Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
 

Destaque


O Pensamento Computacional e o Currículo da Matemática em Portugal

"O Pensamento Computacional e o Currículo da Matemática em Portugal" é o título do Evento Nacional MatemaTIC, a realizar nos dias 7 e 8 de maio de 2021.    

Neste evento, cuja sessão de abertura está cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, participam um conjunto de oradores, que apresentarão as suas perspetivas acerca das diferentes abordagens da integração do Pensamento Computacional nos currículos, concretamente no da Matemática.     

Convidam-se professores, formadores, especialistas e público em geral, interessado na temática, a participarem no Evento Nacional MatemaTIC, um encontro online, organizado e promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), a Associação de Professores de Matemática (APM), a Universidade de Coimbra (UC) e o CCTIC da Universidade de Évora (CCTIC UE).  

A participação neste evento permitirá a obtenção de um certificado de participação.  

Consulte o Programa.

Inscrição dia 7 de maio: 

https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_x9WkXvxJSj-zraAUOieIvQ

Inscrição dia 8 de maio: 

https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_OTlMvsKDTNKoPn5MMRra4A

Mais informações: https://erte.dge.mec.pt/evento-nacional-matematic 

Fórum Portugal Digital – 2021

De 3 a 6 de maio, realiza-se o Fórum Portugal Digital, evento que assinala o primeiro ano do Plano de Ação para a Transição Digital e a reestruturação do Programa INCoDe.2030.

Esta semana será dedicada à discussão dos principais temas ligados às competências digitais e à transição digital de Pessoas, Empresas e Estado, contando com a participação de um ilustre painel de oradores.

O Fórum Portugal Digital decorrerá no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, apenas com a presença dos oradores. Poderá assistir em direto aos 4 dias deste evento, em www.forumportugaldigital.pt, tendo a possibilidade de interagir com os oradores neste espaço virtual, partilhando a sua questão, dúvida ou comentário.

Mais informações sobre o programa e difusão em direto em: www.forumportugaldigital.pt.

 

Vai acontecer


3.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ com novas categorias

Estão abertas as pré-inscrições para a 3.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ que,  no dia 6 de Outubro, irá reconhecer as práticas inovadoras de professores e aprendizagens de alunos, promovidas pela plataforma MILAGE APRENDER+.  
Nesta edição, promove-se a expansão desta iniciativa à disciplina de  Português e a uma nova categoria, a Cidadania Digital, em parceria com o Centro de Sensibilização SeguraNet, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação.

Para potenciar a aprendizagem móvel e promover a igualdade de oportunidades, bem como as aprendizagens significativas e a qualidade do ensino, ao longo dos 12 anos de escolaridade, o projeto MILAGE APRENDER+ promove, ainda, até ao dia 25 de junho os prémios seguintes:
i) Meia-Maratona Matemática MILAGE APRENDER+. Prémio instituído para  promover práticas pedagógicas inovadoras com a app MILAGE APRENDER+, envolvendo  a participação de todos os alunos da turma, para que todos possam estar mais motivados para a aprendizagem da matemática e que alcancem o sucesso escolar.
ii) Classificação Matemática ou Português MILAGE APRENDER+: Alunos. Nesta categoria, são reconhecidos os alunos e as respetivas escolas do ensino básico e secundário que, ao resolverem tarefas de Matemática ou de Português do ano letivo em que se encontram inscritos. obtêm os melhores resultados.
iii) Aluno Autor MILAGE APRENDER+ MATEMÁTICA ou Cidadania Digital. Este prémio visa distinguir equipas de alunos do 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário, orientadas por professores, que, durante o ano letivo 2020/21, elaborem fichas originais de tarefas de Matemática  ou relacionados com a Cidadania Digital, para serem disponibilizadas na aplicação MILAGE APRENDER+. 
iv) Professor Autor Inovador MILAGE APRENDER+ MATEMÁTICA ou PORTUGUÊS. Este prémio visa distinguir professores, de cada uma das áreas científicas, que, durante o ano letivo 2020/2021, elaborem fichas originais de tarefas de Matemática ou Português, para serem disponibilizadas na aplicação MILAGE APRENDER+.

