Está aqui

Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital - Atividades de Cidadania Digital

iniciativas_cidadania_digital

O Conselho da Europa designou 2025 como o Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, com o objetivo de destacar a importância da educação para a cidadania digital, como uma prioridade na formação e capacitação de crianças e jovens.

A Direção-Geral da Educação (DGE) associa-se a esta iniciativa, convidando todas as escolas a participarem e a promoverem iniciativas de Educação para a Cidadania Digital, envolvendo as respetivas comunidades educativas. Neste âmbito, a DGE promove e apoia, desde há vários anos, através do Centro de Sensibilização  SeguraNet,  diversas ações, nomeadamente no que se refere à dinamização de  iniciativas de sensibilização, como "Desafios SeguraNet", "Líderes Digitais", Escola sem Bullying I Escolas sem Violência” e "Academia Digital para Pais".
A DGE promove, ainda, as campanhas: "Dia da Internet Mais Segura nas Escolas", "Age. Fala. Muda. A tua voz contra o Bullying" e "Desinformação em contexto de guerra", entre outras.
Sempre que necessário, as comunidades educativas podem  recorrer a serviços de apoio, como a Linha Internet Segura, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que dispõe de um sistema para encaminhamento de  ocorrências graves às autoridades competentes sempre que uma criança possa estar em perigo, e o CERT.PT, sob responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que apoia na resolução de incidentes digitais, como os ciberataques.
O Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital representa, assim, uma oportunidade para divulgar e consolidar práticas para uma utilização segura das tecnologias digitais, envolvendo as comunidades educativas na construção de uma sociedade digital mais segura e responsável.
Consulte a infografia que contempla as iniciativas DGE - Educação para a Cidadania Digital.