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Partilhas à Quarta 2022-2023 Sessão 4

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Sessão 4: 15 de março 2023, às 21h:00 (60 minutos)

 


Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) - ERTE/DGE

ERTE/DGE: Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)
                         

Resumo:

No âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas, uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital (PTD), de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), está em curso o Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), uma iniciativa que tem como objetivo acompanhar e monitorizar uma progressiva desmaterialização dos manuais escolares, para que os manuais escolares em formato digital possam vir a ser utilizados, por alunos e professores, em todas as escolas portuguesas. 

Na primeira fase do projeto-piloto, que decorreu no ano letivo 2020/2021, participaram 9 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena), num total de 48 turmas, 213 docentes e 1050 alunos. Já na segunda fase, no ano letivo 2021/2022, participaram 24 AE/Ena, num total de 189 turmas, 1034 docentes e 3753 alunos. No presente ano letivo, 2022/2023, que corresponde à terceira fase do projeto, o alargamento envolve 68 AE/Ena, num total de 575 turmas participantes, 2254 docentes e 11 437 alunos.  

Com o objetivo de dotar todos os docentes de competências digitais profissionais e pedagógicas que permitam a criação de ambientes digitais promotores de aprendizagens de qualidade, a Direção-Geral da Educação (DGE) desenvolveu um dispositivo de formação adequado ao alargamento do projeto-piloto às escolas do país. Promoveram-se, ao nível nacional, diversas oficinas de formação em modalidade B-learning, cursos de formação online em formato MOOC (Massive Open Online Course), Workshops temáticos de formação online, entre muitas outras iniciativas também desenvolvidas ao nível regional (reuniões, visitas às escolas, sessões práticas, formação para pais, entre outras).

Formação em curso:
Workshops PPMD 2.ª Edição:

MOOC “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem [notícia

Contacto da Equipa PPMD [informações e adesão ao projeto-piloto]: pmd@dge.mec.pt
Equipa PPMD: Paula Martins (Coord.), Ana Paula Alves, Marisa Lucas

Mais informações em: digital.dge.mec.pt

 

Nome e nota biográfica

Paula Martins (paula.martins@dge.mec.pt)

Professora de Inglês do 3.º Ciclo no Agrupamento de Escolas de Vialonga, Vila Franca de Xira. Integra a ERTE/DGE desde o ano letivo de 2020/2021. Coordenadora de Projetos Erasmus+ desde 2009. Integra diversas iniciativas e projetos relacionados com a inovação pedagógica, nomeadamente, relacionados com a integração curricular das TIC no ensino das Línguas. No presente ano letivo, coordena a Equipa de trabalho do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), desenvolvendo várias ações no âmbito da integração, desenvolvimento e disseminação do projeto ao nível nacional.

Ana Paula Alves (ana.paula.alves@dge.mec.pt)

Professora de Matemática do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga. Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Atualmente, exerce funções a tempo inteiro na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE). É colaboradora no Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho e embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE. Desenvolve diversas atividades relacionadas com a formação de professores e apoio às escolas no âmbito de projetos de inovação pedagógica com as TIC. No presente ano letivo, integra a Equipa de trabalho do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) no que concerne ao planeamento e coordenação das estratégias formativas de apoio e acompanhamento às escolas, e de capacitação docente.


Moderadores

José Nunes (josé.nunes@ese,jpsantarem.pt)

Professor do grupo de Informática do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos. Em mobilidade a tempo parcial, desde 2020 no CCTIC do IP de Santarém, onde desenvolve diversas iniciativas relacionadas com a integração das TIC nas escolas de ensino básico e secundário. Formador e acompanhante do Projeto-Piloto Manuais Digitais em diversas escolas do distrito de Santarém.


Maria José Loureiro (zeloureiro@ua.pt)

Maria José Loureiro é formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), desde 1996, investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e integra a equipa do Centro de Competência em TIC da Universidade de Aveiro. Enquanto membro desta equipa, faz, entre outros, o acompanhamento do AE de Santa Maria da Feira no âmbito do Projeto-Piloto Manuais Digitais. É ainda formadora deste projeto, desde o 1.º ano do piloto, altura na qual este AE o integrou.


