Está aqui

Dia da Internet mais Segura

foto

Para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, visitaram a sede do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, em Torres Novas, onde ficaram a conhecer os vários projetos que esta comunidade educativa desenvolve.
Os dois ministros participaram em algumas das ações de sensibilização, programadas para assinalar o Dia da Internet mais Segura e que continuarão a decorrer, ao longo do mês de fevereiro. Durante as sessões, dinamizadas por alunos dos vários ciclos de ensino, constatou-se que as questões relacionadas com a Cidadania Digital são entendidas, logo a partir do  1.º ciclo, como algo imprescindível para que a utilização da Internet e dos dispositivos móveis se processe de forma segura e responsável. De acordo com uma das alunas, a frequentar o 4.º ano de escolaridade, “[...] o que temos de saber é que existem milhões de pessoas na Internet: umas más e outras boas e temos de nos proteger das más.”
Através das suas intervenções, os alunos revelaram que têm estado envolvidos em ações que contribuem  para prevenir e reduzir as situações de abuso e de violência online não só entre pares, mas também junto das famílias. Além das sessões, moderadas pelos alunos, realizaram-se outros momentos de sensibilização, promovidos pela associação de pais, em colaboração com a Escola Prática de Polícia e a Polícia de Segurança Pública.
De notar que, tal como o Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, em território nacional, até à data, mais de 400 Agrupamentos de Escolas registaram as suas atividades na página disponibilizada pelo Centro de Sensibilização SeguraNet.
Registo de reportagem.