Está aqui

Premiadas Aplicações Criadas por Alunos Apps for Good - 8.ª edição

apps for good

Decorreu no passado dia 20 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, o evento final do Apps for Good, 8.ª edição.

Alunos e professores apresentaram, numa sala plenária, os seus projetos, em pitch de 3 minutos cada. Além disso, num MarketPlace, cada equipa teve  um espaço próprio para  mostrar, em pormenor,   o seu produto/projeto aos convidados  

A Collect Oil, +Por Si e For Disability foram as aplicações que obtiveram o primeiro prémio atribuído a alunos do ensino básico e a alunos do ensino secundário, respetivamente.  A Collect Oil, concebida por uma equipa de alunos da Escola Básica Dr. Francisco Sanches, em Braga, é uma  aplicação pensada para proteger o meio ambiente, através da recolha e reciclagem de óleo - com contrapartida de desconto na fatura da água.  

Quanto à +PorSi, trata-se de uma ideia desenvolvida pela equipa da Escola Secundária de Sacavém e que se apresenta como solução para facilitar a comunicação entre cidadãos e Junta de Freguesia de Sacavém, para reportar problemas, pedir apoios, publicar objetos para doação e inscrição em voluntariado.

Entre os outros vencedores, destacam-se, ainda, as soluções que promovem uma maior participação das raparigas na área das tecnologias e que teve como vencedora a jovem aluna Carolina Vale, da Escola Secundária de Molelos – Tondela, com a solução For Disability, destinada a ajudar pessoas com deficiência e respetivos tutores com dicas e sugestões para casos de emergência, apoio médico e alimentação. A Young Digital Women da Synopsys foi atribuída a Francisca Rodrigues, da Escola Secundária D. Maria II – Braga, pelo desenvolvimento da  solução LP&G que pretende abordar a Língua Portuguesa e a Língua Gestual Portuguesa de forma mais interativa e lúdica.

O Apps for Good, que tem como principal foco a criação de aplicações por parte de alunos do 5.° ao 12.° ano de escolaridade, contou, nesta edição nacional, com mais de 600 alunos e 180 soluções tecnológicas.