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Destaques


Laboratórios de Educação Digital (LED) - Sessão pública de lançamento

Realizou-se, no dia 6 de dezembro p.p., no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, a sessão pública de lançamento da iniciativa dos Laboratórios de Educação Digital (LED), que contou com a presença do Senhor Ministro da Educação, João Costa.

Após ter auscultado todos os Agrupamentos de Escolas (AE)/Escolas não agrupadas (Ena), para que manifestassem a sua preferência quanto aos equipamentos que integram os LED mais adequados a cada contexto e projeto educativo, a Secretaria-Geral da Educação e Ciência, entidade responsável pela distribuição dos LED, em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), iniciou, em outubro de 2023, a distribuição do primeiro lote de LED.
Nesta primeira fase, foram entregues 106 LED a 95 AE/Ena e, para cumprir o objetivo de abranger todo o território nacional (um total de 1300 LED instalados), os restantes AE/Ena irão receber, faseadamente, os equipamentos que escolheram, até outubro de 2024.  

Para a organização e dinamização dos LED, os AE/Ena contarão com o apoio de um “Coordenador LED”, que ficará responsável pelas dimensões técnica e pedagógica inerentes à sua utilização.

De forma a apoiar as Escolas no que se refere à utilização dos LED, a DGE criou um site na Internet - https://led.dge.medu.pt/, o qual, entre diversas informações técnicas sobre os LED, disponibiliza vários exemplos de Cenários de Aprendizagem, envolvendo diversas disciplinas/anos de escolaridade.  
O site de apoio aos LED estará em constante atualização e pretende assumir-se como um repositório de Cenários de Aprendizagem que incluam os equipamentos e componentes LED, colocando-os ao serviço do desenvolvimento do currículo e da recuperação das aprendizagens.

Saliente-se que os LED são equipamentos para serem utilizados por todos os professores e alunos, devendo ser integrados no desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais de todas as disciplinas/áreas disciplinares do currículo, bem como contribuir para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. 

Caso necessite de esclarecimentos adicionais, contacte-nos através de led@dge.mec.pt ou em https://led.dge.medu.pt/.
 

Iniciativa Líderes Digitais - 9.ª edição

Já estão abertas as inscrições para a 9.ª edição da iniciativa Líderes Digitais/Líderes Digitais Benjamins.

Para participar com os alunos, nas categorias “Líderes Digitais” e/ou “Líderes Digitais Benjamins”, o professor responsável deve proceder à sua inscrição, até ao dia 15 de dezembro 2023, através do formulário:  https://projetos.dge.mec.pt/adp/lideres-digitais-2023-24

Com a dinamização desta iniciativa, da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNet da Direção-Geral da Educação, e com a colaboração dos Centros de Competência TIC de Setúbal e de Aveiro, pretende-se que os alunos, acompanhados por um professor, com o apoio do SeguraNet e dos CCTIC, promovam ações de sensibilização, dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para o desenvolvimento da Cidadania Digital.

Participe!

 

Concurso Desafios SeguraNet - 17.ª edição

A Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Centro de Competência TIC ESE/IP de Santarém, promove a 17.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.

No presente ano letivo, este concurso terá uma categoria específica dirigida à Educação Pré-Escolar. 

Assim, são contempladas cinco categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente: à Educação Pré-Escolar, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e ainda a pais/encarregados de educação. 

As Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet, pois o primeiro desafio encontra-se já disponível. 

No que se refere aos desafios dirigidos à Educação Pré-Escolar e ao 1.º ciclo do Ensino Básico, as turmas/ grupos registados serão, ao longo do ano, convidados a responder a três desafios.  

Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais. 

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da componente de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º ciclo, no domínio da Cidadania Digital. Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz e, de uma forma transversal, em todos os contextos educativos. 

Registo em: https://www.seguranet.pt/user/login

Consulte:
Processo de inscrição na Iniciativa Desafios SeguraNet - categorias Pré-escolar e 1.º Ciclo.
Processo de inscrição na Iniciativa Desafios SeguraNet - categorias 2.º, 3.º Ciclos e Pais.

Poderá ainda aceder à gravação do encontro de lançamento da iniciativa Desafios SeguraNet 2023/2024.

 

Notícias


Partilhas à Quarta 23/24

Estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências.

“Partilhas à Quarta”, uma iniciativa desenvolvida no âmbito de projetos apoiados pela Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), realiza-se pelo sexto ano consecutivo, com o objetivo de divulgar práticas de referência de ensino e de aprendizagem. Estas videoconferências são promovidas, em colaboração, pelas equipas Laboratórios de Aprendizagem (LA) e eTwinning (eTw), contando, ainda, com a participação de professores e alunos envolvidos nos projetos apoiados pela DGE/ERTE. 

Durante as sessões, os participantes terão a oportunidade de colocar questões, num espaço de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competência enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Data das sessões:

  • 1.ª sessão - 13 de dezembro de 2023
  • 2.ª sessão - 17 de janeiro de 2024
  • 3.ª sessão - 21 de fevereiro de 2024
  • 4.ª sessão - 20 de março de 2024
  • 5.ª sessão - 24 de abril de 2024
  • 6.ª sessão - 22 de maio de 2024

AFCD - INSCRIÇÕES

À semelhança dos anos anteriores, as sessões realizam-se à quarta-feira, das 21h às 22h, correspondendo a duas Ações de Formação de Curta Duração (AFCD) de 3 horas (primeiro e segundo segmento de formação).

Os interessados em obter a certificação, devem fazer a inscrição prévia participar nas 3 sessões de cada um dos segmentos: 

  • Primeiro segmento: 1.ª, 2.ª e 3.ª sessões = AFCD de 3 horas (Inscreva-se aqui), até 10 de dezembro 2023) 
  • Segundo segmento: 4.ª, 5.ª e 6.ª sessões = AFCD de 3 horas (Inscreva-se aqui), até 18 de março de 2024) 

A certificação das AFCD tem a colaboração do Centro de Formação de Escolas (CFAE) dos Concelhos do Barreiro e Moita. 

Participe!

Cartaz da iniciativa Partilhas à Quarta (2023/2024) [pdf]

 

Práticas Online Seguras e Saudáveis

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, divulga o folheto de sensibilização "Práticas Online Seguras e Saudáveis", que visa alertar crianças e jovens para o uso seguro e saudável dos dispositivos móveis, em particular, dos computadores portáteis distribuídos pelo Programa Escola Digital. Estes dispositivos constituem um instrumento valioso para a aprendizagem, mas é imprescindível adotar práticas que promovam uma utilização saudável e produtiva dos mesmos.

versão de impressão do folheto (PDF) está disponível para download e pode ser descarregada e divulgada junto dos alunos e das famílias, tanto no formato digital como no formato papel.

Aconselha-se ainda os pais, os encarregados de educação e as famílias a:

- Definir limites de tempo de utilização e determinar horários específicos para o uso de portáteis e de outros dispositivos, como depois da escola ou durante o tempo de estudo. Evitar o seu uso antes de dormir, de forma a promover um bom descanso;

- Promover a Educação para a Cidadania Digital: sensibilizar as crianças e os jovens para os comportamentos de risco online, como o ciberbullying, a partilha inadequada de informações pessoais e a interação com estranhos;

- Equilibrar o tempo despendido online com atividades offline, como o desporto, a leitura, as brincadeiras ao ar livre e interações sociais em presença;

- Incentivar o uso do portátil para fins educacionais, como pesquisa, projetos escolares e aprendizagem online;

- Realçar a importância de uma postura adequada ao usar os dispositivos e incentivar pausas regulares para evitar problemas físicos;

- Alertar sobre a partilha responsável de informações e imagens online, tendo sempre presente a importância do respeito à privacidade;

- Ser um modelo positivo de comportamento online, demonstrando uso responsável e respeitador da tecnologia;

- Manter um diálogo com o educando para que se sinta à vontade para relatar qualquer problema ou desconforto online;

- Encorajar a utilização do portátil numa área comum da casa, onde se possa monitorizar o que está a acontecer mais facilmente;

- Incentivar para que o tempo gasto online seja de qualidade, com atividades educacionais e construtivas;

- Usar os serviços de apoio, como a Linha Internet Segura.


Vamos criar um ambiente seguro e saudável, equilibrando o benefício da tecnologia com a responsabilidade digital!
 

Para esclarecimentos adicionais, poderá ser utilizado o seguinte endereço de e-mail: seguranet@dge.mec.pt
 

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - 2023-24

No decorrer do Mês da Cibersegurança, assinalado, anualmente, em outubro, a iniciativa Selo de Segurança Digital fez um balanço da sua ação nas escolas.

No ano letivo de 2022-23, mais de 600 Agrupamentos de Escolas /Escolas não agrupadas (AE/Ena) participaram no eSafety Label, 82 foram certificadas com o Selo de Segurança Digital de Ouro, 65 com o de prata e 84 com o de bronze, perfazendo um total de 231 certificações europeias, i.e., mais 125 participações do que no ano transato.

Estes resultados evidenciam, ainda mais, uma melhoria quantitativa e qualitativa na certificação digital das escolas, com um aumento de mais de 50% na atribuição dos Selos de Segurança Digital de Ouro.

No contexto atual da capacitação digital das escolas, a Direção-Geral da Educação continua a incentivar e a apoiar os AE/Escolas não agrupadas, bem como as comunidades educativas, a adotarem estratégias de sensibilização para uma utilização segura e crítica da tecnologia e dos ambientes digitais. Ou seja, importa garantir que as medidas adotadas para o desenvolvimento do currículo e para a recuperação das aprendizagens através da integração do digital nas rotinas das escolas, sejam acompanhadas das práticas de segurança adequadas.

