Boletim ERTE - fevereiro /março 2023
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Destaques


Capacitação Digital das Escolas: "Agir para Transformar” 

No âmbito da Capacitação Digital das Escolas, a Direção-Geral da Educação realizou um conjunto de vídeos de divulgação de práticas de desenvolvimento digital, em curso em agrupamentos de escolas de vários pontos do país.

Fique a conhecer as práticas de integração do digital, sob o lema "Agir para Transformar", em curso nos:
Agrupamento de Escolas de Nisa -https://youtu.be/4kAqdWxmfWg
Agrupamento de Escolas de Manteigas - https://youtu.be/5BeQzXHUCsU
Agrupamento de Escolas de Sampaio - https://youtu.be/9nDF8hs3w2g

Curso de formação onlineKit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: Da Reflexão à Inovação” (MOOC)

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação onlineKit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: Da Reflexão à Inovação”, em formato MOOC (Massive Open Online Course), uma adaptação para o contexto nacional com base no curso Empowering your school’s digital capacity, From Reflection to Innovation action plans, conhecido de forma abreviada como #SELFIEPTK MOOC que foi desenvolvido pela Conecta13, uma spin-off da Universidade de Granada, em conjunto com o Conselho Nacional Italiano de Investigação de Itália e o Instituto Pedagógico do Chipre no contexto do projeto Sherpa.

Este MOOC tem como principal objetivo apoiar as escolas portuguesas ao nível dos seus Planos de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), integrando etapas de diagnóstico, reflexão, conceção, monitorização e avaliação.

Este curso é dirigido a líderes escolares, titulares de cargos de gestão intermédia, membros das equipas de desenvolvimento digital (EDD), e outros docentes interessados na temática.

O curso online iniciou-se a 20 de março de 2023 e termina a 8 de maio de 2023, correspondendo a um trabalho global de 25 horas.

O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é de frequência gratuita e a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Inscrições e acesso ao curso: https://www.nau.edu.pt/

Visualize o vídeo de divulgação do curso: https://bit.ly/video-MOOC-PTK

Este MOOC é disponibilizado através da plataforma NAU.

 

Notícias


Academia Digital para Pais – Jovens Voluntários -

Realizou-se no passado dia 15 de marçoentre as 18h30 e as 19h30, um Webinar dirigido aos jovens voluntários envolvidos na iniciativa Academia Digital para Pais (ADPIII).

A sessão “Academia Digital para Pais – Jovens Voluntários” contou com a participação de jovens voluntários de Agrupamentos de Escolas (AE) participantes na ADP III,  nomeadamente: o AE de Paião, o AE do Forte da Casa, o AE da Gafanha da Nazaré, o AE Rainha Santa Isabel, Coimbra e o AE Templários, Tomar.

No decorrer do Webinar, moderado por Maria Matos e Joana Martins, Líderes Digitais e jovens embaixadoras do programa europeu Better Internet 4 Kids, os jovens voluntários partilharam as suas experiências enquanto formadores, fazendo um balanço muito positivo e expressando o desejo de continuar a participar em futuras edições do Programa Academia Digital para Pais. Os participantes sublinharam, ainda,   a importância deste Programa, pois possibilita aos pais e aos encarregados de educação a frequência de ações de formação promotoras de competências digitais, essenciais para que consigam acompanhar os seus filhos, no que se refere à utilização segura das tecnologias digitais e da Internet.

De destacar que esta 3.ª edição da ADP, resultado de uma parceria entre Direção-Geral da Educação e a E-Redes,  conta com o envolvimento de cerca de 800 jovens voluntários na dinamização das ações de formação, dirigidas a pais/encarregados de educação.

Para assistir à gravação, aceda a : https://www.youtube.com/watch?v=7GDXebmM-nc

Curso de formação online “Competência digital docente: avaliação pedagógica”

A Universidade de Aveiro (UA), através do Departamento de Educação e Psicologia e da colaboração do CIDTFF e do Centro de Competência TIC UA, promove o curso de formação online “Competência digital docente: avaliação pedagógica”. O curso destina-se a docentes de todos os grupos disciplinares e níveis de ensino, a profissionais ligados à educação e a todos os interessados em desenvolver a sua competência digital nesta área.

 O curso, com início a 11 de abril, decorre até dia 6 de junho de 2023, correspondendo a um trabalho global de 27 horas. O número de horas previsto pressupõe a participação em todas as atividades, a realização de todas as tarefas, incluindo as opcionais, bem como a consulta de recursos adicionais disponibilizados. 

