Está aqui

Partilhas à Quarta (2021/2022) - Sessões-Sessão1

Início    |    ▶ Sessões (2021/2022) ◀    |    Sessões (2020/2021)

 

Sessão 1: 24 de novembro 2021 às 21h (60 minutos)

 


Espaços criativos de aprendizagem/Exemplos de práticas

Escola: Agrupamento de Escolas de Freixo (AE Freixo)
                            

Breve descrição/resumo:

O Agrupamento de Escolas de Freixo (AE Freixo) é uma escola pública situada no concelho de Ponte de Lima com cerca de 600 alunos do Pré-Escolar até ao 9.º ano. O AE Freixo tem vindo a percorrer um caminho consolidado de inovação e integração da tecnologia na educação que resultou no reconhecimento pela Microsoft Corporation como Showcase School desde 2012, distinguindo ainda professores como Microsoft Expert Educator.
Desenvolvemos espaços dinamizadores de iniciativas multidisciplinares que fomentem nos alunos o gosto pelas áreas científicas do conhecimento, numa perspetiva das Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática. 
No AE Freixo, destacamos, com particular interesse, os Clubes de Meteorologia, de Robótica, o MakerSpace, o Projeto Comunica, que promovem a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo,  desenvolvendo competências nos alunos. 
Faz parte da nossa essência o desenvolvimento de atividades hands-on. Temos o intuito de despertar nos alunos o sentido crítico, o gosto pelas ciências e a curiosidade pelo mundo que os rodeia. Pretende-se promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade e entre disciplinas, favorecendo a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, o envolvimento da comunidade educativa e dos parceiros com a escola, bem como o espírito criativo, investigativo e empreendedor.
Os nossos parceiros são fundamentais para a criação de oportunidades únicas de aprendizagem mútua, melhoria e evolução, para uma escola aberta e atenta ao mundo. 
Como gostamos de afirmar no AE Freixo, Antecipamos o Futuro!

 

Apresentação/Media:

  •  

Nome e curta biografia dos formadores:

Jorge Dias (jorgedias@aefreixo.pt)

Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico, variante Matemática e Ciências da Natureza, pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo em 1999. Pós-Graduação em Administração Escolar e Inovação Educacional, em 2017, pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Professor do grupo 230, exerce atualmente a função de Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, desde 2019.

João Cunha (joaocunha@aefreixo.pt)

Licenciado em Física e Química pela Universidade do Minho. Formador certificado em Educação da Física e Química, Didática de Física e Química e Tecnologias Educativas (Informática / Aplicação de Informática).
Adjunto do Diretor desde 2017/2018 e atualmente subdiretor do Agrupamento de Escolas de Freixo
No Agrupamento de Escolas de Freixo, fez parte da equipa que apresentou o Concurso Mundial da Microsoft para Escolas Inovadoras, além de representar o Agrupamento Escolar de Freixo no Fórum Europeu (Lisboa) e Mundial (Praga) da Microsoft".
Nos últimos 8 anos é considerado Microsoft Innovative Educator Expert e em 2014 foi considerado um dos 11 professores portugueses mais inovadores do mundo. 
Participa nos Festivais Nacionais de Robótica e representou Portugal no Robocup (World Robotics Festival) em diversas ocasiões, tendo reunido vários prémios e menções honrosas.
Em 2016, a Maker Faire Rome, selecionou o Agrupamento Escolar do Freixo, num grupo restrito de 15 escolas europeias, com o projeto Dance Robot art, build your STEM dreams. 
Representou Portugal na Campus Party Europe, Madrid e Campus Party, Valência, no âmbito do Projeto "Hands-on Robots".