Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Educação e Qualificação em Cibersegurança - Conferência de Cibersegurança C-DAYS 2019

A Conferência de Cibersegurança, C-DAYS 2019, decorreu nos dias 26 e 27 de Junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Tratou-se de um encontro, direcionado a toda a comunidade especializada em Cibersegurança, com especial enfoque nas entidades que operam ou exercem funções com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação.

A Direção-Geral da Educação esteve representada na sessão de debate “Educação e Qualificação em Cibersegurança”, moderada pelo Professor Rui Pedro Lourenço, do Programa INCoDe.2030. De referir que a Direção-Geral da Educação integra o grupo de trabalho, responsável pela Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, tendo sido reportadas, neste encontro, as iniciativas estabelecidas e desenvolvidas, no âmbito do plano de  ação desta estratégia.

Para mais informações, consulte o website da conferência.

Relatório “Behind the numbers: ending school violence and bullying” – UNESCO

A publicação “Behind the numbers: ending school violence and bullying”, da responsabilidade da UNESCO, apresenta uma visão abrangente e atualizada não só  da prevalência, mas também das tendências globais e regionais, relacionadas com a violência na escola. Além disso, examina a natureza e o impacto da violência escolar e do bullying.

O relatório refere que quase um aluno, em cada três, foi intimidado pelos colegas, na escola, no último mês. Este estudo, que envolveu 144 países, é a maior investigação feita, até à data, sobre estas problemáticas.

As constatações e conclusões, apresentadas nesta publicação, reforçam as recomendações dos Relatórios de 2016 e 2018 do Secretário-Geral da ONU, endereçadas à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), no que se refere à proteção de crianças contra o bullying. Essas recomendações incluem, entre outras: a necessidade de desenvolver políticas para prevenir e responder à violência escolar e ao bullying; formar e apoiar os professores na prevenção da violência escolar e do bullying; promover abordagens que envolvam toda a comunidade, incluindo estudantes, professores, assistentes operacionais, pais e autoridades locais; fornecer informações e apoio às crianças.

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apoiar todos os países na prevenção e combate à violência escolar e ao Bullying, bem como de reforçar a Campanha Safe to Learn que visa acabar com toda a violência nas escolas, até 2024.

Vai Acontecer


IV Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi 2019

Já estão marcadas as datas para o IV Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi 2019.

Ao inscrever-se aqui, valida a  sua prioridade na inscrição e, assim que estas estiverem abertas, será contactado(a) em primeira mão.

O evento, que este ano terá um formato diferente, realiza-se na Maia, nos dias 4 e 5 de setembro de 2019. Contará com a presença de vários convidados e serão apresentadas algumas novidades.

Este grande encontro continua a ser totalmente gratuito, sendo acreditado pelo CCPFC como curso de formação com o registo CCPFC/ACC- 104567/19 (17 horas).

Já Aconteceu


Vencedores do concurso “Clubes de Programação e Robótica – 2018/2019”

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do concurso dos Clubes de Programação e Robótica 2018/2019, organizou um Evento Nacional, que se realizou, no dia 3 de julho de 2019, na Escola Secundária D. Dinis, Lisboa, com o objetivo de apurar os 12 Clubes que apresentaram projetos mais relevantes, através de uma exposição e de uma apresentação pública.

Participaram neste encontro os 24 CPR apurados nos eventos regionais.

De acordo com os critérios definidos no regulamento do concurso e da análise efetuada, o júri, constituído por elementos de reconhecida experiência na área da utilização educativa das TIC, decidiu distinguir os seguintes CPR:

Categoria 1 – Iniciação à Robótica

  • Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio
  • Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches
  • Agrupamento de Escolas de Gouveia

Categoria 2 – Veículos Robóticos 

  • Agrupamento de Escolas de Vilela
  • Escola Secundária de Avelar Brotero
  • Agrupamento de Escolas de Mem Martins

Categoria 3 – Objetos e espaços inteligentes

  • Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo
  • Escola Secundária Augusto Cabrita
  • Externato Cooperativo da Benedita

Categoria 4 – Tema Livre

  • Escola Básica D. Afonso Henriques
  • Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
  • Escola Secundária de Gago Coutinho

A DGE felicita, uma vez mais, todos os alunos, docentes e membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa!

O Zoo Online - Edição em língua portuguesa

A versão, em língua portuguesa, do livro O Zoo Online já está disponível.

Esta publicação, que pretende sensibilizar para a utilização segura da Internet e contribuir para a educação para a justiça, resulta de um projeto cofinanciado pela União Europeia. 

Trata-se de uma ação do ISPA – Provedores de Serviço Internet da Áustria, enquanto parte da iniciativa Saferinternet.at, que, recorrendo a mensagens positivas, procura capacitar crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 9 anos, de modo a utilizarem e a beneficiarem da Internet, de forma segura.

