Está aqui

Olimpíadas Internacionais de Informática 2020 - Aluno português conquista a nona medalha de bronze para Portugal

Olimpíadas

Pedro Dias, aluno do 12.º ano, no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lancastre – Lisboa, conquistou a medalha de bronze na 32.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (IOI).  

Nesta edição, que contou com a participação de 343 alunos do ensino secundário, provenientes de 87 países ou regiões, Portugal esteve representado através de uma delegação constituída por alunos de várias escolas do país (AE D. Filipa de Lencastre - Lisboa, AE Tomás Cabreira-Faro, AE de Castro Verde e Colégio Internato dos Carvalhos – V.N. de Gaia). A seleção destes alunos esteve a cargo da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e teve em conta a sua prestação durante as Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela referida associação. 

Durante as IOI 2020, que este ano decorreram online, entre 13 e 19 de setembro, os participantes estiveram envolvidos em várias competições que colocaram à prova os seus conhecimentos informáticos e algorítmicos.  

Os alunos portugueses participaram, ainda, no CIIC – Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação – onde também conquistaram várias medalhas: Pedro Dias, uma medalha de prata; Rui Wang Tiago Pereira, duas medalhas de prata; Duarte Nóbrega e Pedro Costa, duas medalhas de bronze. 

AS Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática são iniciativas de alta competição em TIC, pretendendo fomentar o gosto dos jovens por esta área. Contam com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da Everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia