Está aqui

Insafe Training Meeting 2023 - Participação de Jovem Portuguesa

imagem

“Sei que, agora, como no futuro, quero fazer uso desta voz, e deste espaço para falar. É por isso que estou aqui hoje, que encorajo os jovens a intervir e que tiro o chapéu às organizações que estão a trabalhar para promover uma participação juvenil mais inclusiva e frutífera.”  Com estas palavras, a jovem Joana Martins concluiu a sua intervenção no painel Bringing in the voice of youth, durante o encontro da rede Insafe, em Viena, nos dias 19 e 20 do mês de abril, e onde se discutiu acerca da importância de envolver as crianças e jovens nos processos de decisão e informação. 

A Líder Digital portuguesa e embaixadora do projeto Better Internet for Kids (BIK) integrou o grupo de elementos que debateu acerca do impacto que a participação em projetos envolvendo jovens teve nas suas vidas. Participou, ainda, na organização de debates sobre estratégias de otimização dos processos de intervenção por parte dos mais novos.  

Os participantes, de quase 30 países, aproveitaram este espaço para trocarem ideias acerca de estratégias e recursos e partilharem opiniões, para fazer face aos desafios com que se deparam. De Portugal, marcaram presença representantes do Centro Nacional de Cibersegurança, da Seguranet, do IPDJ e da Linha Internet Segura. 

Durante estes dias, foram debatidos  temas como as necessidades dos jovens online, práticas de apoio aos grupos vulneráveis e o Dia da Internet mais Segura. A jovem oradora portuguesa espera que este encontro tenha sido mais um passo rumo a “que a boa participação juvenil não seja um privilégio, mas uma prática comum ".