Para além disso, pretende também contribuir para o combate da UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) contra o cibercrime e para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pelas Nações Unidas (n.º s 4, 5, 10 e 16). 

Pode encontrar versões do livro noutras línguas aqui.

Ouvido Crítico – Uma Jovem Líder Digital

A iniciativa Líderes Digitais, promovida no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, foi o tema do programa Ouvido Crítico, no dia 26 de junho. Trata-se de um programa emitido pela Antena 1 em colaboração com o MIL Obs (Observatório sobre Media, Informação e Literacia), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

A convidada desta edição foi a Líder Digital, Joana Martins, uma aluna que integra a equipa  do Agrupamento de Escolas de Mira. A entrevistada fala-nos acerca das atividades em que tem participado, deixa alguns conselhos úteis para a utilização segura da Internet e sublinha, ainda, o contributo que este tipo de iniciativas pode ter no desenvolvimento de competências-chave, junto das crianças e jovens.

A Iniciativa Nacional para as Competências Digitais (INCoDe.2030) no Ciência 2019

A Iniciativa Nacional para as Competências Digitais (INCoDe.2030) marcou presença no Ciência 2019, encontro anual da comunidade científica portuguesa, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, entre os dias 8 e 10 de junho.

Para partilhar o seu conhecimento especializado, e a convite da Direção-Geral da Educação, Mutlu Cukurova, especialista e investigador da University College London (Reino Unido), proferiu uma palestra intitulada "Human-AI interaction in Educational Contexts".

Mutlu Cukurova lembrou que a IA (conhecida há 63 anos) é uma ferramenta inspirada pela inteligência humana, que foi concebida e desenvolvida para ajudar e apoiar os seres humanos e que, durante a sua evolução, a IA tem passado por várias fases e evoluído a diferentes ritmos, nas diversas áreas da sociedade.

Segundo o especialista, a grande missão da IA na Educação e o seu maior desafio consistirão em fornecer iguais oportunidades de acesso e sucesso na Educação para todos, realçando que podemos ver a IA “como uma incubadora de conhecimentos e dados provenientes de diferentes áreas, o que configura um triângulo dourado de oportunidades”.

Seguiu-se um debate sobre o tema: “Impacto da Inteligência Artificial na Educação a médio/longo prazo". O painel, composto por Paulo Novais (Universidade do Minho), Manuel Lopes (Instituto Superior Técnico) e Marco Neves (Agrupamento de Escolas da Batalha), foi moderado pela jornalista Ana Kotowicz (Observador), que colocou várias perguntas sobre a temática aos especialistas.

Em jeito de conclusão, os participantes entendem que “as salas de aula estão, lentamente, a transformar-se com o acesso à informação via Internet e a facilidade de transmissão de informação”, “mais do que usar as tecnologias indiscriminadamente, o importante é saber escolher o recurso adequado para a altura certa” e que “os alunos devem estar o mais bem preparados possível, para enfrentarem os desafios do novo mercado de trabalho.”

Divulgação da análise do questionário dos professores sobre a App Milage Aprender+

Já são conhecidos os resultados dos questionários aplicados aos professores que frequentaram as oficinas de formação Milage Aprender+. O documento de análise pode ser encontrado aqui

O estudo realizado, que teve como objetivo avaliar a perceção relativamente à formação e à App Milage Aprender+, mostra que os professores estão muito satisfeitos com a aplicação e que estão a usá-la de forma diversificada, na sua prática pedagógica.

Na opinião destes docentes, a utilização da App Milage Aprender+ motiva os alunos e contribui positivamente para a sua aprendizagem. Consideram  que estimula uma postura ativa e que promove o trabalho autónomo, o trabalho colaborativo e a autorregulação das aprendizagens.

No que se refere aos conteúdos da aplicação, os docentes consideram que estes estão de acordo com os documentos orientadores. A avaliação que fazem dos exercícios é muito positiva e a valorização das resoluções é elevada.

Consideram que a aplicação é de fácil utilização e oferece vantagens, relativamente a outros recursos alternativos. Da mesma forma, favorece a colaboração e a partilha entre professores e potencia o desenvolvimento de materiais. Para além disso, também ajuda a acompanhar as aprendizagens, a identificar as dificuldades e a conhecer as competências individuais e coletivas dos alunos.

Foram mencionados alguns constrangimentos, nomeadamente os que estão relacionados com os equipamentos necessários à utilização da App em sala de aula.

Concurso Nacional PAPTICe - Vencedores

Realizou-se no dia 16 de julho de 2019, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, o Concurso Nacional PAPTICe. Esta iniciativa, promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), conta com o apoio de vários parceiros e tem como objetivo “reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo, evidenciados pelos/as alunos/as, nos seus projetos de Aptidão Profissional (PAP), nas áreas de Informática, Multimédia e Robótica”*.

