Está aqui

Partilhas à Quarta (2019/2020) - Sessões - Sessão 5

Início    |    Sessões (2019/2020)    ::::    ▶ Sessão 5 ◀

 

Sessão 5: 29 de abril 2020 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - eTwinning "A bridge accross the world"
( Prémio Nacional eTwinning - 2.º Ciclo )

Escola: Escola Básica Sophia de Mello Breyner

Breve descrição/resumo:

O projeto eTwinning “A Bridge Across the World” teve como objetivo o desenvolvimento da cidadania global, assente no reconhecimento de valores humanistas globais, respeito pela diversidade e multiculturalidade.
Os temas, centrados em três ideias aglutinadoras:“National Heritage:Love and Preserve”; “Same Heart? Same Rights!”; “World Experiences”, foram abordados na perspetiva da educação patrimonial, paz, tolerância e harmonia com a natureza, consciência do legado biológico e cultural comum, entre outros. Foi também desenvolvida a celebração conjunta de datas e eventos de relevância educativa, integradas nas atividades das escolas, criando-se a secção “Celebrate Together”.
O plano global do projeto foi colaborativamente reelaborado em cada período, delineando-se experiências de aprendizagem que favoreceram o trabalho colaborativo e criativo, numa perspetiva de aprendizagem inovadora e interdisciplinar, recorrendo a múltiplas expressões comunicativas, com destaque para as TIC.
 As atividades articularam-se na perfeição com os currículos disciplinares, o Plano Anual do Agrupamento e Planos Curriculares de Turma, permitindo  fazer a ponte com as realidades locais e com outros projetos nacionais. Houve abordagem transversal dos Direitos Humanos, Ambiente, Património e Efemérides do Nascimento de Sophia de Mello Breyner e da Rota de Magalhães.

 

Apresentação/Media:

  • A divulgar...

 

Nome e curta biografia da formadora:

Maria Leonor Victorino (leonorvital@hotmail.com)

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Iniciou funções docentes como professora do 2º Grupo, em 1986, tendo desempenhado os cargos de Diretora de Turma, Delegada de Grupo (Ciências Sociais/História e História do 3º Ciclo), Coordenadora de Português e Coordenadora do Estudo Acompanhado. Foi membro da Assembleia de Escola.
 Presentemente, leciona no grupo 200 – Português e Estudos Sociais/ História, na Escola Básica Sophia de Mello Breyner, desde 2005/2006, onde desempenha os cargos de Diretora de Turma e Subcoordenadora de Disciplina de História e Geografia de Portugal.
Inscrita na plataforma eTwinning desde outubro de 2018, participou nos seguintes projetos:

  • Get to Know Me - 2018/19 (selo de qualidade nacional)
  • English Around Us - 2018/19
  • Öğretmenim Kapimi Çalinca - 2018/19
  • A long, long time ago -2018/19 (selo de qualidade nacional)
  • Our city, our country - 2018/19
  • Stories Behind Traditions - 2018/19
  • Food of the World – Typical Food -2018/19 (selo de qualidade nacional e selo de qualidade europeu)
  • Me, My School, My City and My Country-2018/19 (selo de qualidade nacional)
  • European Day of Languages Celebration -2019/2020 (selo de qualidade nacional e selo de qualidade europeu)
  • Water: a Priceless Gift! - 2019/2020
  • Foi fundadora do projeto “A Bridge Across the World”- 2018/2019, Prémio Nacional, categoria 2º ciclo (selo de qualidade europeu)

Projeto 2 - eTwinning "Travelling to Different Biomes"
(Prémio Nacional eTwinning - 3.º Ciclo)

Escola: Escola Secundária Antero de Quental

Breve descrição/resumo:

TRAVELLING TO DIFFERENT BIOMES foi um projeto eTwinning que juntou professores e alunos do 3º ciclo de Portugal, Espanha, Estónia e da Grécia com a finalidade de aprenderem mais sobre diferentes biomas terrestres.
Neste projeto foram estudadas as características dos biomas com o intuito de melhor se compreender a sua importância para a vida na Terra. Assim, foram selecionados vinte biomas (florestas, desertos, savanas entre outros), constituídas equipas internacionais de alunos guiados/orientados por um dos professores, selecionadas tarefas/papeis para cada aluno e finalmente nasceram os produtos que variaram entre apresentações e vídeos.
Os vários produtos foram apresentados nas várias salas de aula e posteriormente foram aplicados quizes, também criados pelos alunos, sobre cada bioma. Tratou-se de um projeto transdisciplinar onde foram desenvolvidas competências ao nível da língua estrangeira Inglês, tanto para a comunicação entre os pares como para a elaboração e apresentação dos produtos finais; na Geografia foram trabalhadas as localizações dos diferentes biomas; em Ciências Naturais foram aprofundados conhecimentos sobre vulcões, rochas, solos e subsolos; na Educação Tecnológica foram desenhadas e construídas propostas de logos para o projeto e nas TIC foram trabalhadas várias ferramentas que permitiram a construção de produtos colaborativos e que promoviam a comunicação e a autonomia dos alunos na realização das suas tarefas.
Na nossa escola, no último dia de aulas, foram convidados alunos, professores, pais, encarregados de educação e ainda elementos da equipa ProSucesso para conhecerem o trabalho desenvolvido. Foi apresentado um vídeo sumário do projeto, o twinspace, o método de trabalho ao longo do ano e ainda jogaram o kahoot sobre o Sahara.

 

Apresentação/Media:

  • A divulgar...

 

Nome e curta biografia da formadora:

Dora Pereira (dora.esaq@gmail.com)

Licenciada em Informática (Ensino de…), pertence ao grupo de recrutamento 550, da Escola Secundária Antero de Quental, onde se encontra envolvida na coordenação de projetos europeus desde 2010.
Registada no eTwinning desde 2007 e embaixadora para a região Açores desde 2017.
Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.