Está aqui

MOOC Europeana - “Digital Education with Cultural Heritage”

Mooc europeana

De 7 de fevereiro a 23 de março de 2022, irá decorrer o MOOC “Digital Education with Cultural Heritage” promovido pela European Schoolnet. 

Esta formação, em formato MOOC (Massive Open Online Course), tem como objetivo capacitar e apoiar os professores no uso educativo e didático da plataforma Europeana, já disponível em português em: https://www.europeana.eu/pt

Ao longo deste MOOC, e à medida que vão explorando várias temáticas atuais tais como a diversidade e a inclusão, o blended learing (aprendizagem mista) ou as mudanças climáticas, os participantes terão igualmente a oportunidade de melhorar a sua compreensão sobre o património cultural digital, de modo a conseguirem integrá-lo, eficazmente, nas suas aulas e práticas pedagógicas, independentemente da disciplina que lecionam ou do nível de ensino dos seus alunos.

Este MOOC tem como principais objetivos: 

  • Apresentar aos participantes os conteúdos culturais da Europeana e ajudá-los a compreender de que modo estes podem ser integrados nas suas atividades pedagógicas online e offline
  • Apresentar aos participantes o modelo para a produção de um cenário de aprendizagem disponibilizado, de modo a poderem utilizá-lo.  
  • Promover o uso de abordagens pedagógicas inovadoras, recorrendo ao património digital disponibilizado pelas artes e ciências.
  • Apoiar o conceito de escolar aberta, ligando as escolas e os diversos museus através de atividades educativas baseadas em recursos da Europeana.

Esta formação, disponibilizada em língua inglesa, integra 5 módulos da aprendizagem (um módulo por semana) e um tempo extra no fim do curso para que os participantes possam submeter a sua atividade final e rever trabalhos de 3 dos seus pares.

Inscrições para este MOOC e informações suplementares disponíveis em: http://bit.ly/DigitalHeritageMOOC

Assista ao vídeo promocional deste MOOC em: https://youtu.be/BS0xUJyXUqQ 

Disponibilizamos ainda o catálogo de formações em formato MOOC que a European Schoolnet Academy vai lançar no início de 2022 (mais informação em https://www.europeanschoolnetacademy.eu/courses).