Sessão 4: 15 de março 2023, às 21h:00 (60 minutos)
Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) - ERTE/DGE
ERTE/DGE: Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)
Resumo:
No âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas, uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital (PTD), de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), está em curso o Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), uma iniciativa que tem como objetivo acompanhar e monitorizar uma progressiva desmaterialização dos manuais escolares, para que os manuais escolares em formato digital possam vir a ser utilizados, por alunos e professores, em todas as escolas portuguesas.
Na primeira fase do projeto-piloto, que decorreu no ano letivo 2020/2021, participaram 9 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena), num total de 48 turmas, 213 docentes e 1050 alunos. Já na segunda fase, no ano letivo 2021/2022, participaram 24 AE/Ena, num total de 189 turmas, 1034 docentes e 3753 alunos. No presente ano letivo, 2022/2023, que corresponde à terceira fase do projeto, o alargamento envolve 68 AE/Ena, num total de 575 turmas participantes, 2254 docentes e 11 437 alunos.
Com o objetivo de dotar todos os docentes de competências digitais profissionais e pedagógicas que permitam a criação de ambientes digitais promotores de aprendizagens de qualidade, a Direção-Geral da Educação (DGE) desenvolveu um dispositivo de formação adequado ao alargamento do projeto-piloto às escolas do país. Promoveram-se, ao nível nacional, diversas oficinas de formação em modalidade B-learning, cursos de formação online em formato MOOC (Massive Open Online Course), Workshops temáticos de formação online, entre muitas outras iniciativas também desenvolvidas ao nível regional (reuniões, visitas às escolas, sessões práticas, formação para pais, entre outras).
Formação em curso:
Workshops PPMD 2.ª Edição:
- Programa disponível em: https://bit.ly/Programa-Workshops-2Ed
- Cartaz de divulgação e inscrições disponível em: https://bit.ly/Cartaz-Workshops-2ED
MOOC “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem [notícia]
Contacto da Equipa PPMD [informações e adesão ao projeto-piloto]: pmd@dge.mec.pt
Equipa PPMD: Paula Martins (Coord.), Ana Paula Alves, Marisa Lucas
Mais informações em: digital.dge.mec.pt
Nome e nota biográfica
Paula Martins (paula.martins@dge.mec.pt) Professora de Inglês do 3.º Ciclo no Agrupamento de Escolas de Vialonga, Vila Franca de Xira. Integra a ERTE/DGE desde o ano letivo de 2020/2021. Coordenadora de Projetos Erasmus+ desde 2009. Integra diversas iniciativas e projetos relacionados com a inovação pedagógica, nomeadamente, relacionados com a integração curricular das TIC no ensino das Línguas. No presente ano letivo, coordena a Equipa de trabalho do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), desenvolvendo várias ações no âmbito da integração, desenvolvimento e disseminação do projeto ao nível nacional. |
Ana Paula Alves (ana.paula.alves@dge.mec.pt) Professora de Matemática do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga. Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Atualmente, exerce funções a tempo inteiro na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE). É colaboradora no Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho e embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE. Desenvolve diversas atividades relacionadas com a formação de professores e apoio às escolas no âmbito de projetos de inovação pedagógica com as TIC. No presente ano letivo, integra a Equipa de trabalho do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) no que concerne ao planeamento e coordenação das estratégias formativas de apoio e acompanhamento às escolas, e de capacitação docente. |
Moderadores
José Nunes (josé.nunes@ese,jpsantarem.pt) Professor do grupo de Informática do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos. Em mobilidade a tempo parcial, desde 2020 no CCTIC do IP de Santarém, onde desenvolve diversas iniciativas relacionadas com a integração das TIC nas escolas de ensino básico e secundário. Formador e acompanhante do Projeto-Piloto Manuais Digitais em diversas escolas do distrito de Santarém. |
Maria José Loureiro (zeloureiro@ua.pt) Maria José Loureiro é formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), desde 1996, investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e integra a equipa do Centro de Competência em TIC da Universidade de Aveiro. Enquanto membro desta equipa, faz, entre outros, o acompanhamento do AE de Santa Maria da Feira no âmbito do Projeto-Piloto Manuais Digitais. É ainda formadora deste projeto, desde o 1.º ano do piloto, altura na qual este AE o integrou. |
Partilhas de Escolas envolvidas no Projeto-Piloto Manuais Digitais: Aprendizagem Ativa e Portefólios Digitais
Escola: Agrupamento de Escolas de Alcanena
Resumo: O AE de Alcanena abraçou o Projeto - Piloto Manuais digitais em 2019. Ao tempo, apenas com as turmas de 10.º ano dos cursos científico-humanísticos e uma do 7.º ano. Quatro anos depois, os manuais digitais são utilizados por todos os alunos do 5.º, 7.º, 8.º, 10.º, 11.º e 12.º anos, duas turmas do 6.º ano e uma do 9.º, num total de 32 turmas, 729 alunos de 3 escolas. No próximo ano letivo, iremos assegurar a generalização a todos os alunos do 2.º CEB ao secundário. Pretende-se, com este projeto, contribuir para a construção de um ecossistema digital capaz de impactar a comunidade educativa, quer ao nível da motivação, autonomia e autorregulação dos alunos, assente em metodologias de aprendizagem ativa e decorrente de um trabalho de parceria entre alunos e professores.
Nome e nota biográfica
Ana Cláudia Cohen (accohen@aealcanena.pt)
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Carlos António Lopes (carloslopes@aealcanena.pt)
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Maria Leonilde Pinto (marialpinto@aealcanena.pt) Coordenadora de Qualidade do AE de Alcanena; Coordenadora de Área Disciplinar de História; Coordenadora Pedagógica do Projeto de Manuais Digitais; Participante no projeto “#EstudoEmCasa”. |
Escola: Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira
Resumo: O computador do aluno em sala de sala traz todo um conjunto de desafios que nos desassossegam e que, ao mesmo tempo, nos aliciam. Há uma nova perspetiva do que é possível fazer em sala de aula e um universo de possibilidades que nos permitem responder a necessidades de alunos diversos.
Trata-se de uma ferramenta potenciadora de uma participação ativa na construção do conhecimento, uma vez que permite implementar metodologias inovadoras, valorizando o trabalho colaborativo, promovendo uma maior autonomia e, queremos acreditar, gerando uma maior motivação nos alunos. O modo de funcionamento da sala de aula muda e até a forma como o aluno organiza e apresenta o trabalho desenvolvido e as aprendizagens realizadas pode sofrer alterações significativas. É neste contexto que os portefólios digitais têm sido trabalhados, numa lógica organizadora e potenciadora de um diálogo constante entre professor e aluno em busca de mecanismos de autocorreção e de melhoria sistemática do trabalho desenvolvido.
Nome e nota biográfica
Júlia Campos (julia.campos@ae-smfeira.pt)
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Paula Sequeira (paula.sequeira@ae-smfeira.pt)
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