Esta edição contou com 66 projetos e envolveu 85 alunos, acompanhados por professores, provenientes de todo país. Estiveram presentes, como elementos do júri, diferentes membros qualificados e especializados, organizados em três categorias: Software, Artefactos e Multimédia.

Os alunos apresentaram os seus projetos perante o júri, seguindo-se a mostra de projetos, momento que permitiu aos autores esclarecer todas as questões colocadas pelo júri, pelas empresas e pelo público em geral.

 Destaca-se, entre os primeiros premiados, na categoria de Sofware, a PAP “Node.Falcon “ de João Manuel Cardoso Guedes, sob a orientação da professora Maria Manuel Saavedra Faria (Colégio Internato dos Carvalhos). Na categoria dos Artefactos, a PAP “Fingermed+” de João Vieira, orientada pela professora Liliana Leal (Agrupamento de Escolas de Azambuja) e, na categoria Multimédia, a PAP “Branding para a Junta de Freguesia de St. Isidoro” de Mariana Batalha Francisco com a orientação de Maria João Pires (Escola Secundária José Saramago).

 A Direção-Geral da Educação, através da equipa de recursos e tecnologias educativas, esteve presente, reforçando o apoio a iniciativas que promovam e premeiam o trabalho realizado pelos alunos e professores nas escolas.

 *Para mais informações visite: http://www.anpri.pt/pap/#banner/1

A COTEC Portugal lançou a 2.ª edição do Prémio “Portugal, País de Excelência em Engenharia”, em parceria com o Ministério da Educação, a Ordem dos Engenheiros, entre outros.

Esta  iniciativa, de âmbito nacional, desenvolve-se no quadro da promoção do ensino experimental e das atividades de ciência e engenharia em Portugal, junto dos alunos do terceiro ciclo do ensino básico.

Pretende-se, entre outros, reconhecer alunos ou grupos de alunos, professores ou grupos de professores e Agrupamentos de Escolas/ escolas não agrupadas, públicas e privadas, pelas atividades desenvolvidas em aulas experimentais – e /ou de laboratório – a que são equiparáveis atividades realizadas noutros espaços de ensino e aprendizagem como Clubes de Ciência, Clubes de Robótica e outros da mesma natureza.

Os três projetos, distinguidos em cada uma das categorias (alunos e escolas), serão premiados com Impressoras 3D, kits de programação e computadores. Será, ainda, a atribuída a Distinção Bondalti ao professor que acompanhou o projeto distinguido na categoria dos alunos.

Tendo sido reajustado o calendário desta iniciativa, a submissão da candidatura poderá ser formalizada até dia 30 de setembro de 2019.

A atribuição das distinções aos melhores projetos / produtos de cada categoria (alunos e escolas) será realizada em janeiro de 2020.

Mais informações em: http://www.cotecportugal.pt/pt/oquefazemos/premios/premio-engenharia1/premio-portugal-pais-de-excelencia-em-engenharia-

Consulte o regulamento

Educação em destaque no Ciência 2019

Integrada na Iniciativa Nacional para as Competências Digitais (INCoDe.2030), realizou-se no dia 8 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa, o Ciência 2019, o encontro anual da comunidade científica portuguesa.

O programa está disponível na página oficial do evento: http://www.encontrociencia.pt.

Este ano, o país convidado foi o Reino Unido. O evento, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contou com o apoio institucional do Governo Português através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Ciência 2019 promove a interação entre a comunidade científica e o setor empresarial.

O programa incluiu mais de 80 sessões temáticas, abrangendo uma vasta gama de áreas científicas, juntamente com um conjunto de demonstrações e comunicações de pósteres de estudantes de doutoramento.

Dica TIC


O CAST UDL Book Builder é uma organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos que trabalha para expandir as oportunidades de aprendizagem para todos os indivíduos, através do Universal Design for Learning.

Esta ferramenta permite ao utilizador criar livros interativos sobre qualquer assunto do seu interesse. Permite a inserção de texto e imagens em diferentes formatos.

O Book Builder dispõe de uma funcionalidade para adicionar "Text to Speech", permitindo ouvir o conteúdo, criando assim uma maior acessibilidade e interesse junto dos leitores. Os livros são bastante personalizáveis ​​e, ao serem lidos, têm um recurso de texto para fala, incorporado no texto, e um recurso de gravação de áudio para usar própria voz. Os utilizadores podem compartilhar livros com outras pessoas, existindo já muitos livros disponíveis para serem utilizados e partilhados.

A ferramenta é totalmente grátis!

Saiba mais em: http://bookbuilder.cast.org/

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