Está aqui

https://erte.dge.mec.pt/partilhas-quarta-2022-2023-sessoes-sessao1

Início    |    ▶ Sessões (2022/2023) ◀    |    Sessões (2021/2022)

 

Sessão 1: 07 de dezembro 2022 às 21h (60 minutos)

 


Projeto eTwinning - ERTE/DGE

ERTE/DGE: Organização Nacional de Apoio eTwinning
                         

Resumo:

O projeto eTwinning surgiu em 2005, constituindo uma comunidade de escolas da Europa que congrega estabelecimentos de ensino de 44 países. São objetivos desta comunidade o desenvolvimento de projetos colaborativos, online, entre professores e alunos de diferentes graus de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, que permitam colocar em prática metodologias ativas na sala de aula, explorar conteúdos curriculares em articulação entre docentes e alunos de diferentes países, utilizar o digital para apoiar a aprendizagem, contribuir para a expressão escrita e oral num maior número de línguas, através da sua utilização em contexto, encorajar o conhecimento da cultura, história, religião, entre outros aspetos, dos diferentes povos e, através deles, desenvolver um verdadeiro espírito de convivência democrática promotora da paz. No que respeita a Portugal, o eTwinning pode contribuir com sucesso para atingir os pressupostos preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
No âmbito da formação inicial de professores, o eTwinning tem uma área dedicada aos docentes universitários e aos estudantes, futuros professores, para realizarem investigação / projetos conjuntos e para se poderem apropriar do potencial desta comunidade no âmbito do futuro exercício da profissão.

Nome e nota biográfica

Teresa Lacerda (teresa.lacerda@dge.mec.pt)

Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia e Mestre em Educação com especialização de Informática no Ensino. Professora do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico de Biologia e Geologia, encontra-se em mobilidade estatutária na Direção-Geral de Educação, desde 2020, a coordenar a Organização Nacional de Apoio do Projeto eTwinning. Envolvida na coordenação de projetos europeus desde 2002. Registada no eTwinning desde 2005, foi Embaixadora da região Norte entre 2008 e 2020. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.

 


Prémio Nacional eTwinning 2022 - Tema do Ano

Escola: Agrupamento de Escolas Amselmo de Andrade, Almada
                      

Resumo: “I have a DREAM” é um projeto multidisciplinar eTwinning dirigido a alunos do ensino secundário dos 15 aos 18 anos. Pretende-se desafiar os alunos a sonhar e desenvolver uma atitude positiva em relação ao mundo, ao seu próprio bem-estar, presente e futuro, através de uma viagem simbólica no tempo. O acrónimo DREAM refere-se a: D – design do mundo futuro ideal; R - respeito pelo passado, direitos humanos e direitos autorais; E - empatia para com o outro ser humano e o nosso planeta; A - ações de consciencialização sobre questões locais e globais; M - motivação para aceitar (e criar) colaborativamente desafios. Assim, o projeto partiu da questão norteadora: “Como posso sonhar e agir para tornar os meus sonhos realidade?” Espera-se que os alunos encontrem soluções para os problemas com que são confrontados e, concomitantemente, desenvolvam competências comunicativas, digitais e de cidadania em linha com o PASEO. Afinal de contas, só quem ousa sonhar pode construir um mundo melhor.

Apresentação: [Link]

Nome e nota biográfica

Rita Neves (ritafernandes.neves@gmail.com)

Rita Neves, Mestre em Estudos Ingleses e Alemães, docente no Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, em Almada, onde é mentora eTwinning,  coordenadora de projetos e do Clube Europeu..


Prémio Europeu eTwinning 2022

Escola: Agurupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida

                   

Resumo: On the edge foi um projecto eTwinning e Erasmus+ que pretendeu ligar as aprendizagens ao mundo real. Através de visitas, workshops e cooperação internacional, procuramos desafiar os nossos alunos, alargar a sua cultura geral e desenvolver as suas competências. 

Apresentação: On the edge  [Link.]

Nome e nota biográfica

Manuela Correia  (musicadc@gmail.com)

Manuela Correia é professora de Educação Musical desde 1980. Fez o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto e licenciou-se em Educação Musical na E.S.E. do Porto. Registou-se no eTwinning em 2010. Desde então, os seus projectos contam já com 7 prémios nacionais e dois europeus. Em 2017 fundou o “Litter@sea”, um projecto ambiental que, através de uma lição online, procura alertar crianças e jovens de todo o mundo para os malefícios do uso excessivo do plástico. Coordenadora do projeto "On the edge".

Lígia Oliveira (ligia.ol@gmail.com)

Professora de Educação Visual e Tecnológica, do 2.º Ciclo, há 26 anos. Leciona desde 2009 na Escola Básica e Secundária Domingos Capela, uma das escolas do AE Dr. Manuel Gomes de Almeida. Participa no eTwinning desde 2008, onde teve diversos projetos recunhecidos com selos de qualidade e prémios.

Adrian Santos (adriensantos79@gmail.com)

Professor de Física e Quimica, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário há 20 anos. Lecionou no Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida entre 2018 e 2021, atualmente encontra-se a lecionar no Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, Espinho. Participa no eTwinning desde 2018.