Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
abril 2022
Facebook Twitter YouTube ERTE Contacto


Destaque


Fórum RED – Recursos Educativos Digitais

Realizou-se, dia 29 de abril, na Escola Secundária com 3.º ciclo Sá da Bandeira, em Santarém, o Fórum RED – Recursos Educativos Digitais.

Neste evento foram apresentados RED, abrangendo as áreas curriculares de Português, Matemática e Ciências Experimentais do 1.º ciclo do ensino básico, disponibilizados em regime aberto, através de uma plataforma web.

O Fórum integrou uma conferência sobre esta temática com Wayne Holmes, do University College of London, colaborador regular da UNESCO (com tradução simultânea), um painel de apresentação dos RED das três áreas disciplinares por parte das equipas que os produziram, bem como sessões paralelas, dinamizadas pelas referidas equipas, e cujas conclusões foram comentadas, durante a sessão plenária, por Ana Amélia Carvalho, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Saiba mais

 

Vai acontecer


Webinar MATATALAB

Realiza-se, online, no próximo dia 17 de maio, das 17h às 18h30, uma sessão de apresentação do projeto-piloto Matatalab e de divulgação das respetivas ferramentas de programação.

No âmbito deste projeto, coordenado pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE) e que contou com a colaboração do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, uma equipa de professoras do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, em Setúbal, criou planos de aula e testou-os em seis turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo, com o objetivo de levar os alunos a explorarem os inovadores kits de robótica Matatalab - Tale Bot e Coding Set – e de promover a utilização pedagógica destas ferramentas de aprendizagem da programação.

O programa do webinar prevê: a apresentação do projeto e das atividades desenvolvidas no seu âmbito – ERTE/DGE; a demonstração do funcionamento dos kits Tale Bot e Coding Set – CCTIC da ESE/IPS; a apresentação dos planos de aula e das experiências de implementação em sala de aula – professoras do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, bem como  um espaço para comentários e questões por parte dos participantes.

Este webinar, para apresentação do projeto que resulta  de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e a European School Net (EUN), tem como público-alvo, preferencialmente, educadores de infância e docentes do 1.º ciclo, bem como docentes de outros níveis de ensino, que já abordaram ou interessados na abordagem da Programação e Robótica com os seus alunos.

A sessão decorrerá no link: Zoom

VI Encontro Nacional de Educação para os Media - Liberdade de imprensa nos dias de hoje

Realiza-se, hoje, dia 3 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa -, o 6.º Encontro Nacional de Educação para os Media, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, em parceria com o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) e com o Centro de Formação António Sérgio.

Dando continuidade aos encontros realizados em anos anteriores, o evento deste ano, subordinado ao tema “Liberdade de Imprensa nos dias de hoje”, convoca os jovens e a comunidade escolar a refletirem sobre a liberdade de imprensa e de expressão como um bem público, essencial no presente, e sobre o papel dos media na aprendizagem e formação dos jovens, em especial no atual contexto.

Destacamos a participação da professora Oksana Pasichnyk, em direto de Lviv, que nos dará conta do desafio que representa o ensino mediado e a gestão de informação em cenário de guerra.

O encontro, em formato híbrido - online (plataforma zoom da DGE) e presencial (Auditório da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa), destina-se a professores, alunos e todos os demais interessados nesta temática, sendo certificado como Ação de Formação de Curta Duração (ACD) de 6h, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão na carreira docente.

Aceda ao Programa aqui.

DigiPROF – Formação de professores para a área do digital

Realiza-se no próximo dia 25 de maio, em Castelo Branco, o encontro DigiPROF – Formação de Professores para a área do digital.

Numa organização do Centro de Competência TIC do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com a colaboração da Direção-Geral da Educação, o encontro pretende constituir-se como um espaço de partilha e discussão em torno de questões relativas à formação de professores para a área do digital, com foco na reflexão sobre estratégias para o desenvolvimento de competências digitais de futuros professores e na promoção do intercâmbio de ideias e experiências inovadoras na formação contínua e inicial de professores, na área do digital.
Este encontro  tem como destinatários professores e estudantes de cursos de formação de educadores/professores (Ed. Básica e Mestrados em Ed. Pré-escolar e professores 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Ed. Especial), educadores/ professores cooperantes da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e professores dos ensinos básico e secundário.

As inscrições no DigiPROF são gratuitas, mas estão limitadas a 110 participantes, sendo  obrigatório fazer o registo aqui. No que se refere à participação nas Oficinas Temáticas, esta está limitada a um máximo de 15 participantes.
O encontro é certificado como ação de curta duração de 6 horas. Os participantes que pretenderem certificação da participação no evento como ação de curta duração devem indicá-lo no registo.

Mais informações em: https://cctic.ipcb.pt/

 

Aconteceu


Programação e Robótica na Escola

No dia 29 de março de 2022, realizou-se o webinar de lançamento do projeto "Programação e Robótica na Escola".

Neste webinar, cuja sessão de abertura contou com a intervenção do Sr. Diretor-Geral da Educação, Dr. José Victor Pedroso, foi apresentado o novo projeto "Programação e Robótica na Escola", designadamente os quatro pilares em que se encontra alicerçado: formação, informação institucional, comunidade de partilha e eventos.

O espaço de conferência esteve a cargo do Professor João Piedade, que nos falou sobre "Programação e Robótica na Escola: dos cenários de aprendizagem às práticas educativas".

No período de partilha de práticas, contámos com as apresentações dos professores Liliana Fernandes (AE Alberto Sampaio), Inês Madaleno e Samuel Branco (Externato Cooperativo da Benedita).