Pré-inscrições até ao dia 15 de Maio em: https://bit.ly/3nxG6Nn

Consulte o [3.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+] regulamento da 3.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+.

O MILAGE APRENDER+ é um projeto da Universidade do Algarve e conta com o apoio para a organização destes prémios do Município de Oeiras, da Direcção-Geral de Educação, do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Associação de Professores de Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática, da Associação de Professores de Português  e da Associação Portuguesa de Imprensa.

7 Dias com os Media - 9.ª edição

De 3 a 9 de maio de 2021, decorre a 9.ª edição da iniciativa 7 Dias com os Media, promovida pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) e que, este ano, tem como mote  “Participar faz a diferença!”. 

Tendo em conta o contexto provocado pela COVID-19,  para a edição de 2021,  o GILM sugere alguns temas que poderão inspirar a realização de atividades/ projetos como  os media em tempos de pandemia, a infodemia e a desinformação, as desigualdades sociais e digitais que se tornaram mais visíveis, durante este período. No entanto, os participantes poderão partilhar materiais e atividades que abordem outras temáticas, desde que relacionadas com os objetivos da iniciativa. Podem, ainda, optar por diversos formatos/suportes (desenho, fotografia, cartaz, notícia, vídeo, podcast ou outros). 

Aberta à sociedade em geral,  a iniciativa 7 Dias com os Media pretende contar com a participação de escolas, associações, bibliotecas, clubes, meios de comunicação social, universidades, famílias e de outros interessados em desenvolver projetos/atividades que promovam o acesso, a compreensão, a análise crítica e esclarecida dos media, incentivando-se, ainda, a partilha de atividades/projetos, através do registo em http://www.7diascomosmedia.pt/  

O registo da(s) atividade(s) / projeto(s) deverá ser feito através de um formulário de registo, disponível na própria plataforma da iniciativa. Este será apreciado pelo GILM e dará lugar a uma ficha de registo que será publicada no site.  

Os participantes, interessados em partilhar resultados/evidências das suas atividades/projetos, poderão enviar os registos para o endereço 7diasmedia@gmail.com. ​

A iniciativa também tem presença nas seguintes plataformas: FacebookInstagram e YouTube.

Mais informações aqui.

Erasmus+ Funding Opportunities for Schools (2021)

Decorre até 31 de maio de 2021 o MOOC Erasmus+ Funding Opportunities for Schools (2021), durante o qual os participantes terão oportunidade de conhecer o novo Programa Erasmus + e os benefícios que este pode trazer para as Escolas, nomeadamente no que se refere às ações-chave 1 e 2, mobilidade e cooperação, respetivamente. 

O curso, em língua inglesa, destina-se a professores, dirigentes escolares e coordenadores de projetos internacionais, interessados em saber mais acerca das oportunidades de financiamento Erasmus + para a sua escola; poderá, ainda, interessar a todos aqueles que já estão envolvidos em projetos Erasmus +. 

Os módulos do curso estão abertos até 31 de maio, permitindo que os inscritos possam participar, a qualquer momento, de acordo com a sua disponibilidade. 

Para mais informações e inscrições, aceda a 
https://academy.schooleducationgateway.eu/en/web/erasmus-2021

Webinares Viriato

A Organização Nacional de Apoio e a Embaixada eTwinning PT divulgam o cartaz dos Webinares Viriato, eventos com realização quinzenal, entre abril e junho. Nos Webinares Viriato, exploram-se ferramentas digitais que têm como objetivo potenciar metodologias ativas, no âmbito dos projetos eTwinning e, de uma forma geral, no trabalho desenvolvido na sala de aula.

Os webinares Viriato, agendados para o mês de abril, serão dinamizados pelos Embaixadores eTwinning Ana Pina, Daniela Guimarães e Mário Guedes que, no decorrer de duas sessões, vão propor a exploração da ferramenta Deck Toys. Esta ferramenta permite aulas interativas com verdadeiros desafios e aventuras que suportam a aprendizagem e o conhecimento. Em maio, a Embaixadora Carla Mansilha vai levar-nos a explorar as potencialidades da realidade aumentada e a Embaixadora Laura Filipe a ferramenta colaborativa: Wakelet.

Para o mês de junho está reservada uma surpresa, pelo que os interessados deverão estar atentos às informações que vão sendo divulgadas.