O curso é certificado com uma microcredencial, correspondente a 1 ECTS.

As inscrições estão abertas na seguinte página:
https://www.nau.edu.pt/

Jovens Conectados por uma Internet mais Segura

No passado dia 10 de fevereiro, e no mês em que se assinala o Dia da Internet Segura 2023, a Safernet Brasil, em parceria com o Centro de Sensibilização SeguraNet da Direção-Geral da Educação (Portugal), promoveu o painel de discussão entre jovens brasileiros e portugueses sobre alguns dos desafios e oportunidades para uma maior participação dos jovens na promoção de uma cultura de segurança e de cidadania digital.

O encontro online permitiu aos jovens de ambos os países não só a troca de ideias, mas também de experiências e a reflexão em torno de questões relacionadas com a cidadania digital, entre outros.

Para assistir à sessão, aceda a: https://youtu.be/0z8Twt9fCsg

NAVEGA(S) EM SEGURANÇA? Sessões de sensibilização

O Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P., através do Centro Internet Segura, lança mais uma edição da iniciativa Navegas em Segurança? Esta constitui uma oportunidade para Escolas, Associações Juvenis e Desportivas, Associações de Pais, Autarquias, Instituições e outras entidades participarem e solicitarem a realização de sessões de sensibilização e ações informativas com o objetivo de promover o uso responsável e crítico dos ambientes digitais. As sessões poderão ser dinamizadas online ou presencialmente, nas Lojas Ponto JA das capitais de distrito, mas também noutros locais, a pedido das entidades.

Os workshops e as sessões são realizados por jovens voluntários, que se poderão candidatar através do programa de Voluntariado Jovem «Naveg@s em Segurança?».  Nas sessões, dirigidas a crianças, jovens, seniores e também a educadores, técnicos de juventude e comunidade em geral, poderão ser abordadas várias temáticas de Cidadania Digital (desinformação, ciberbullying, Internet das coisas, discurso de ódio, redes sociais, dependência online, privacidade onlinesexting, entre outras).

As inscrições podem ser feitas diretamente numa Loja Ponto JA ou através do endereço de email geral@ipdj.pt.

Seminário "Educação na Era da Inteligência Artificial”

No âmbito do Ciclo de Seminários sobre a Escola Digital, o Centro de Competência TIC – Escola Superior de Educação, do Instituto Superior de Bragança (CCTIC ESE / IPB), promove o seminário "Educação na Era da Inteligência Artificial” que se realizará no dia 21 de abril de 2023 (sexta-feira) às 18h.

O seminário será proposto como ACD (3h) para professores e educadores. Os professores e educadores interessados na formação podem inscrever-se de forma gratuita e participar através da plataforma ZOOM.

Inscrições e mais informação em: https://cctic.ipb.pt//sed23

Partilha de práticas pedagógicas com recurso a tecnologias e manuais digitais
Workshops - Ações de Formação de Curta Duração

No âmbito do desenvolvimento do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Santo Tirso e Valongo - CFAE Sebastião da Gama, promoveu dois conjuntos de Workshops (Ações de Formação de Curta Duração), subordinados ao tema “Partilha de práticas pedagógicas com recurso a tecnologias e manuais digitais”. O primeiro realizou-se entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, e o segundo realizar-se-á de março a junho de 2023.

Os workshops são desenvolvidos na modalidade de Ação de Formação de Curta Duração (AFCD), com a duração de 4 horas, e realizam-se em duas sessões de duas horas, à terça-feira, das 17h30 às 19h30.

A primeira sessão é dedicada à partilha de práticas pelos docentes e Diretores dos AE/Ena envolvidos, desde 2020/2021, no projeto-piloto, e a segunda sessão é orientada para a exploração de metodologias ativas com recurso ao digital.
 
Os 5 Workshops temáticos, com temas diversificados, estão agendados para as seguintes datas: 

  • Workshop 1– “O PPMD na escola”: 7 e 14 de março;
  • Workshop 2 – “Metodologias ativas”: 21 e 28 de março;
  • Workshop 3 – “Implementar portefólios digitais”: 18 de abril e 2 de maio;
  • Workshop 4 – “Espaços flexíveis de aprendizagem”: 9 e 16 de maio;
  • Workshop 5 – “O projeto Manuais Digitais em ação”: 30 de maio e 6 de junho.

