Boletim mensal da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação

Destaque


Concurso "Clubes de Programação e Robótica" 2019/2020
 
A Direção-Geral da Educação divulga a lista dos estabelecimentos de ensino público e privado apoiados, no ano letivo de 2019/20, no âmbito do concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR).

Os CPR funcionam nas escolas, promovendo um ambiente que potencia a aprendizagem e o desenvolvimento de competências transversais, sendo estas fundamentais na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia, das Artes e da Matemática (CTEAM).
Com este reconhecimento, a Direção-Geral da Educação apoia os 141 CPR que, através dos seus projetos e das suas práticas, promovem e dinamizam atividades de programação e robótica.
A todos os CPR que fazem parte desta comunidade damos os nossos parabéns!

Vai acontecer


Ubbu abre vagas gratuitas para as escolas poderem ensinar a programar

Com a missão social de preparar todas as crianças para uma nova sociedade digital, através do ensino da Ciência da Computação e Programação, a ubbu é um projeto que coloca ao dispor das escolas uma plataforma online que poderá ser utilizada na sala de aula ou à distância. 

Concebida para ser utilizada pelos professores, independentemente da sua área, estes serão capazes de ensinar programação aos seus alunos, recorrendo a jogos, vídeos e exercícios interativos integrados num currículo de 30 aulas, cujos conteúdos estão alinhados com os de outras disciplinas, como Matemática, Ciências ou Português e, ainda, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

Em 2019/2020, inscreveram-se na plataforma 1600 professores, de 500 agrupamentos, um crescimento superior a 50% face ao ano anterior. 28.000 alunos e 700 professores utilizaram, regularmente, a ubbu, realizando mais de 3M de atividades.  A avaliação dos professores é muito positiva em todas as vertentes do projeto, desde a inscrição e formação ao impacto nos alunos e ao suporte ao longo do ano.
Com este projeto, pretende-se contribuir para o posicionamento de Portugal na vanguarda do desenvolvimento do pensamento computacional e da literacia digital dos alunos das escolas públicas, do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, contando para isso com o apoio da Direção-Geral da Educação. 

As escolas e os professores interessados em incluir Ciência da Computação na sua oferta curricular podem inscrever-se em: http://links.ubbu.io/2021. O uso da plataforma é gratuito para todas as escolas públicas do Continente, incluindo, ainda, formação acreditada pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI). 

Para mais informações sobre a ubbu, consulte o site oficial, página de Facebook ou canal de YouTube. Poderá ainda recorrer ao endereço eletrónico  ola@ubbu.io.

Concurso Kamishibai Plurilingue - 3ª edição

“O mundo estava a mudar mais rapidamente do que o tinha imaginado”, de Tom Tirabosco- Wanderland, é o tema da próxima edição do Concurso Kamishibai Plurilingue, cujas  inscrições decorrem até 1 de outubro de 2020

Este concurso, organizado pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro, está aberto a todas as instituições de ensino que acolhem crianças dos 3 aos 15 anos de idade, bem como do Ensino Português no Estrangeiro (EPE). 

O Kamishibai Plurilingue tem como objetivo incentivar os atores educativos a desenvolver projetos abertos à diversidade linguística e cultural, por meio da criação de pranchas de um kamishibai plurilingue, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação intercultural. 

Após a apreciação do júri, serão atribuídos os prémios aos vencedores em cada uma das categorias, de acordo com a faixa etária (dos 3-6 anos, dos 6-10 anos e dos 10-15 anos).  

Os 5 kamishibais da edição de 2018/2019 e os 4 da edição de 2019/2020 (com cerca de 800 e 400 alunos participantes, respetivamente), premiados pela diversidade de línguas, qualidade da narrativa e diversidade das ilustrações, podem ser vistos aqui.  

Todas as informações relacionadas com o concurso, ficha de inscrição e regulamento, estarão, brevemente, disponíveis no site oficial: https://kamilala.org/partner/cidtff-lale/

Para mais informações, contactar a coordenadora nacional do concurso, Rosa Maria Faneca, através do endereço eletrónico rfaneca@ua.pt  ou do telefone (+351) 234 372 424.

Apps for Good - 7ª edição
Até ao dia 21 de setembro de 2020, estão abertas as inscrições para 7ª Edição do Apps for Good 2020/2021, um programa internacional que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para dispositivos móveis e tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia, na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem.

A participação neste programa educativo tecnológico, que conta já com uma comunidade de 13.080 alunos e 1.133 professores de 448 escolas, constitui uma oportunidade de fazer parte de uma comunidade educativa e de usar a tecnologia como meio de aquisição de aprendizagens mais significativas, em ambiente de projeto.

Para mais informações, aceda a: https://cdi.org.pt/como-participar-escola-apps-for-good/

Formulário de inscrição: https://www.appsforgood.org.pt/InscricaoEscola

V Encontro Internacional SUPERTABi 2020
 
Evento Internacional gratuito, online e acreditado para a formação de professores.Nos dias 5, 12, 19 e 26 de setembro de 2020, decorrerá o V Encontro Internacional SUPERTABi 2020, uma organização da Câmara Municipal da Maia com os apoios do CIEd da Universidade do Minho, do CFAE maiatrofa, da FAPEMAIA e da Make it Pedagogical.

O programa contará com convidados nacionais e internacionais que contribuirão para a reflexão acerca de vários temas, como a aprendizagem ubíqua, os modelos ativos de aprendizagem, os espaços de aprendizagem e cenários de inovação pedagógica com tecnologia. De entre os vários participantes, destaque para a presença de: Shafika Isaacs - University of Johannesburg, África do Sul; José Manuel Moran - Universidade de São Paulo, Brasil; María Consuelo Sáiz - Universidade de Burgos, Espanha; Anne Adams - Open University, Reino Unido.  

Para mais informações e inscrições, aceda a: www.supertabi2020.com

Evento Internacional gratuito, online e acreditado para a formação de professores.

Campeonatos Escolares SUPERTMATIK, 2020/21
Inscrições abertas

 
Já estão abertas as inscrições para os Campeonatos Escolares SUPERTMATIK, 2020/21, destinados a alunos dos vários ciclos do ensino básico, a frequentar escolas públicas ou privadas. 

 Excecionalmente, devido à pandemia COVID-19, a edição 2020/21 realizar-se-á 100% ONLINE num formato muito intuitivo e que, entre outras novidades, definidas em linha com as orientações da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares/ Ministério da Educação e a Direção-Geral da Saúde, permitirá a utilização de dispositivos próprios para realização das provas, mantendo-se a supervisão docente. 

 As inscrições nos Campeonatos são gratuitas e exclusivas para estabelecimentos de ensino, podendo ser realizadas diretamente pelos docentes responsáveis pela atividade em www.eudactica.com - separador Competição. Na mesma localização é ainda possível encontrar todas as informações relativas aos torneios.

Para mais  informações, contactar: info@eudactica.com ou Linha Direta Campeonatos: 00351 966 208 191.

Já aconteceu


Líderes Digitais na Conferência online Virtual Educa Connect 2020

Cidadania Digital: Riscos e Desafios no “Novo Normal” foi o título do painel, realizado no passado dia 23 de julho, durante a conferência online Virtual Educa Connect 2020, o maior encontro virtual internacional sobre inovação em educação para a transformação social, e que contou com a participação de jovens Líderes Digitais. 

No decorrer da sessão, moderada por João Martins, Embaixador da Juventude da Rede Insafe para a segurança na Internet, os participantes referiram o seu envolvimento em diversas ações, com vista à promoção da cidadania digital. Para além disso, abordaram algumas das temáticas, como a desinformação, o ciberbullying ou a proteção de dados que, no atual contexto, adquirem particular relevo, no que diz respeito à necessidade de se adotarem medidas preventivas e de se apostar no desenvolvimento do pensamento crítico, entre outros. 

Este foi mais um dos eventos que contou com a participação de jovens que integram a iniciativa Líderes Digitais, promovida, anualmente, pelo Centro de Sensibilização SeguraNet. No ano letivo transato, esta iniciativa contou com 4400 alunos inscritos que desenvolveram atividades, dirigidas às respetivas comunidades educativas, tendo alcançado aproximadamente 28.300 pessoas. 

Pode assistir ao vídeo através do link.

Dica TIC


Aplicações para Dispositivos Móveis e Estratégias Inovadoras na Educação

A Direção-Geral de Educação acaba de lançar a obra Aplicações para Dispositivos Móveis e Estratégias Inovadoras na Educação, organizada pela Professora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra. Esta obra surge no âmbito das atividades do Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE), da Universidade de Coimbra, e integra dez capítulos sobre aplicações para dispositivos móveis, como Storyjumper, Stop Motion, EdPuzzle, Mentimeter, Tinycards, Super Teachers Tools, Classroom Screen, Jeopardy Style Review Game e Tricider.

O livro inclui  um capítulo sobre robótica e dedica outros dois  aos jogos: um deles  é dedicado ao jogo educativo digital Tempoly (operações aritméticas com polinómios) e o outro aborda o modo  como determinados jogos de tabuleiro modernos fomentam a colaboração entre jogadores.

No que concerne às  estratégias inovadoras na educação, são apresentados quatro capítulos: sobre gamificação; Escape Room; aprendizagem baseada em projetos e, por fim, um capítulo sobre Mindfulness e o seu impacto na autorregulação da atenção, na aprendizagem e no rendimento escolar.

Destaque, ainda, para o texto introdutório da autoria da Professora Ana Amélia Carvalho acerca da cidadania digital e da sua pertinência, de modo a que possamos fazer um uso responsável, seguro e ético da tecnologia e/ou da Internet.

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