Sessão 5: 29 de abril 2020 às 21h (60 minutos)
Projeto 1 - eTwinning "A bridge accross the world"
( Prémio Nacional eTwinning - 2.º Ciclo )
Escola: Escola Básica Sophia de Mello Breyner
Breve descrição/resumo:
O projeto eTwinning “A Bridge Across the World” teve como objetivo o desenvolvimento da cidadania global, assente no reconhecimento de valores humanistas globais, respeito pela diversidade e multiculturalidade.
Os temas, centrados em três ideias aglutinadoras:“National Heritage:Love and Preserve”; “Same Heart? Same Rights!”; “World Experiences”, foram abordados na perspetiva da educação patrimonial, paz, tolerância e harmonia com a natureza, consciência do legado biológico e cultural comum, entre outros. Foi também desenvolvida a celebração conjunta de datas e eventos de relevância educativa, integradas nas atividades das escolas, criando-se a secção “Celebrate Together”.
O plano global do projeto foi colaborativamente reelaborado em cada período, delineando-se experiências de aprendizagem que favoreceram o trabalho colaborativo e criativo, numa perspetiva de aprendizagem inovadora e interdisciplinar, recorrendo a múltiplas expressões comunicativas, com destaque para as TIC.
As atividades articularam-se na perfeição com os currículos disciplinares, o Plano Anual do Agrupamento e Planos Curriculares de Turma, permitindo fazer a ponte com as realidades locais e com outros projetos nacionais. Houve abordagem transversal dos Direitos Humanos, Ambiente, Património e Efemérides do Nascimento de Sophia de Mello Breyner e da Rota de Magalhães.
Apresentação/Media:
- A divulgar...
Nome e curta biografia da formadora:
Maria Leonor Victorino (leonorvital@hotmail.com) Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
|
Projeto 2 - eTwinning "Travelling to Different Biomes"
(Prémio Nacional eTwinning - 3.º Ciclo)
Escola: Escola Secundária Antero de Quental
Breve descrição/resumo:
TRAVELLING TO DIFFERENT BIOMES foi um projeto eTwinning que juntou professores e alunos do 3º ciclo de Portugal, Espanha, Estónia e da Grécia com a finalidade de aprenderem mais sobre diferentes biomas terrestres.
Neste projeto foram estudadas as características dos biomas com o intuito de melhor se compreender a sua importância para a vida na Terra. Assim, foram selecionados vinte biomas (florestas, desertos, savanas entre outros), constituídas equipas internacionais de alunos guiados/orientados por um dos professores, selecionadas tarefas/papeis para cada aluno e finalmente nasceram os produtos que variaram entre apresentações e vídeos.
Os vários produtos foram apresentados nas várias salas de aula e posteriormente foram aplicados quizes, também criados pelos alunos, sobre cada bioma. Tratou-se de um projeto transdisciplinar onde foram desenvolvidas competências ao nível da língua estrangeira Inglês, tanto para a comunicação entre os pares como para a elaboração e apresentação dos produtos finais; na Geografia foram trabalhadas as localizações dos diferentes biomas; em Ciências Naturais foram aprofundados conhecimentos sobre vulcões, rochas, solos e subsolos; na Educação Tecnológica foram desenhadas e construídas propostas de logos para o projeto e nas TIC foram trabalhadas várias ferramentas que permitiram a construção de produtos colaborativos e que promoviam a comunicação e a autonomia dos alunos na realização das suas tarefas.
Na nossa escola, no último dia de aulas, foram convidados alunos, professores, pais, encarregados de educação e ainda elementos da equipa ProSucesso para conhecerem o trabalho desenvolvido. Foi apresentado um vídeo sumário do projeto, o twinspace, o método de trabalho ao longo do ano e ainda jogaram o kahoot sobre o Sahara.
Apresentação/Media:
- A divulgar...
Nome e curta biografia da formadora:
Dora Pereira (dora.esaq@gmail.com) Licenciada em Informática (Ensino de…), pertence ao grupo de recrutamento 550, da Escola Secundária Antero de Quental, onde se encontra envolvida na coordenação de projetos europeus desde 2010. |