Estes Workshops são dirigidos aos docentes de todos os grupos de recrutamento; Coordenadores técnico-pedagógico do PPMD; Diretores de AE/Ena; Embaixadores Digitais; e a todos os interessados nas temáticas.

Programa está disponível em: https://bit.ly/Programa-Workshops-2Ed
Cartaz de divulgação está disponível em: https://bit.ly/Cartaz-Workshops-2ED

Participe!

Formação Europeia eTwinning 2023

A Direção-Geral da Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, divulga a lista ordenada, tanto com os docentes selecionados, como com os suplentes, para participarem nas ações de formação europeias eTwinning 2023.

A presente candidatura contou com 670 interessados/as que iniciaram o preenchimento do respetivo formulário. Destes, 187 candidatos/as terminaram o referido preenchimento, contudo 44 candidaturas não foram consideradas válidas por não cumprirem os requisitos necessários, ou por duplicação de preenchimento. Resultaram 143 candidaturas, tendo 36 docentes sido selecionados para a formação europeia; 29 docentes aguardam o processo de seleção, já que este encontra-se dependente de a Escola receber em 2023, ou não, o Selo de Escola eTwinning; 78 docentes ficaram como suplentes, no entanto, destes há 10 com condições para frequentar a ação de formação a decorrer em Leiria, Portugal, entre 22 e 24 de junho próximo.

A lista pública ordenada encontra-se disponível em Lista 2023. Por uma questão de proteção de dados, associado a cada docente existe um número de Identificação (ID docente) e a escola a que o mesmo pertence. Todos os docentes com candidaturas válidas serão contactados com a informação relativa ao seu ID e ao resultado da referida candidatura.

Qualquer dúvida deve ser endereçada para etwinning@dge.mec.pt com o ASSUNTO: Formação Europeia eTwinning 2023.

“Menos vida virtual, mais vida real” Tema anual do Programa Escola Segura (2022/2023)

O Programa Escola Segura convida as escolas e toda a comunidade escolar para a realização de iniciativas que promovam a reflexão sobre o seu tema anual “Menos vida virtual, mais vida real”. Com este tema pretende-se sensibilizar para o papel das redes sociais no nosso quotidiano, apresentando sugestões e iniciativas que visem uma maior reflexão e mudança de comportamentos.

Comparativamente ao período pré-pandémico perceciona-se, atualmente, sobretudo, por parte das crianças e jovens, uma maior propensão para a utilização dos meios digitais (telemóveis/tablets/computadores) e um maior recurso às redes sociais, diminuindo o espaço dedicado às interações presenciais.

A Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta  (CAIDJCV), na sequência do trabalho desenvolvido,  destaca a importância de reforçar as ações de sensibilização, para um uso adequado dos meios digitais, especialmente por parte das crianças e jovens, de modo a garantir a interação social presencial, essencial ao seu bem-estar e desenvolvimento harmonioso .  

O Programa Escola Segura reforça, assim, o alerta para a importância da criação de hábitos saudáveis, no que respeita ao uso da tecnologia e dos ambientes digitais, reforçando a necessidade de um equilíbrio entre o virtual e o presencial.

Sugere-se, ainda,  que as escolas e toda a comunidade escolar participem na iniciativa Desafios SeguraNet, nomeadamente nos desafios do mês de março, refletindo sobre o  tema “Menos vida virtual, mais vida real”. Estes desafios estão disponíveis até dia 31 de maio de 2023.

5.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+

Estão abertas as inscrições para a participação de alunos e professores na 5.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+, a realizar em Sesimbra no dia 13 de julho de 2023, com o objetivo de reconhecer as práticas inovadoras, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+.   

Para potenciar a aprendizagem móvel e promover a igualdade de oportunidades, bem como as aprendizagens significativas e a qualidade do ensino ao longo dos 12 anos de escolaridade, o projeto MILAGE APRENDER+ promove os seguintes prémios:

  1. Meia-Maratona Matemática MILAGE APRENDER+;
  2. Pontuação Matemática, Português, Inglês, Espanhol, Dieta Mediterrânica e Pr´Oceano MILAGE APRENDER+: Alunos;
  3. Aluno Autor MILAGE APRENDER+ Matemática, Português, Inglês, Espanhol, Dieta Mediterrânica, Pr´Oceano, Património Cultural ou Cidadania Digital;
  4. Professor Autor Inovador MILAGE APRENDER+ Matemática, Português, Inglês ou Espanhol.  

