Está aqui

Dia da Internet Mais Segura 2020 em Cabo Verde

dia da internet mais segura cabo verde

No âmbito da parceria estabelecida formalmente em 2017, e consolidada em 2019, entre o Instituto Politécnico de Santarém em Portugal e a Universidade de Santiago, em Cabo Verde, resultou em fevereiro de 2020 uma forte ação, no âmbito do Dia da Internet Mais Segura 2020. Durante todo o mês de fevereiro, vários agrupamentos de escolas da Ilha de Santiago puderam assistir e participar em sessões organizadas por professores, mestrandos em Pedagogia, da Universidade de Santiago. Este trabalho foi desenvolvido a partir da disciplina de Tecnologias Educativas, lecionada pela coordenadora do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém), Cristina Novo.

O caminho que tem vindo a ser percorrido em Cabo Verde teve expressão, este ano, no Dia da Internet Mais Segura, nos Agrupamentos de Escolas LAC – Liceu Amilcar Cabral e Justina Ferreira, na cidade de Assomada, região de Santa Catarina, e ainda nos Agrupamentos de Achada Bolanha e Tarrafal II, situados noutras regiões da ilha. Nestas iniciativas, envolveram-se aproximadamente 500 alunos do ensino secundário e três dezenas de professores. As sessões trataram e debateram temas como o ciberbullying, redes sociais “riscos e desafios”, direitos de autoria e dependência de jogos e da tecnologia.

Algumas destas iniciativas mereceram a atenção dos órgãos de comunicação social cabo-verdianos, que deram assim visibilidade a um trabalho que se está a iniciar e que se quer continuar a desenvolver no território. Dando continuidade ao trabalho/projeto(s) já realizado(s) no terreno, estão previstas, para o início do próximo ano letivo e em articulação com o Centro de Competência TIC da ESE/IPSantarém e a Universidade de Santiago, ações de formação contínua de docentes que visem sensibilizar as comunidades educativas para o trabalho que é necessário desenvolver  no âmbito da Cidadania Digital.

O Centro de Competência TIC da ESE/IPSantarém, em articulação com a Direção-Geral da Educação, no âmbito  do Centro de Sensibilização SeguraNet tem realizado, ao longo de 15 anos, um trabalho persistente na área da Cidadania Digital, com projeção nacional, atinge agora o âmbito internacional através de um projeto que pretende marcar forte participação na formação de formadores, assim como em iniciativas de divulgação e formação junto das escolas, docentes, estudantes e famílias na ilha de Santiago. Esta colaboração mereceu também o reconhecimento da rede Insafe, através da  divulgação no portal  Better Internet for Kids: https://www.betterinternetforkids.eu/web/portal/practice/awareness/detail?articleId=5772639