Está aqui

Encontro da Rede Europeia dos Centros Internet Segura

Encontro da Rede Europeia dos Centros Internet Segura

Decorreu online, nos dias 15 e 16 de junho, o Insafe Training Meeting -  encontro da rede europeia dos Centros Internet Segura.  Além da oportunidade para a partilha de experiências e práticas entre os centros que integram a rede Insafe,  o encontro permitiu também:  analisar os desafios da realidade virtual e como isso mudará o modo como interagimos online; debater a Estratégia Europeia uma internet melhor para crianças (BIK+) e as implicações para o trabalho da rede; planificar o Dia da Internet Segura 2023; analisar a ação dos Centros de Internet Segura na resposta ao conflito na Ucrânia e para identificar o apoio a disponibilizar  às pessoas afetadas pela situação atual.

Neste encontro teve, ainda, lugar a “Insafe Resource Competition” durante a qual foram apresentados  diversos  recursos de sensibilização, submetidos à apreciação e  votação dos especialistas que integram os cerca de 30 Centros Internet Segura.   

De destacar o recurso português, jogo de tabuleiro de Cidadania Digital “Vamos descobrir o mundo digital” que ficou classificado na terceira posição. O  "Dangerous friendship on the internet", sobre a problemática do Grooming, apresentado pela Letónia, obteve o primeiro lugar . Na segunda posição ficou a campanha de sensibilização “#StopChildAbuse” para prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças na Internet, da responsabilidade do Centro Internet Segura Espanhol, que contou com a colaboração do Centro Internet Segura Português e dos Líderes Digitais. 

A Direção-Geral da Educação faz parte integrante da rede Insafe, através do Centro de Sensibilização SeguraNet que, por sua vez, integra o Centro Internet Segura. 

Vídeo de apresentação do recurso português “Vamos descobrir o mundo digital” em língua inglesa: https://www.youtube.com/watch?v=feE4NrlTFLI