2009
- Formação Inicial de Professores | Conselho Nacional de Educação | 2015
- ICT and Initial Teacher Education: National Policies, OECD Education Working Papers, No. 61, OECD Publishing.
- Integration of Technology, Curriculum, and Professional Development for Advancing Middle School Mathematics: Three Large-Scale Studies | USA | 2010
- TACCLE - Apoio a professores para a criação de conteúdos em ambientes de aprendizagem - Manual de e-learning para professores [em português] | TACCLE | 2009
- Teacher Networks - Todays and tomorrow's challenges and opportunities for the teaching profession | EUN | 2012
- Training Our Future teachers - National Council for Teacher Quality Report | 2013
- 1-TO-1 IN EDUCATION: Current practice, international comparative research evidence and policy implications | OECD | 2010
- Desenvolvimento de Linhas de Orientação Práticas e Orientação Práticas para Iniciativas de Informática 1:1, EUN | 2013
- Framing ICT-enabled Innovation for Learning: the case of one-to-one learning initiatives in Europe, European Journal of Education, Volume 48, Issue 1
- Overview and Analysis of 1:1 Learning Initiatives in Europe, European Schoolnet, [PDF] | 2013
- Practical guidelines for 1:1 initiatives | ACER/EUN | 2013
- "As crianças, as notícias e o conhecimento do Mundo", Patrícia Silveira in S. Pereira & M. Toscano (Eds.) (2015). Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3.º Congresso, Braga: CECS. pp. 387-398
- "Cidadania na era digital: um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto formal e informal de aprendizagem", Vitor Tomé (2016) in Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol. 13, n. 31, pp. 372-403.
- Dependências online. O poder das tecnologias. Ivone Patraão e Daniel sampaoio (coord.). Ed. Pactor. 2016.
- "Entre a Escola e a Família: um Estudo em torno de práticas de Educação para os Media em Portugal", Patrícia Silveira in Revista Comunicando, vol. 2, 2013 - Tecnologias de informação, novos media e literacia digital
- Guia prático de Educação para os Media, Patrícia Silveira, Clarisse Pessôa, Diana Pinto, Simone Petrella, Amália Carvalho, Direção-Geral da Educação (2017)
- "Media education in Portuguese curricula", Vítor Tomé (2016) in The Journal of Media Literacy, vol 63, ns. 1 e 2, pp. 43-49.
- Os Media e a Crise dos Refugiados - Agenda de atividades de Educação para os Media | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho | 2015
- Research on the impact of online marketing on children's behaviour | Comissão Europeia | 2016
- Referencial de Educação para os Media | Direção-Geral da Educação | 2014
- Copyright and Education in Europe: 15 everyday cases in 15 countries, Final Report, Teresa Nobre | COMMUNIA International Association of the Digital Public Domain | 2017
- Tese de doutoramento em O Uso das TIC em Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico nos Distritos de Vila Real e Bragança Nuno Machado | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | 2015
- Manual sobre os Media: Conhecer o Mundo dos Media e da Comunicação.Pequeno guia, da autoria da professora Patrícia Silveira, que pretende introduzir conceitos e dimensões do âmbito dos Media e da literacia mediática (não editado). Patrícia Silveira|Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (FCH)
- Ensino a Distância e Comunidades de Prática
- Compendium of Good Practice - Cases of e-learning | Danish Technological Institute | 2008
- Comunidades de prática no espaço digital| APDSI | 2009
- Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies| U.S. Department of Education | 2009
- Learning in Informal Online Networks and Communities | JRC | 2010
- Pedagogical innovation in new learning communities: An in-depth study of twelve online learning communities
- O projeto eTwinning LOA: uma abordagem intercultural para a integração pedagógica das TIC no ensino das línguas, Maria Piedade Carvalho Silva, Tese de Doutoramento em Linguística e Ensino de Línguas [em português] | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras – Pólo de Viseu, Departamento de Letras | 2012
- Utilização de Plataformas de Gestão de Aprendizagem em Contexto Escolar - Estudo Nacional [em português] | DGIDC | 2008
- "Adults, Computers and Problem Solving What's the Problem? | OCDE | 2015
- "I'm stuck, can you help me?" A report into parent's involvement in school work at home | BECTA | 2010
- 21st Century Skills and Competences for New Millennium Learners in OECD Countries | OCDE | Dez 2009
- 21st Century Teacher: are you ready to meet the challege? | BECTA | 2010 |
- A Participação das Escolas Portuguesas no Projeto SeguraNet – Um Estudo Múltiplo de Casos [em português]
- Are the New Millennium Learners Making the Grade? - Relatório acessível na BooKShop da OCDE
- Assessing the Effects of ICT in Education | JRC - CE | 2009
- As TIC na Austrália - Vozes de Professores e Alunos | Australian Government | 2009
- Avaliação da Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis | DGIDC | 2009
- Creativity in Schools in Europe: A survey of Teachers | CE | 2009
- Horizon Report Europe - 2014 - Edição Escolas - [introdução e síntese]| CE | 2014 | [em português]
- Horizon Report Europe - 2014 Schools Edition - [versão completa, em inglês]| CE | 2014
- IBM Global Education - Education for a Smarter Planet: The Future of Learning | IBM | 2009
- ICT for Learning in the Information Society | JRC IPTS | s.d.