Pode assistir à gravação através do link: https://youtu.be/8Yj4hyfhebI
Mais informações em https://robotica.dge.mec.pt

5ª Sessão Partilhas à Quarta

Realizou-se, no dia 27 de abril, das 21h às 22h, mais uma sessão das Partilhas à Quarta, uma iniciativa conjunta das equipas Laboratórios de Aprendizagem (LA) e eTwinning (eTw), com o propósito de divulgar experiências de ensino e de aprendizagem inovadoras, desenvolvidas nas escolas, no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE.

Esta sessão, subordinada à temática “Clubes de Ciência Viva - ciência em ação nas nossas escolas”, contou com a participação da Dr.ª Ana Luísa Santos e da Dr.ª Catarina Ramos, da Direção-Geral da Educação (DGE), para apresentar a iniciativa “Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola”.  
Após o enquadramento desta iniciativa, teve lugar um momento de partilha de práticas de referência de escolas que dinamizam Clubes de Ciência Viva, dando voz à professora Rosa Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Ansião, e ao professor José Lobo, do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca (Lousada).

Ler mais

Lançamento do Livro ZigZaga na Net

Dia 8 de abril, teve lugar na Biblioteca Municipal de Alcântara o lançamento do  livro ZigZaga na Net, inspirado nas histórias da 1.ª temporada do podcast ZigZaga na Net, e que  foi desenvolvido numa parceria entre o Centro Internet Segura  (Centro Nacional de Cibersegurança) e SeguraNet (DGE) — Centros de Sensibilização do Consórcio Centro Internet Segura — e a Rádio ZigZag (RTP).

Dividido em 30 episódios, que contam 30 pequenas histórias, o livro é um contributo para o desenvolvimento da literacia digital dos mais novos - crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Ao longo do texto, adaptado a partir do original de Fátima Éffe, Benjamim e os seus amigos, acompanhados do PISCA e da INES, ajudam a fazer navegações mais seguras, dão informações úteis e esclarecem dúvidas sobre o desafiante mundo digital.

Este livro de aventuras digitais encontra-se  disponível online e os episódios do Podcast ZigZaga na Net em: https://www.rtp.pt/play/zigzag/.

Prevenção das Dependências Online de Crianças e Jovens Apoio da Delta Cafés

A Direção-Geral da Educação acaba de lançar, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, a 3.ª Campanha de Pacotes de Açúcar, com o apoio da Delta Cafés.

São nove as situações apresentadas sobre a prevenção das dependências online de crianças e jovens. Esta campanha nacional, que contém imagens da autoria do ilustrador Nelson Martins, segue a linha gráfica da campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.

A campanha de pacotes de açúcar, dirigida a pais/encarregados de educação, a todos os agentes educativos e a todas as famílias tem a colaboração do Professor Daniel Sampaio, da Professora Ivone Patrão e o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança.

Esta campanha contou, ainda, com a colaboração da  embaixadora eTwinning, professora Elisabete Fiel.

Mais informações na página da campanha.

O Currículo em Ação com Recurso a Ambientes Híbridos de Aprendizagem

No dia 22 de abril, pelas 18h00, o Centro de Formação e Associação de Escolas Braga/Sul deu início a mais um ciclo de encontros temáticos Sextas ao Centro. Este ano, os encontros, denominados O Currículo em Ação com Recurso a Ambientes Híbridos de Aprendizagem, decorrerão online, à sexta-feira, sempre às 18h00, até dia 20 de maio de 2022.

Destinado a educadores e professores de todos os ciclos e níveis de ensino, bem como à comunidade educativa em geral, este ciclo de encontros pretende contribuir para o debate e a reflexão em torno de temáticas educacionais de interesse para a comunidade.

Na preparação desta edição das Sextas ao Centro, sob o título O Currículo em Ação com Recurso a Ambientes Híbridos de Aprendizagem, foi tido em conta o trabalho a ser desenvolvido no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento das Escolas (PADDE). Assim, as várias sessões serão integralmente dedicadas à explanação/reflexão acerca destes ambientes, uma vez que se têm revelado de suma importância para o sucesso escolar e educativo dos alunos, revelando-se imperioso investir na formação pessoal e profissional dos diversos agentes educativos. Deste modo, o programa das Sextas ao Centro conta com conferencistas de reconhecido mérito que darão, decerto, os seus contributos para a profícua discussão em torno de questões atuais e prementes, relacionadas com a temática.

A participação nas Sextas ao Centro é considerada como  formação na área científico-pedagógica (específica) para todos os docentes, de todos os ciclos e níveis de ensino, independentemente do grupo de recrutamento (Despacho n.º 6851-A/2019).

Para mais informações e inscrições, aceda a https://www.cfaebragasul.com/.

Rede Nacional de Clubes de Programação e Robótica (CPR) - 2021/2022

A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da iniciativa “Clubes de Programação e Robótica (CPR)”, disponibiliza a  lista de estabelecimentos de ensino que registaram o seu CPR. A rede nacional de CPR é, atualmente, composta por 402 Clubes, abrangendo todos os distritos do país e alunos de todos os níveis de ensino.

Estes CPR funcionam nas escolas, promovendo um ambiente que potencia a aprendizagem e o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente através da programação e da robótica, sendo estas fundamentais na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia, das Artes e da Matemática (CTEAM).

A DGE congratula assim todos os estabelecimentos de ensino que registaram os seus CPR e que já se encontram georreferenciados.

 

Dica TIC


RED 1.º Ciclo

O projeto RED pretende conceber, produzir, disponibilizar e divulgar recursos educativos digitais interativos, de acesso livre e validados científica e pedagogicamente, para as áreas curriculares de Ciências Experimentais, Matemática e Português, do 1.º Ciclo do ensino básico.


Visite o website dos RED

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar
WebSite da ERTE
Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas. Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto