Newsletter ERTE #87
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Destaques


Capacitação Digital das Escolas - 3.º Ciclo de Eventos Regionais

No âmbito do Programa de Digitalização para a Escolas, e sob o título “Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades”, a Direção-Geral de Educação encontra-se a dinamizar, em estreita colaboração com os Centros de Competência TIC (CC TIC) e os Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), um ciclo que integra 14 Eventos Regionais, que terão lugar de 25 de janeiro a 6 de março p.f.

Informações adicionais disponíveis em:
https://digital.dge.mec.pt/eventos/3o-ciclo-de-eventos-regionais

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Workshops “Laboratórios de Educação Digital (LED)” - Ações de Formação de Curta Duração (AFCD)

No âmbito do projeto Laboratórios de Educação Digital (LED), a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Aurélio da Paz dos Reis, Vila Nova de Gaia, promove um conjunto de Workshops (AFCD), a realizar online, entre os meses de janeiro e maio de 2024.
Os 5 workshops temáticos, desenvolvidos na modalidade de AFCD, com a duração de 3 horas cada, visam a exploração de atividades de aprendizagem ativa com recurso às componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos três tipos de LED:
LED 1: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área STEM.
LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes e Multimédia. 
LED 3: Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia.

Durante estes workshops, após uma breve apresentação sobre os propósitos dos LED, serão apresentados e explorados alguns exemplos práticos já implementados na sala de aula, com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED, que poderão contribuir para o desenvolvimento do currículo ou para a recuperação das aprendizagens nas diversas disciplinas /anos de escolaridade (2.º, 3.º ciclos e ensino secundário).

Assista às gravações dos Workshops já realizados em:
Workshops “Laboratórios de Educação Digital (LED)”
 

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Formação Europeia eTwinning 2024

A Direção-Geral da Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, divulga a lista ordenada de escolas, aos quais pertencem os docentes selecionados e suplentes, para participação na ação de formação europeia eTwinning, abril 2024, a realizar em Itália.
A candidatura a esta formação contou com 43 interessados/as que preencheram o respetivo formulário. Destas candidaturas, 28 foram aceites e 15 não foram consideradas válidas por não cumprirem os requisitos necessários. Foram selecionados 9 docentes, ficando 19 suplentes.
A lista pública ordenada encontra-se disponível em Lista 2024. Por uma questão de proteção de dados, associado a cada docente existe um número de Identificação (ID docente) e a escola a que o mesmo pertence. Todos os docentes com candidaturas válidas serão contactados com a informação relativa ao seu ID e ao resultado da referida candidatura.

Qualquer dúvida deve ser endereçada para etwinning@dge.mec.pt com o ASSUNTO: Formação Europeia eTwinning 2024.

 

 

Notícias


Seminário “Desafios da Inteligência Artificial na Educação” – 20 de fevereiro

O Seminário “Desafios da Inteligência Artificial na Educação”, promovido pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior Educação de Santarém/Instituto Politécnico de Santarém, com a colaboração da Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet integrou as comemorações do Dia da Internet Mais Segura 2024.
Este evento online decorreu no passado dia 20 de fevereiro, pelas 18:00h, tendo contado com a presença de escolas e universidades de Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé, Brasil e Portugal, unindo o espaço lusófono na reflexão sobre a Inteligência Artificial na Era Digital. Pode assistir à gravação em: https://www.youtube.com/watch?v=mK2iljWvO0k

Campanha “Menos vida virtual, mais vida real” - Programa Escola Segura

O Programa Escola Segura convida de novo as escolas e toda a comunidade escolar para a realização de iniciativas que promovam a reflexão sobre o seu tema bianual “Menos vida virtual, mais vida real”. Com este tema pretende-se sensibilizar para o papel das redes sociais no nosso quotidiano, apresentando sugestões e iniciativas que visem uma maior reflexão e mudança de comportamentos.

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Rede de Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2023/2024

A Direção-Geral da Educação (DGE), à semelhança de anos letivos anteriores, procedeu à identificação dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) em funcionamento, no ano letivo 2023/2024. 
Os estabelecimentos de ensino públicos e privados procederam ao seu registo, através do preenchimento de um formulário disponibilizado pela DGE, até ao dia 21 de dezembro de 2023.
A rede de CPR é, atualmente, composta por 393 Clubes. Estes contam com a participação de alunos de escolas portuguesas, não só de todos os distritos de Portugal continental e ilhas, mas também de Moçambique e de São Tomé e Príncipe. Participam nos CPR alunos dos diversos níveis de ensino, cujos estabelecimentos de ensino se encontram georreferenciados
Lista de Agrupamento de Escolas/ Escolas não Agrupadas inscritas na base de dados Nacional dos CPR 2023-2024

21.ª edição do Dia da Internet Mais Segura

No dia 6 de fevereiro de 2024, celebrou-se a 21.ª edição do Dia da Internet Mais Segura, sob o tema "Juntos por uma internet melhor". Este dia foi marcado por eventos e atividades dinamizados em todo o mundo, unindo aproximadamente 180 países na sensibilização para o uso mais seguro e saudável dos ambientes digitais, especialmente por crianças e jovens. 
A disseminação do Dia da Internet Mais Segura contou com o amplo apoio de instituições da União Europeia, das Nações Unidas, da UNICEF, entre muitas outras.
Esta iniciativa global é promovida pela rede de Centros Internet Segura, a rede Insafe. Para mais informações consultar o website oficial da campanha: www.saferinternetday.org.

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Curso de formação – Milage Aprender+ e a Cidadania Digital

Encontram-se abertas as inscrições para o curso de formação e-learning “Contributo para a personalização e diversidade pelos professores autores na plataforma MILAGE”, que irá decorrer entre os dias 23 de janeiro e 12 de junho de 2024.
Este curso, destinado a educadores de infância e a professores dos ensinos básico e secundário, com uma duração de 50 horas (8h síncronas), tem como objetivo explorar a aplicação Milage Aprender+ Professores, com vista à produção de conteúdos de sensibilização no âmbito da Cidadania Digital.
Os docentes interessados deverão consultar mais informações sobre o curso e efetuar a sua inscrição online (Centro de Formação da Universidade do Algarve).

30 anos do CFAE Aurélio da Paz dos Reis

Para assinalar o seu 30.º aniversário, o Centro de Formação de Associação de Escolas Aurélio da Paz dos Reis promoveu um evento comemorativo, no passado dia 19 de janeiro.

Este evento presencial decorreu no Auditório da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Valadares - Vila Nova de Gaia, e contou, entre outros, com a realização da Conferência O Imperativo da Inovação Pedagógica no Ensino, na Avaliação e nas Aprendizagens, a cargo do Professor Domingos Fernandes.

Para mais informações, consulte o Programa
 

 

Centros de Competência TIC


Autores Digitais

O Centro de Competências TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém, lançou este ano a 5.ª edição do concurso Autores Digitais. Esta iniciativa destina-se a crianças da educação pré-escolar e a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB), bem como aos docentes que os acompanham, em colaboração com as bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas.

Nesta edição, o CCTIC e o concurso Autores Digitais associam-se ao CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) e ao “PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista”, projeto que tem por objetivo estudar e combater o Discurso de Ódio Online, entre crianças e jovens, no contexto dos videojogos.

Com esta iniciativa, os participantes são desafiados a criar, ilustrar e publicar uma história original, utilizando o recurso educativo digital online Storyjumper. São admitidas a concurso todas as histórias que abordem a importância do diálogo, o combate à violência verbal, o respeito pela diferença, ou outros temas relacionados com o Discurso de Ódio Online.

Nesta edição, estão inscritas 64 escolas de todo o país.

Os trabalhos submetidos serão avaliados por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores histórias. Serão atribuídos prémios ao primeiro lugar de cada categoria (pré-escolar, 1.º e 2.º Anos CEB).

Sessões de Sensibilização de Programação e Robótica nas Escolas

Na sua função de sensibilizar para a educação digital e para a integração curricular das tecnologias digitais como meios promotores do sucesso educativo, este Centro de Competência TIC (CC TIC) dinamiza, ao longo do ano, sessões no âmbito da programação e robótica em articulação com as escolas, com o intuito de dar cumprimento a iniciativas inscritas no Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), numa abordagem que se alinha com as dinâmicas dos Embaixadores Digitais. Estas iniciativas estão direcionadas para a criação ou consolidação de Clubes de Robótica e Programação ou de Clubes de Ciência Viva na Escola, bem como para a apresentação e discussão de propostas de atividades passíveis de serem usadas ou adaptadas em contexto de ambientes de aprendizagem, onde se destaca o desenvolvimento do pensamento computacional.
No passado mês de janeiro, atendendo a esta área, o CC TIC articulou com as Equipas de Desenvolvimento Digital do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades e do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. A intervenção foi realizada com os professores titulares de turma, no caso das turmas de 1. ciclo do ensino básico, e com os professores do conselho de turma que acompanharam os alunos durante a sessão, no caso das turmas de 7.º ano no Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. Neste âmbito, foi ainda feita uma deslocação à Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância de Paradinha, abrangendo todas as turmas do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No trabalho realizado, nas sessões de sensibilização, foram dinamizadas atividades com recurso a diferentes modelos de robôs e linguagens de programação (formais ou não), adaptadas à faixa etária do público-alvo.

Colaboração alargada do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro

O Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro tem vindo a colaborar com os Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e Embaixadores Digitais (ED) da sua região, dinamizando sessões de formação práticas ou participando em eventos de formação dinamizados por estas entidades. Estas intervenções procuram responder a necessidades ou solicitações específicas que lhes são endereçadas. Assim, as temáticas abordadas são diversas, podendo abarcar questões relacionadas com a Cidadania Digital, o projeto Líderes Digitais, o projeto Academia Digital para Pais, sessões práticas sobre Competência Digital docente e/ou Cyberbullying, entre outros.
Esta colaboração estreita não se restringe a CFAE e ED, mas alarga-se a Direções de Agrupamento de Escolas e outras entidades, como a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ou Instituições Públicas de Solidariedade Social, bem como a todos aqueles que queiram aliar-se ao trabalho desenvolvido por este Centro, que se pauta por uma atitude pró-ativa na área da integração das Tecnologias Digitais (TD) na Educação, atuando ao nível da formação, da investigação e da divulgação e comunicação de ciência, antecipando potenciais cenários de um uso refletido e eficaz das TD em contextos de aprendizagem formal e não formal.

Apoio aos Clubes Ciência Viva nas escolas

O Centro de Competência TIC - Softciências dá apoio à criação e dinamização de Clubes Ciência Viva nas escolas da região de Coimbra e por vezes noutros concelhos. Nesse âmbito, realizou, no passado dia 19 de janeiro, uma sessão com alunos e professores do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.
Esta sessão decorreu no Clube Ciência Viva deste agrupamento, na Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio.
Foi feito um reconhecimento e inventário do equipamento adquirido pelo clube e, de seguida, professores e alunos fizeram a montagem de robôs, placas eletrónicas, kits de garras com motores servo.
No final, os alunos realizaram pequenos projetos de programação com os equipamentos montados.

Lançamento da XXIII Edição do Concurso Artistas Digitais e XVII Edição do Concurso Cineastas Digitais

O Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS), em parceria com a Direção-Geral da Educação, abriu no passado mês de janeiro mais uma edição dos concursos Artistas Digitais e Cineastas Digitais. Os dois concursos têm como objetivo fomentar a utilização criativa das tecnologias na abordagem aos Valores Universais, da Cidadania e do Ambiente e, no ano letivo 2023/2024, o tema geral é “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia”. O tema decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras, no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas/cineastas.
 
No concurso Artistas Digitais (https://artistas.ccems.pt/) pretende-se que os alunos do Pré-Escolar, 1.º e 2.º CEB do Ensino Básico participem com um desenho digital, subordinado à temática, recorrendo a um software de edição de imagem. No concurso Cineastas Digitais (https://cineastas.ccems.pt/), destinado aos alunos que frequentem 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional), pretende-se que os alunos, com a orientação de um professor, criem um vídeo subordinado à temática “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia” nas categorias “Vídeo Júnior” e “Vídeo Narrativa”. Na categoria “Vídeo Curta” o tema é livre.
 
Podem ser consultadas mais informações nos sítios dos respetivos concursos:
• Artistas Digitais: https://artistas.ccems.pt/
• Cineastas Digitais: https://cineastas.ccems.pt/

Robótica Educativa – projeto Matatalab

No âmbito de um protocolo de colaboração, assinado entre a empresa MatataStudio e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, o Centro de Competência TIC da ESE/IPS promove, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Matatalab, junto das escolas da sua área de intervenção.

Após ter promovido a utilização de robótica educativa em 10 Agrupamentos de Escolas (AE), durante o ano letivo 22/23, é agora a vez de outros 8 agrupamentos participarem neste projeto, (AE Santo André, AE Montijo, AE Poeta Joaquim Serra, AE José Maria dos Santos, AE Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, AE Ordem de Sant'Iago, AE D. João I e AE José Saramago).
No âmbito desta iniciativa, os professores do primeiro ciclo do ensino básico e os educadores envolvidos receberam formação de Robótica Educativa, sob a forma de Ação de Curta Duração e Microcredencial, e encontram-se a desenvolver diferentes atividades nas suas salas com recurso a robôs, as quais são partilhadas numa comunidade, criada especificamente para o desenvolvimento do projeto.

Durante este ano, o CCTIC irá, ainda, promover a competição internacional de Robótica Educativa, MWRC Portugal Smart Sports Competition (VinciBot) durante a comemoração do Scratch Day, que decorrerá no próximo mês de maio.

Projeto-Piloto Manuais Digitais: partilha de práticas no Agrupamento de Escolas de Sabóia

O Agrupamento de Escolas de Sabóia, no concelho de Odemira, recebeu, no passado dia 15 de janeiro, um grupo de docentes, em representação do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão (Portimão) e do Agrupamento de Escolas D. Dinis (Quarteira), que integram o Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), para uma sessão de partilha de práticas. Além disso, os participantes tiveram, também, a oportunidade de visitar as salas de aula, o espaço MakerSpace e experimentar a dinâmica interativa EscapeSchool, um recurso criado pela escola e enquadrado nos Ambientes de Aprendizagem Inovadores.
 
O Centro de Competência TIC -– Associação Portuguesa de Telemática Educativa (EDUCOM) acompanhou esta iniciativa que incluiu um debate acerca das vantagens e constrangimentos da aplicação do PPMD, nos diferentes contextos dos agrupamentos envolvidos e na forma como as equipas encaram os desafios, dando respostas diferenciadas. Resultante da participação e da disponibilidade dos diversos envolvidos, esta iniciativa é reveladora da pertinência da partilha de práticas de referência e da relevância que a colaboração entre escolas pode ter na integração da inovação nas práticas pedagógicas e na melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos.
 
De destacar o acolhimento e a excelente organização dos trabalhos por parte do AE de Sabóia, proporcionando a partilha de experiências e a reflexão sobre as trajetórias de cada agrupamento de escolas representado.


Dicas - Recursos e Publicações TIC


Guia para o Bem-Estar num Mundo Digital - European Schoolnet

Bem-Estar num Mundo Digital” é o título do novo guia da responsabilidade da European Schoolnet e surge num momento em que a aposta na promoção do bem-estar, encarado de  forma  holística, deve ser uma das prioridades, tendo em conta que vivemos num mundo cada vez mais digitalizado.  
Este guia, além de propor estratégias para assegurar o bem-estar dos alunos nos ambientes digitais, apresenta sugestões que permitem explorar as potencialidades das ferramentas digitais, na sala de aula. Destaca, ainda, a importância do desenvolvimento das competências sociais e emocionais, apresentando alguns exemplos práticos que podem ser implementados em prol do bem-estar dos alunos.

MOOC - European Schoolnet Academy - “Um ambiente seguro para desenvolver competências online”

A European Schoolnet Academy divulga o novo MOOC promovido pelo projeto Better Internet for Kids (BIK): “Um ambiente seguro para desenvolver competências online”.

Com início a 11 de março e término a 17 de abril, este curso, online e gratuito, disponibilizado em língua inglesa, destina-se a professores do ensino básico e secundário, bem como a outros interessados, e tem como objetivos:

• Divulgar os direitos digitais para promover um ambiente online seguro.

• Desenvolver competências necessárias para uma presença online positiva e saudável.

• Divulgar as iniciativas da EU, como a estratégia BIK+ e a Lei dos Serviços Digitais, e o seu impacto nas experiências digitais das crianças e dos jovens.

• Definir estratégias educativas, bem como os papéis fundamentais dos professores, das escolas e das famílias, na sensibilização e no desenvolvimento de competências. 

Os cursos online da European Schoolnet Academy são reconhecidos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Assim, os participantes poderão submeter o pedido de certificado ao CCPFC, para obterem a certificação oficial. 

Mais informações e inscrições, em: europeanschoolnetacademy.eu

MOOC - European Schoolnet Academy - Nature-based Climate Shelters in Schools: Empowering Teachers for Sustainable Education

A European Schoolnet Academy divulga o novo MOOC (Massive Open Online Course) Nature-based Climate Shelters in Schools: 
Empowering Teachers for Sustainable Education, promovido pelo projeto COOLSCHOOLS.
Com início a 1 de abril e término a 8 de maio, este curso, online e gratuito, disponibilizado em língua inglesa, destina-se a todos os professores interessados em desenvolver situações de aprendizagem centradas no aluno e em preparar os alunos para mitigar os efeitos das alterações climáticas, recorrendo à abordagem do design thinking.
Ao longo dos quatro módulos, são apresentados os conceitos de intervenções de abrigo climático baseadas na natureza e Soluções Urbanas Baseadas na Natureza (SBN). Os participantes no curso terão oportunidade de idealizar, experimentar e de trabalhar colaborativamente no desenvolvimento de soluções inovadoras para as suas aulas, além de criarem um plano de ação e de participarem na revisão de atividades por pares.
Os cursos online da European Schoolnet Academy são reconhecidos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Assim, os participantes poderão submeter o pedido de certificado ao CCPFC, para obterem a certificação oficial.
Para mais informações e inscrições, aceda a: coolschools-mooc

 

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