- ICT transforming education: A regional guide | UNESCO | 2010
- Innovating Pedagogy 2014 - Open University Innovation Report 3 | Open University | 2014
- Lubin, I. Intentional ICT: Curriculum, education and development | UNESCO International Bureau of Education | 2016
- Key Data on Learning and Innovation through ICT at School in Europe 2011 | Eurydice Report | CE | 2011
- Learning from International Experiences with Interactive Whiteboards - The Role of Professional Development in Integrating the Technology | OCDE | 2013
- LEARNING, INNOVATION and ICT - Lessons learned by the ICT cluster Education & Training 2010 Programme | CE | s.d.
- Números-chave sobre a aprendizagem e a inovação através das TIC nas escolas da Europa – 2011, Eurydice, Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, Ministério da Educação, 2011 [em português]
- Re-engineering the Uptake of ICT in Schools [em inglês] | Springer | 2015
- Réussir l’école numérique - Mission parlementaire Fourgous sur l'école numérique [em francês] | CE | 2009
- School development and excellent teaching for a great start in life | Communication from de Europena Commission to the European Parliament, The Council, The ERconomical and Social Committee of trhe regions | Maio de 2017
- Students, Computers and Learning . Making the Connection [em inglês] | OCDE | 2015
- Study of the impact of technology in primary schools Synthesis Report | EUN | 2007
- Study on indicators on ICT in education - Estudo sobre indicadores de TIC na educação | CE | 2007
- Study on the Impact of ICT and New Media on Language Learning - Estudo sobre Impacto das TIC e dos novos média na aprendizagem das línguas [em inglês] | CE | 2007
- Survey of schools: ICT in Education, Comissão Europeia, Estudo completo e relatórios de cada país | 2013
- Tecnologias Digitais na Educação | EDUEPB | 2011
- Tecnologias para a transformação da educação: experiências de sucesso e expectativas | Fundação Santillana e outros | 2014
- Technology Compass for Education (Report) | Kennisnet | 2014
- The Future of Learning Institutions in a Digital Age | MIT | 2009
- The use of ICT to support innovation and lifelong learning for all - A report on progress | 2008
- Towards a New End: New Pedagogies for Deep Learning | Michael Fullan and Maria Langworthy, Collaborative Impact | 2013
- Transforming American Education: Learning - Powered by Technology |Office of Educational Technology, U.S. Department of Education | 2010
- Conceções de literacia digital nas políticas públicas : estudo a partir do Plano Tecnologico de Educação - Luís Pereira (Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação, área de especialização em Educação para os Media) [em português] | Universidade do Minho | 2012
- DIGICOMP - A Framework for Developing and Understanding Digital Competence in Europe | 2013
- DIGICOMP - Proposta de um quadro de referência europeu para o desenvolvimento e compreensão da competência digital | 2016
- Digital Citizenship Policy Development Guide | Alberta Education. School Technology Branch | 2012
- Green Paper: Digital Literacy - 21st Century Competencies for Our Age: The Digital Age. The Fundamental Building Blocks of Digital Literacy. UK Government, Department of eLearning | 2015
- Second annual yearbook on Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue | UNESCO-NORDICOM | 2014
- The State of Video in Education 2015 - a Kaltura Report | Kaltura | 2015
- Net Via Segura - (cartaz A3) - Deco/Google |2017|
- Referencial Europeu para as Competências Digitais dos Educadores (Digicomp 2.1 ) - European Commission's Science and Knowledge Service |2017|
- DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores |2018|
- Apps para Dispositivos Móveis: Manual para professores, Formadores e Bibliotecários | Ana Amélia Amorim de Carvalho (Org.) | Ministério da Educação, Direção - Geral da Educação | 2016
- Introdução de Tablets nas Escolas: Avaliação do Projeto-Piloto de Tablets Acer, European Schoolnet - Sumário executivo | EUN | 2013
- Introducing Tablets in Schools: The Acer-European Schoolnet Tablet Pilot - evaluation report, full version | EUN | 2013
- Net Children Go Mobile: risks and opportunities | Educatt | 2014
- The Future of Mobile Learning - Implications for Policy Makers and Planners | UNESCO | 2013