O MILAGE APRENDER+, um projeto da Universidade do Algarve,  promove nesta edição a expansão da iniciativa a diversas categorias, em parceria com o Centro de Sensibilização SeguraNet da Direção-Geral da Educação, Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Tavira, Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Professores de Inglês e a Associação Portuguesa de Professores de Espanhol. 

Consulte o regulamento aqui    

Inscrições aqui.


Dicas - Recursos e Publicações TIC


“O Ruído nas Escolas e o seu Impacto na Aprendizagem e no Bem-Estar dos Professores” - Estudo da European Schoolnet

A European Schoolnet – EUN, em colaboração com a Saint-Gobain Ecophon, lançou o questionário “O ruído nas escolas e o seu impacto na aprendizagem e no bem-estar dos professores”, a aplicar nas escolas básicas e secundárias de diversos países europeus.

Com esta iniciativa, pretende-se auscultar os docentes, no que concerne ao impacto do ruído na sua prática letiva, de modo a conhecer as suas preocupações e sugestões. Pretende-se, igualmente, investigar mais detalhadamente o impacto que as diferentes atividades de aprendizagem e os estilos de ensino têm sobre os níveis de ruído na sala de aula, assim como aferir o efeito que os vários tipos de equipamentos educacionais podem ter na acústica deste espaço. Por último, pretende-se conhecer o impacto que a localização onde a escola está inserida tem no ambiente de trabalho da sala de aula.

Os dados recolhidos serão analisados por peritos da European Schoolnet – EUN e será produzido um relatório final, a divulgar no próximo outono.

Se é professor do 3.º ciclo do ensino básico ou do ensino secundário, colabore neste estudo, respondendo ao questionário da EUN, que se encontra disponível em português, em: https://www.surveymonkey.com/r/ECOPHON-TEACHER-SURVEY?lang=pt

O referido questionário poderá ser preenchido até ao dia 14 de maio de 2023.

Para mais informações, aceda a: Ecophon Teacher Survey (eun.org)

Avaliação Formativa Digital (Kit)

O Projeto Assessment @Learning disponibiliza o kit de ferramentas de Avaliação Formativa Digital (AFD). Este kit, dirigido a professores, líderes escolares, estudantes, pais e decisores políticos, tem como objetivo apoiar as práticas de AFD.

A avaliação formativa digital pode ser implementada, com vista à melhoria do  processo de ensino, constituindo-se como um auxiliar que permite aos alunos orientarem a sua própria aprendizagem.

Reconhecendo-se que, nos países da OCDE, muitos professores ainda não  adotam, regularmente, práticas de avaliação formativa, o projeto disponibiliza uma série de três webinars que exploraram os resultados da experimentação de políticas, o impacto social nos estudantes,  a lógica subjacente ao kit de ferramentas, bem como ideias práticas para todos os interessados.

Para saber mais acerca do Projeto Assessment @Learning   e assistir à gravação dos webinars,  aceda a Assess@Learning digital formative assessment toolkit is now publicly available (eun.org).

Programação e Robótica na Escola - Ciclo de Seminários online

Encontra-se disponível a gravação do primeiro seminário “Contributos da programação para o desenvolvimento computacional em alunos do 1.º ciclo do ensino básico”, realizado no passado dia 23 de fevereiro

 Este foi o primeiro de um ciclo de seminários online, inseridos na iniciativa “Programação e Robótica na Escola” promovida pela Direção-Geral da Educação, com o objetivo de divulgar práticas de referência, através da utilização de tecnologias digitais, em particular aquelas que procuram desenvolver o pensamento computacional.  

Ao aceder à gravação, terá oportunidade não só de conhecer o trabalho desenvolvido pelas professoras Elsa Severo e Helena Mouquinho, do Agrupamento de Escolas de Borba, mas também de constatar que a utilização de tecnologias digitais, em contexto de sala de aula, pode contribuir para reforçar algumas competências cognitivas, sociais e atitudinais por parte dos alunos, nomeadamente: comunicação; autonomia; responsabilidade; tolerância; trabalho colaborativo; resolução de problemas; e o desenvolvimento do raciocínio lógico. 

 Para assistir à gravação, aceda a https://www.youtube.com/watch?v=Hcqq7__gtUI 

 O próximo seminário está previsto para o dia 30/03/2023, das 18:30 às 19:30. 

