Está aqui

SELMA - Eliminar o Discurso de Ódio Online (recursos em Português)

Selma

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet fez a adaptação dos recursos SELMA, para português.

O projeto SELMA (Social and Emotional Learning for Mutual Awareness) é coordenado pela European Schoolnet, juntamente com um conjunto de parceiros europeus, incluindo Portugal.

Os  recursos foram recentemente publicados no  site do projeto  SELMA e pretendem apoiar todos aqueles que,  trabalhando diretamente com crianças e jovens, promovem iniciativas com o objetivo de eliminar o discurso de ódio online. 

Destinados a um público-alvo com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, os recursos e as atividades SELMA Toolkit caracterizam-se pela sua flexibilidade, podendo ser adaptados a outra idades e utilizados de acordo com as características das crianças e dos jovens.

O projeto SELMA, apoiado pela Comissão Europeia, assenta numa abordagem socioemocional. Tem como objetivos promover o respeito, a tolerância e a tomada de consciência em relação às situações de ódio online. Ao disponibilizar vários recursos e ao propor estratégias, cuja implementação permitirá uma melhor compreensão acerca de um fenómeno crescente, pretende-se capacitar os jovens para que, através da sua ação, façam a diferença e sejam verdadeiros agentes de mudança.