A certificação com o Selo de Segurança Digital é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning, do Plano Nacional de Combate ao Bullying e Ciberbullying "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência" e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".

A listagem das escolas certificadas pode ser consultada nos websites do Centro de Sensibilização SeguraNet e da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.

Para mais informações, aceda a: https://www.seguranet.pt/eSafety (Página Oficial da representação Portuguesa) e a
https://www.esafetylabel.eu/ (Página oficial do “eSafety Label”).
 

Programa Cuida-te + e a Promoção do Bem-Estar

No âmbito da colaboração entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), num conjunto de iniciativas promotoras do bem-estar das crianças e jovens, divulga-se o Programa Cuida-te + e os seus serviços que se dirigem a quaisquer jovens dos 12 aos 25 anos e que visam a promoção da saúde juvenil e os estilos de vida saudáveis, em particular a saúde mental, a alimentação, a atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e a saúde sexual e reprodutiva. O foco de intervenção é a promoção da saúde juvenil, numa ótica preventiva, e não dirigido ao trabalho de patologias já instaladas. É um serviço gratuito e centrado na autodeterminação dos jovens face à sua saúde.

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Sitestar.pt – 11.ª edição Mostra ao mundo o que andas a fazer

A DECO e o .PT promovem a 11.ª edição do Sitestar.pt, uma iniciativa que desafia a comunidade educativa à criação de espaços digitais criativos e inovadores com conteúdos em português, que utilizem o domínio.pt, durante o ano letivo de 2023/2024. Esta iniciativa contribui para a melhoria das competências digitais dos jovens e é também uma excelente oportunidade para que estes divulguem os seus projetos e atividades.
 
Os professores podem inscrever as equipas de alunos até ao próximo dia 15 de dezembro num dos seguintes escalões e categorias:

  • Escalão 1: dirigido a alunos com idades entre os 12 e os 14 anos e/ou a frequentar os 7.º, 8.º ou 9.º anos de escolaridade.
  • Escalão 2: dirigido a alunos com idades entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário.

Em cada escalão, podem ser apresentadas propostas de site numa das duas categorias: Escola + Digital e Com talento faz a diferença.
 
Os sites serão apreciados por um júri e serão atribuídos prémios aos melhores trabalhos em cada categoria e escalão. Os professores das equipas premiadas receberão também um prémio.  
Ao criarem os seus sites, os jovens aprendem a planear os seus projetos, a trabalhar em equipa, a criar conteúdos escritos e audiovisuais, a respeitar os direitos de autor, a promover as suas ideias e a terem um sentido crítico que lhes permite navegar em segurança e com confiança na Internet.
 
De referir que este é um projeto que conta com o apoio do INCode 3020 e com as parcerias da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral do Consumidor, do IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais, do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, do PNL 2027- Plano Nacional de Leitura 2027, da RBE – Rede de Bibliotecas Escolares, da ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática e do Centro Internet Segura.
 
Para mais informações aceda a: www.sitestar.pt ou consulte o site oficial da DECOJovem em www.decojovem.pt.


Dicas - Recursos e Publicações TIC


COMPETÊNCIAS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO e IMPACTO na EDUCAÇÃO ATUAL

Coords. de Neuza Pedro, Cassio Santos e João Mattar

Foi publicado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa o e-book “Competências Digitais: Desenvolvimento e Impacto na Educação Atual”. Este e-book é assinado por vinte e quatro autores de seis países distintos e procura sistematizar referenciais conceptuais de base, instrumentos de mensuração, projetos de investigação e desenvolvimento, bem como programas de ação de âmbito nacional e transnacional no domínio das competências digitais. Procura promover a reflexão sobre o impacto da aplicação expansionista do conceito de competência digital em diferentes esferas, níveis e atores constituintes do sector educativo bem como em distintas geografias.

Aceda ao e-book.

COMPETÊNCIAS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO e IMPACTO na EDUCAÇÃO ATUAL

Coords. de Neuza Pedro, Cassio Santos e João Mattar

Foi publicado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa o e-book “Competências Digitais: Desenvolvimento e Impacto na Educação Atual”. Este e-book é assinado por vinte e quatro autores de seis países distintos e procura sistematizar referenciais conceptuais de base, instrumentos de mensuração, projetos de investigação e desenvolvimento, bem como programas de ação de âmbito nacional e transnacional no domínio das competências digitais. Procura promover a reflexão sobre o impacto da aplicação expansionista do conceito de competência digital em diferentes esferas, níveis e atores constituintes do sector educativo bem como em distintas geografias.

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