Está aqui

MOOC - "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” – Resultados das duas edições

moocCyberbulling

O Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, intitulado “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, lançado em outubro de 2019, pelo Ministério da Educação,  pretende dotar as comunidades educativas de uma série de instrumentos que ajudem a prevenir e a combater estas formas de violência, sobretudo entre os mais jovens.

Um dos eixos principais deste plano é o da formação, destacando-se as duas edições do Massive Open Online Course (MOOC) - "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir”, destinado a professores, educadores, pais e encarregados de educação, psicólogos, forças de segurança e outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos. Estas duas formações, promovidas pelo Centro de Sensibilização SeguraNet, contaram com 5333 registos e 1368 participantes que concluíram o curso com sucesso.  A primeira edição decorreu em junho 2019 e a segunda  em fevereiro de 2020.

O objetivo principal destes cursos consiste em  sensibilizar os participantes para a problemática do Bullying e do Ciberbullying, através de conhecimentos teóricos e competências práticas que lhes permitam identificar, prevenir e intervir quando confrontados  com situações de Bullying e ou de  Ciberbullying.

Podem ser consultados os recursos vídeo do curso em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLaoEjrV1_n-gfeHuKaMEDzAnRUwBzOZYw