Os webinares podem ser seguidos em direto através do canal YouTube do eTwinning em https://www.youtube.com/channel/UCaXqGzk6J2pFk-mPei-RplQ

 

Aconteceu


Campanha Europeia – Dia da Alegria Online (30 de abril)

O Centro de Sensibilização SeguraNet, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, aderiu à campanha europeia “#1 Dia da Alegria Online” que decorreu no dia 30 de abril. Esta campanha, lançada pelo projeto Detect then act, tem como objetivo ser ativo nas redes sociais em diferentes países da União Europeia, divulgando comentários positivos e promovendo a alegria nos ambientes online.

Os Agrupamento de Escolas/Escolas não agrupadas foram convidadas a participarem no Dia da Alegria Online e  ao aderirem a esta campanha, integraram  uma comunidade que que contribuiu para tornar a Internet num lugar mais feliz, por 1 dia. Como? Adotando estratégias de análise de comentários; sinalizando e combatendo o ódio e a desinformação; partilhando conteúdos e perspetivas positivas; partilhando a hashtag # 1DayOfOnlineHappiness o mais amplamente possível, entre outros.

Consulte o vídeo da campanha: https://youtu.be/JsxGQAU6znU

I FÓRUM SEaD Online

Dedicado ao tema “Avaliação Online em tempo de confinamento e para além disso“, realizou-se, no passado dia 22 de abril o primeiro fórum SEaD Online. Este evento, dirigido especialmente aos docentes do ensino secundário e aberto à comunidade de professores e investigadores, decorreu no âmbito das atividades da secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

No contexto das profundas mudanças nos modelos e práticas de ensino e aprendizagem, decorrentes da pandemia, nas instituições de educação em todos os níveis de ensino, que lições tiramos da avaliação em tempo de confinamento? De que modo aproveitaremos o que aprendemos num futuro próximo, com ou sem confinamento?

Estas são algumas das perguntas obrigatórias para antecipar o futuro próximo, na procura permanente da inovação pedagógica da aprendizagem em rede e na valorização da proximidade digital, de modo a construir a sustentabilidade das comunidades virtuais de educação.

WEBCAST DO I Fórum SEaD Onlinehttps://youtu.be/G4P314RxqRQ

Para mais informações aceda a https://sead.spce.org.pt/i-forum/

Campanha da Primavera: eTwinning EN2 - Todos a Bordo

A Organização Nacional de Apoio eTwinning (ERTE/DGE) e a Embaixada eTwinning portuguesa, inspiradas no mítico percurso da Estrada Nacional 2 que atravessa o país, desenharam um plano de formação eTwinning.

O plano começou a ser implementado na semana de 15 a 19 de março e compreendeu duas etapas: Chaves e Alijó. Estiveram em formação cerca de duas centenas de docentes de todas as áreas de recrutamento e níveis de ensino. O balanço desta primeira etapa foi muito positivo e constituiu uma mais-valia na dinâmica da aprendizagem por projetos e no desenvolvimento das competências digitais.

Na semana de 12 a 16 de abril, a Embaixada eTwinning chegou, virtualmente, a Castro D´aire e Pedrogão Grande; segue-se, de 17 a 21 de maio, Ponte Sôr e Montemor-o-novo e, por fim, de 14 a 19 de junho, chegará a Faro, com os cerca de 700 km virtuais realizados. No entanto, a formação online permite desmaterializar os percursos geográficos, pelo que se acrescentou à EN2 um percurso pelos Arquipélagos da Madeira (de 5 a 9 de julho) e dos Açores  (de 19 a 23 de julho).

A formação, gratuita, é realizada online, durante cinco dias consecutivos, com sessões entre sessenta a noventa minutos, perfazendo um total de seis horas, em regime de ACD (Ações de Curta Duração). O objetivo da «viagem» destina-se à descoberta do portal eTwinning, à exploração do eTwinning live, à planificação de projetos eTwinning e exploração do Twinspace, bem como à partilha de ferramentas digitais que possibilitem o trabalho colaborativo.

