Sessão 2: 27 de novembro 2019 às 21h (60 minutos)
Projeto 1 - Milage Aprender +
Escola: Escola Básica 2º, 3º ciclo do Monte de Caparica
Breve descrição/resumo:
O Milage Aprender + é um projeto coordenado pela Universidade do Algarve e apoiado pela DGE desde 2016, que pretende estender o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional para uma sala de aula virtual, num sistema de aprendizagem misto (blended-learning) que combina aulas presenciais com aulas online, com o objetivo de manter os alunos motivados para aprender matemática e outras disciplinas.
Com a aplicação Milage Aprender + desenvolve-se um ensino num ambiente gamificado, que implementa um esquema de autoavaliação e avaliação por pares, com vídeos educacionais. Esta aplicação contém materiais para o ensino de diferentes disciplinas, organizados por anos de escolaridade, do 1º ao 12º ano, que podem ser utilizados em sala de aula ou fora desta, com total autonomia do aluno. A aplicação Milage Aprender + está disponível gratuitamente para dispositivos móveis com sistema operativo Android, iOS e Windows.
Nesta partilha pretende-se dar a conhecer a utilização da aplicação Milage Aprender + como uma forma de inovação para a promoção do sucesso escolar. A introdução de práticas pedagógicas inovadoras, com recurso à plataforma Milage Aprender + com os dispositivos móveis, contribui para que os alunos tenham um papel mais ativo na sua aprendizagem, desenvolvam a sua autonomia e trabalhem ao seu ritmo, com o propósito de que todos alcancem o sucesso escolar, em particular, na disciplina de Matemática.
Apresentação/Media:
- Milage Aprender + (Vídeo) [abre numa nova janela]
Nome e curta biografia dos formadores:
Pedro Pimenta (pedroferreirapimenta@gmail.com) Licenciado em Matemática (Ramo Educacional) pela FCT - UNL e mestre em Matemática para o Ensino, FC - UL. Professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário, recentemente na Escola Secundária Daniel Sampaio (Sobreda de Caparica) e atualmente na Escola Básica 2º, 3º ciclo do Monte de Caparica. Formador (Almadaforma, Centro de formação da Sociedade Portuguesa de Matemática) Autor (Manuais de Matemática do 7.º ao 12.º anos - Matemática a Giz de Cor, Sigma, Xis, Ípsilon, Novo Ípsilon). |
Projeto 2 - Geometry @round us
Escola: Agrupamento de Escolas da Batalha
Breve descrição/resumo:
O projeto eTwinning Geometry @round us procura que os alunos reconheçam a importância da geometria no quotidiano, procurando conceitos, formas, figuras e diferentes ângulos, aprendendo de forma colaborativa com os parceiros internacionais.
A geometria faz parte do currículo de matemática e os alunos muitas vezes revelam dificuldades na aquisição de conhecimentos. A abordagem diferente e integradora de figuras geométricas no quotidiano, a colaboração, a pesquisa permitiu descobrir as formas em casa, nas artes, nas ruas, na natureza.
O vídeo é uma relexão do processo de trabalho e da flexibilidade curricular.
Apresentação/Media:
- Geometry @ round us (Vídeo) [abre numa nova janela]
Nome e curta biografia dos formadores:
Miguela Fernandes (miguelagf@gmail.com) Professora de Informática do Agrupamento de Escolas da Batalha envolvida em projetos internacionais desde 2002. Registada no eTwinning desde 2005 e Embaixadora da região Centro desde 2008. Mestre em Ciências Educação com especialização em Informática Educacional. Formadora certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Professora Inovadora Microsoft e instrutora do CCNA 1 e 2 certificada pela Cisco Systems. A criatividade e o entusiasmo têm motivado outros colegas a desenvolver projetos no âmbito da flexibilidade curricular e eTwinning. Venceu vários prémios, entre eles o Prémio Nacional eTwinning em 2018 na categoria ensino profissional. O projeto Geometry @round us foi desenvolvido no âmbito da flexibilidade curricular. |