Sessão 2: 29 de janeiro 2024 às 19h (60 minutos)
Projeto eTwinning - ERTE/DGE
ERTE/DGE: Projeto eTwinning
Resumo:
O projeto eTwinning surgiu em 2005, constituindo uma comunidade de escolas da Europa que congrega estabelecimentos de ensino de 46 países. São objetivos desta comunidade o desenvolvimento de projetos colaborativos, online, entre professores e alunos de diferentes graus de ensino, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, que permitam colocar em prática metodologias ativas na sala de aula, explorar conteúdos curriculares em articulação entre docentes e alunos de diferentes países, utilizar o digital para apoiar a aprendizagem, contribuir para a expressão escrita e oral num maior número de línguas, através da sua utilização em contexto, encorajar o conhecimento da cultura, história, religião, entre outros aspetos, dos diferentes povos e, através deles, desenvolver um verdadeiro espírito de convivência democrática promotora da paz. Em Portugal, o eTwinning está alinhado com as políticas educativas nacionais e pode contribuir com sucesso para atingir os pressupostos preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
No âmbito da formação inicial de professores, o eTwinning tem uma área dedicada aos docentes universitários e aos estudantes, futuros professores, para realizarem investigação / projetos conjuntos e para se poderem apropriar do potencial desta comunidade no âmbito do futuro exercício da profissão.
Desde 2022, o eTwinning está integrado na plataforma European School Education Platform (ESEP). A ESEP congregou as plataformas eTwinning e School Education Gateway e possibilita aos seus utilizadores o acesso a diversos conteúdos e publicações, recursos didáticos, e uma vasta oferta de oportunidades de desenvolvimento profissional.
Nome e nota biográfica
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Laura Silva Maria (laura.maria@dge.mec.pt) Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, com a variante de Estudos Ingleses e Alemães. Professora do Ensino Secundário e do 3.º ciclo do Ensino Básico nas disciplinas de Inglês e Alemão. Desenvolveu projetos de articulação vertical com a Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo, tendo implementado e coordenado o Programa Escolas Bilingues (DGE/British Council) no seu agrupamento. Envolvida na redação e coordenação de projetos Erasmus desde 2013. É eTwinner e formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores nas áreas de Didática das Línguas e Gestão de Projetos. Atualmente, encontra-se em mobilidade estatutária na Direção-Geral da Educação, onde coordena a Organização Nacional de Apoio ao projeto eTwinning.
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Projeto: “SPOTTING"
Projeto: SPOTTING
AE Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho
AE Sophia de Mello Breyner, Arcozelo
Resumo:
SPOTTING baseia-se numa notícia real sobre uma girafa que nasceu nos EUA sem as habituais manchas, em julho de 2023! Neste projeto, Kipekee (nome dado à ‘pequena’ girafinha e que significa única em suaíli) vagueia pelo mundo em busca das suas manchas, daí o nome do projeto. Para ajudar Kipekee nesta busca, os alunos conectaram-se e aprenderam juntos. Fizeram novos amigos, aprenderam sobre outros países, diferentes culturas e línguas, sobre os animais, os habitats, o ambiente... tudo o que lhes despertasse a curiosidade.
SPOTTING é sobre aprendermos juntos, uns com os outros. Foi concebido para ampliar o conhecimento cultural dos alunos, promover a criatividade, a empatia e desenvolver competências linguísticas e digitais. O seu principal objetivo era o de explorar o mundo e aprender de uma forma descontraída e agradável. Para além da Finlândia, Croácia e Turquia, contou também com a colaboração do Japão e dos EUA.
Nome e nota biográfica
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Manuela Correia (musicadc@gmail.com) Manuela Correia é professora de Educação Musical desde 1980. Fez o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto e licenciou-se em Educação Musical na E.S.E. do Porto. Registou-se no eTwinning em 2010, tendo desenvolvido inúmeros projetos que contam já com 8 prémios nacionais e dois europeus. Para além das artes e da música, os seus projetos abordam temáticas variadas, da cultura à ciência, passando por questões ambientais. Em 2017 fundou o “Litter@sea”, um projeto de educação ambiental que, através de uma lição online, procura alertar crianças e jovens de todo o mundo para os malefícios do uso excessivo do plástico. Como Microsoft Innovative Educator Expert, desde 2016, conheceu educadores e especialistas de inúmeros países, procurando, desde então, ‘trazer o mundo’ para dentro da sua sala de aula.
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Nome e nota biográfica
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Delfina Casalderrey (ddcyda@gmail.com) Professora de História do 2.º ciclo, licenciada pela Universidade do Porto, desde 1986. Registou-se no eTwinning em 2011 e teve diversos projetos reconhecidos com Selo de Qualidade Nacional e Europeu. Em 2012, teve uma Menção Honrosa pelo primeiro projeto e em 2015 e em 2019, Prémio Nacional. Lecionou no Agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho (Escola Básica e Secundária Domingos Capela) e encontra-se atualmente a lecionar no Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner, Arcozelo , Vila Nova de Gaia. |
Projeto: “DIGITable"
Projeto: DiGITable
AE Figueira Mar, Figueira da Foz
Resumo:
O projeto “DIGITable”, desenvolvido no âmbito do programa eTwinning, destacou-se no cenário europeu pela sua qualidade e inovação. Este nome foi atribuído por votação de todos os participantes neste projeto: Grécia, Roménia, Portugal, Sérvia e Turquia.
À medida que o lugar da tecnologia nas nossas vidas aumenta de dia para dia, torna-se mais importante do que nunca participar no mundo digital de forma consciente e responsável. À luz desta consciencialização, este projeto preparado para os nossos alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos é um exemplo empolgante de exploração aprofundada do conceito de cidadania digital e de sensibilização para este domínio.
Como parte do projeto, os nossos alunos investigaram o que significa estar online e quais são os nossos direitos e responsabilidades quando navegamos na internet. Desta forma, aperceberam-se da importância de navegar conscientemente no mundo digital e de aprender a proteger os seus direitos.
Aprenderam sobre um dos problemas digitais mais importantes da atualidade, como o ciberbullying, e desenvolveram métodos para lidar com este tipo de bullying. Desta forma, ganharam consciência sobre como se protegerem a si próprios e aos que os rodeiam do ciberbullying.
Ao incluir no projeto a sensibilização em relação aos direitos de autor, os alunos aprenderam as regras éticas de partilha e utilização de conteúdos no ambiente digital. Desta forma, aperceberam-se da importância de respeitar os direitos de propriedade intelectual.
Para reforçar toda esta informação, conceberam vários jogos e prepararam faixas e cartazes informativos. Também expressaram as suas experiências e sentimentos sobre a cidadania digital, escrevendo histórias com a técnica da escrita criativa.
Uma das fases mais importantes do projeto foi a realização de avaliações utilizando competências de pensamento crítico. Desta forma, os alunos aprenderam a analisar a informação que adquiriram e a gerar conscientemente ideias sobre questões relacionadas com o mundo digital.
Este projeto contribuiu para melhorar a consciência de cidadania digital dos alunos do ensino secundário profissional e para se tornarem indivíduos responsáveis no mundo digital. Além disso, acreditamos que o projeto irá inspirar outros alunos e a sociedade.
Nome e nota biográfica
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Sandra Cascão (sandracascao@gmail.com) A sua área de profissão é a Eletrotecnia e é docente do Ensino Profissional desde o início da sua implementação no ensino público nacional. Está desde 2021 no Agrupamento de Escolas Figueira Mar, onde para além de docente e diretora do curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, também é assessora da direção. Neste agrupamento, envolveu-se em várias atividades de projeto, desde o projeto Erasmus Discover Wellness - 21/23 com mobilidade em três países (Roménia, Portugal e Turquia), projeto Escola Electrão - 23/24 (4.º lugar nacional) e o projeto eTwinning DIGItable - 23/24. |