20.ª edição do Dia da Internet Mais Segura - Medidas para proteger e capacitar crianças e jovens

Para assinalar a 20.ª edição do Dia Internet Mais Segura, que visa capacitar as crianças e os jovens de todo o mundo para a utilização mais segura e responsável das tecnologias digitais, a Comissão Europeia publicou a versão adaptada às crianças da Estratégia Europeia para uma Internet melhor para as crianças. 

Foi também disponibilizada uma versão da Declaração sobre os Princípios Digitais adaptada às crianças, juntamente com o jogo online sobre princípios digitais, dirigido às crianças e aos adolescentes para que possam aprender sobre os seus direitos no mundo digital. 

Na União Europeia, há cerca de 80 milhões de habitantes com menos de 18 anos e, perante este fato, ao longo do último ano, foram introduzidas várias medidas  para proteger e capacitar crianças e jovens no acesso aos ambientes digitais, a saber:

. a Declaração Europeia sobre os Direitos e Princípios Digitais, que tem compromissos específicos em relação às crianças,  assinada pelos presidentes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho da Europa, em dezembro de 2022;

. o Regulamento Serviços Digitais, que entrou em vigor, em novembro de 2022, introduz regras rigorosas para salvaguardar a privacidade, a proteção e a segurança dos menores;

. e a Estratégia Europeia para uma Internet melhor para as crianças melhorará os serviços digitais, de acordo com a faixa etária, garantindo a proteção, capacitação e respeito de todas as crianças nos ambientes digitais.

DigComp 2.2. - Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos -Tradução em língua portuguesa

Foi divulgada, pela Universidade de Aveiro, a tradução que efetuou do DigComp 2.2 - Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos. Este documento, cuja versão em inglês é da responsabilidade do Joint Research Centre da Comissão Europeia, inclui diversos exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes que poderão ajudar os cidadãos a utilizarem as tecnologias digitais de forma confiante, crítica e segura, nomeadamente no que se refere às ditas tecnologias emergentes.


Bastidores – Conheça a Equipa


Conceição Castro – ERTE
 
1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa?
Na verdade, tenho uma certa variedade de áreas de trabalho nesta equipa mas, posso dizer, que a minha principal área de trabalho tem a ver com a formação e a capacitação concebendo, desenvolvendo, acompanhando e avaliando formações MOOC.
Dou apoio à equipa na tradução e retroversão de documentos Europeus oficiais e outros.
Colaborar com as chefias apresentando propostas de melhoria dos serviços, mantendo atualizada a informação sobre iniciativas internacionais no âmbito do digital e das novas tecnologias.
Acompanhamento do projeto Erasmus+ “Learning from the Extremes” que tem como objetivo apoiar escolas rurais e remotas a ultrapassar através do uso do digital, as suas fronteiras geográficas e o seu isolamento contribuindo para a igualdade de oportunidades entre os alunos que vivem em locais mais remotos e alunos que vivem nas cidades.

2. Qual a sua visão para a ação da ERTE?
Considero esta equipa multidisciplinar um espaço de intervenção e de trabalho significativo e com impacto. A missão da ERTE é muito válida, atual e inovadora e continuará a sê-lo pois a educação digital é o presente e o futuro.

3. Qual é o seu lugar favorito no mundo?
Certamente que o meu lugar favorito no mundo é aquele onde ainda não fui e gostaria de ir. Na verdade, como adoro viajar, há muitos lugares no mundo que desejo muito visitar. Provavelmente, o meu favorito, neste momento seria o Alasca.
Paula Martins – ERTE
 

1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa?
Coordenar a equipa do Projeto-Piloto Manuais Digitais o que implica um trabalho de colaboração com elementos da ERTE (CCTIC e equipa PTD) bem como com os 69 Agrupamentos de Escola/Escolas não agrupadas que integram o referido projeto.

2. Qual a sua visão para a ação da ERTE?
Continuar a intervir nas escolas através do desenvolvimento e implementação de recursos e tecnologias inovadoras e eficazes que permitam enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos e a mudança de práticas educativas dos professores.
No que diz respeito à formação e desenvolvimento profissional dos professores, continuar a promover a integração da tecnologia  e ajudá-los a integrar essas ferramentas nas suas práticas pedagógicas.

3. Qual é o seu lugar favorito no mundo?
O lugar onde me sinto bem, tranquila e zen...

 

Quer saber mais?

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