O traçado da já famosa EN2 serviu de inspiração, para definir o itinerário e fazer chegar a oferta formativa às áreas do interior do país.  Assim, foram identificados os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, bem como os respetivos centros de formação de professores (CFAE) que, após o convite para participarem como parceiros nesta aventura, responderam de imediato e com entusiasmo.

Este percurso tem sido  acompanhado da divulgação do trabalho desenvolvido.

MOOC: Trabalho Colaborativo com o eTwinning – Próximo Passo

O MOOC (Massive Open Online Courses) Trabalho Colaborativo com o eTwinning – Próximo Passo teve início a dia 20 de abril, decorre até 26 de maio de 2021 e pretende contribuir para aprofundar os conhecimentos sobre o eTwinning, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento de projetos.

Os conteúdos prendem-se com a exploração do eTwinning, com vista à planificação de projetos interdisciplinares, abordam também a cidadania digital e políticas de segurança nos projetos, a construção de recursos educacionais abertos e, por fim, a organização do trabalho interdisciplinar no Twinspace, com realce para os fatores críticos de qualidade e boas práticas.

Esta formação destina-se a eTwinners com experiência ou que tenham frequentado o MOOC de iniciação. É aberta aos docentes de todos os grupos de recrutamento e níveis de ensino, dos estabelecimentos de ensino público e privado, dirigentes escolares, professores bibliotecários e a todos os interessados nesta temática.

O curso é promovido pela Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias (ERTE) que o eTwinning integra. O tempo estimado para a realização do MOOC é de 15 horas de trabalho no global. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, no entanto, a sua conclusão permite a obtenção de um certificado de conclusão do curso.

Mais informações e inscrições em: https://www.nau.edu.pt/curso/trabalho-colaborativo-com-o-etwinning-proximo-nivel/

Escape Room SeguraNet – Volta ao Mundo em Segurança

O Centro de Competência TIC, da Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico de Setúbal, no decorrer das várias atividades que tem vindo a dinamizar, no âmbito da Cidadania Digital, desenvolveu mais um Jogo de Fuga (Escape Room) SeguraNet - Volta ao Mundo em Segurança.
 Depois de ter descoberto a cidade de Setúbal, o Pisca decidiu ir conhecer outras partes do mundo e, desta vez, vai viver uma grande aventura, pelos vários continentes.
Para além de conhecer outros locais e outras culturas, vai também estar atento a algumas situações que ele considera muito importantes quando se encontra online: pensar antes de publicar, a segurança do computador, a problemática do bullying, a proteção de dados pessoais, os cuidados a ter no comércio eletrónico, o risco de phishing, a desinformação e os cuidados a ter nas pesquisas na Internet.

Mais informações sobre esta atividade em: http://projectos.ese.ips.pt/cctic/?p=4593

 

Dica TIC


Plataforma Open P-TECH da IBM

Dirigida a professores e alunos do 9.º ao 12.º ano ou superior, a Plataforma Open P-TECH da IBM disponibiliza cursos e atividades de aprendizagem sobre cibersegurança, inteligência artificial e cloud, bem como sobre design thinking, colaboração, elaboração de CVs e preparação para entrevistas de emprego.

Num contexto em que as aprendizagens, realizadas a distância e em regime presencial, estão cada vez mais interligadas, a Open P-TECH coloca ao dispor dos alunos diversos cursos, cujos conteúdos são ajustados às várias faixas etárias, concedendo-lhes, no final da formação, o respetivo certificado digital (grátis). Para além disso, através da Open P-TECH, os professores têm, também, entre outros, acesso a conteúdos formativos, úteis ao seu desenvolvimento profissional e pessoal.  

Todo o conteúdo disponível na plataforma é criado, organizado e adaptado por uma equipa especializada nos diferentes temas, incluindo parceiros da indústria, de forma a que o mesmo seja apropriado e motivador não só para os alunos, mas também para os professores.  

O foco em tecnologias emergentes e competências profissionais, validadas por estes mesmos parceiros, são alguns dos elementos diferenciadores da Open P-TECH, em relação a outras plataformas de aprendizagem online.

Para saber mais, aceda a:

Mais informações em: https://www.ptech.org/open-p-tech/

Caso subsista alguma dúvida, poderá enviá-la para: saracardeira@pt.ibm.com

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar

WebSite da ERTE

Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas. Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto