Está aqui

Seminário Bilateral eTwinning Portugal/Espanha

Seminário Bilateral eTwinning Portugal/Espanha

A Organização Nacional de Apoio eTwinning, em parceria com o município de Campo Maior, realizou o Seminário Bilateral Portugal/Espanha "A Literacia para os Média e o Combate à Desinformação", nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 20201. Apesar de ter sido emitido a partir de Campo Maior, o Seminário desenrolou-se online e contou com a presença de sessenta participantes, entre docentes portugueses e espanhóis.

No âmbito da Literacia para os Média, o primeiro dia foi reservado a sessões plenárias com especialistas na área, a saber, Vítor Tomé (investigador e especialista internacional, a exercer funções em projetos como o «Digital Citizenship Education» no Conselho da Europa), Miguel Crespo (jornalista, formador, investigador e professor ISCTE-IUL), Bárbara Simões (jornalista e coordenadora do Público na Escola), e Filipa Matos (professora no Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão). Os dias seguintes foram reservados a workshops sobre a temática e que conduziram à planificação de projetos colaborativos entre docentes de diferentes escolas.

Durante os três dias, os participantes tiveram contacto com a cultura de Campo Maior, nomeadamente, a manufatura das flores de papel, pelas técnicas do Centro Comunitário, a música tradicional com o grupo “Despertar Alentejano”, e ainda a dança contemporânea, pela bailarina, coreógrafa e professora Maria Lama. A Direção-Geral da Educação agradece ao município de Campo Maior o acolhimento e todo o apoio prestado neste seminário.

A síntese destes dias está documentada em: https://youtu.be/g2-DyiO2OSg