Partilhas de Escolas envolvidas no Projeto-Piloto Manuais Digitais: Aprendizagem Ativa e Portefólios Digitais

Escola: Agrupamento de Escolas de Alcanena
                                 

Resumo: O AE de Alcanena abraçou o Projeto - Piloto Manuais digitais em 2019. Ao tempo, apenas com as turmas de 10.º ano dos cursos científico-humanísticos e uma do 7.º ano. Quatro anos depois, os manuais digitais são utilizados por todos os alunos do 5.º, 7.º, 8.º, 10.º, 11.º e 12.º anos, duas turmas do 6.º ano e uma do 9.º, num total de 32 turmas, 729 alunos de 3 escolas. No próximo ano letivo, iremos assegurar a generalização a todos os alunos do 2.º CEB ao secundário. Pretende-se, com este projeto, contribuir para a construção de um ecossistema digital capaz de impactar a comunidade educativa, quer ao nível da motivação, autonomia e autorregulação dos alunos, assente em metodologias de aprendizagem ativa e decorrente de um trabalho de parceria entre alunos e professores.

Nome e nota biográfica

Ana Cláudia Cohen (accohen@aealcanena.pt)
Diretora do AE de Alcanena. Vice-presidente do Conselho de Escolas. Mestre em psicologia e metodologias da educação; pós graduada em administração escolar. Coautora do guia de autonomia e flexibilidade curricular. Preletora em seminários nacionais e internacionais sobre temáticas da educação, entre as quais o digital.

 

Carlos António Lopes (carloslopes@aealcanena.pt)
Docente licenciado em Biologia e Geologia (ensino) pela Universidade do Minho; pós-graduado em Supervisão Pedagógica; Adjunto da Diretora do AE de Alcanena entre 2018 e 2022; Subdiretor do AE de Alcanena; Coordenador técnico-pedagógico do PPMD no AE de Alcanena.

 

Maria Leonilde Pinto (marialpinto@aealcanena.pt)

Coordenadora de Qualidade do AE de Alcanena; Coordenadora de Área Disciplinar de História; Coordenadora Pedagógica do Projeto de Manuais Digitais; Participante no projeto “#EstudoEmCasa”.

 

Escola: Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira 

Resumo: O computador do aluno em sala de sala traz todo um conjunto de desafios que nos desassossegam e que, ao mesmo tempo, nos aliciam. Há uma nova perspetiva do que é possível fazer em sala de aula e um universo de possibilidades que nos permitem responder a necessidades de alunos diversos.  
Trata-se de uma ferramenta potenciadora de uma participação ativa na construção do conhecimento, uma vez que permite implementar metodologias inovadoras, valorizando o trabalho colaborativo, promovendo uma maior autonomia e, queremos acreditar, gerando uma maior motivação nos alunos. O modo de funcionamento da sala de aula muda e até a forma como o aluno organiza e apresenta o trabalho desenvolvido e as aprendizagens realizadas pode sofrer alterações significativas. É neste contexto que os portefólios digitais têm sido trabalhados, numa lógica organizadora e potenciadora de um diálogo constante entre professor e aluno em busca de mecanismos de autocorreção e de melhoria sistemática do trabalho desenvolvido.

Nome e nota biográfica

Júlia Campos (julia.campos@ae-smfeira.pt)
Júlia Maria Campos de Oliveira é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Ingleses/Alemães pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1984. Fez a Profissionalização em Serviço pela Universidade Aberta e o Mestrado em Ciências da Educação (Administração e Organização Escolar) pela Universidade Católica do Porto. É professora do quadro do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira desde setembro de 1997. É Diretora do Agrupamento desde 11 de julho de 2022.

 

 

Paula Sequeira (paula.sequeira@ae-smfeira.pt)
Paula Sequeira é licenciada em Biologia e Geologia – ramo educacional desde 1995. É professora do quadro do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira desde setembro de 2017. É coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento e encontra-se a implementar o PPMD assumindo a sua coordenação desde o ano letivo 2021/2022.