- UNESCO Policy Guidelines for Mobile Learning, European Journal of Education, Volume 48, Issue 1 | UNESCO | 2013
- Pensamento Computacional, Programação e Robótica:
- Developing Computational Thinking in Compulsory Education. Implications for policy and practice | EU Science Hub | 2016
- Estudos de Avaliação da "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico" | Universidade de Évora | 2016
- A programação no 1.º ciclo do Ensino Básico: análise da experiência piloto em duas escolas do Concelho do Seixal. | Cunha, Jorge| Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
- Recursos Educativos Digitais
- A Basic Guide to Open Educational Resources | UNESCO | 2011
- A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender : práticas dos professores e perspetivas dos especialistas, Cornélia Castro, Tese de doutoramento, Ciências da Educação [em português] | Universidade Católica Portuguesa | 2014
- Cadernos SACAUSEF (Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação) [em português] | DGIDC | 2011
- Intelectual Property and Education in Europe | Office for harmonization in the Internal market | 2015
- Os professores como autores e editores de recursos educativos digitais: uma investigação-ação na escola, Fernando Campos, Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação) [em português] | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | 2013
- Perspectives on Open and Distance Learning: Open Educational Resources: Innovation, Research and Practice | Commonwealth of Learning | Athabasca University | 2013
- Portal das Escolas - Recursos Educativos Digitais para Portugal - estudo estratégico [em português] | GEPE | 2010
- "Teacher Placement Initiatives - Collection of Best Practices" |PDF| [em ingês] | European Schoolnet | 2017
-
Teacher’s Perceptions of using blogs in EFL Classes in Portugal - Project Report |PDF| [em ingês] | Alexandra Duarte, I.P. Leiria | 2017
-
As Tecnologias de Informação e e Comunicação na Formação Inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico - Crenças e Perspetivas de Formadores | Maria Gorete Ramos Fonseca, Tese de Doutoramento, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | 2018
- Relatório anual da Comissão Europeia, "Education and Training Monitor 2015"
- Acquiring e-Leadership Skills - Fostering the Digital Transformation of Europe [em inglês] | Comissão Europeia | 2015
- A Sociedade de Informação em números [em português]
- A Sociedade de Informação em Portugal | UMIC | 2010 [em inglês]
- Case studies: 21. CEIP San Felix, Candas (Asturias) | Espanha | 2009
- As TIC para um mundo mais seguro | APDSI | 2009 [em portugês]
- A utilização da Internet em Portugal 2010 realizado pelo LINI - Lisbon Internet and Networks Institute com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento | 2010
- Crianças (0 aos 8 anos) e Tecnologias Digitais - Um estudo qualitativo exploratório. Relatório Nacional Portugal | Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica | 2016
- Final Report for the Next Generation Internet Consultation [em inglês] | Comissão Europeia | 2017
- Meausring the information society | ITU | 2009
- OECD Skills Outlook 2015 - Youth, Skills and Employability | OCDE | 2015
- Para um conhecimento real da Sociedade da Informação na Europa | CE | 2007
- Transforming Education: The Power of ICT Policies. UNESCO | 2011
- Livro Branco “Transforming the world with culture: Next steps on increasing the use of digital cultural heritage in research, education, tourism and the creative industries.”. | Europeana | 2015
- (Children in the Digital World) -“As Crianças no Mundo Digital”| PDF (inglês) | UNICEF | 2017
- Open Education Policies: European Commission's new reports |PDF| [em inglês] | Andreia Yves Punie, |European Commission| 2017
- Relatório Cibersegurança em Portugal – Sociedade 2020 |Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS)!
- Ambiente virtual de aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de competências : romper os limites da sala de aula, Maria da Conceição Jacinto, Tese de Mestrado em Educação (Área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação) [em português] | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | 2011
- Learning 2.0 - The Impact of Social Media on Learning in Europe | JRC | 2009
- Learning 2.0: The Impact of Web 2.0 – Innovations on Education and Training in Europe | JRC | 2010