Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
fevereiro 2017

Já Aconteceu

I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia – Ponte de Lima

A I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia realizou-se entre os dias 2 e 5 de fevereiro e teve como objetivo promover e dar a conhecer os melhores projetos pedagógicos dinamizados pelos Centros Educativos de Ponte de Lima.

A Direção-Geral da Educação (DGE) recriou na Feira um Ambiente Educativo Inovador promovendo uma mostra de boas práticas, repensando o papel da pedagogia, da tecnologia e do design em contextos educativos, promovendo igualmente a exploração de recursos de ensino e de aprendizagem.
Seminário Nacional de Ambientes Educativos Inovadores: "Da sala de aula do futuro à escola do presente"

Decorreu no passado dia 18 de fevereiro de 2017, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, numa iniciativa da Direção-Geral da Educação, coordenada pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas em parceria com o Instituto de Educação de Lisboa o seminário Nacional de Ambientes Educativos Inovadores (AEI) "Da sala de aula do futuro à escola do presente".
Este evento proporcionou um espaço de reflexão e debate sobre a dinâmica de criação de ambientes educativos inovadores e as suas potencialidades. Foi também uma oportunidade de partilha de boas práticas, quer em termos de visão estratégica quer em termos de aplicação de metodologias centradas no aluno.
Durante o evento foram apresentadas cerca de quinze boas práticas de criação de AEI, algumas das quais através de Poster.

Oficina Robô Oeste 2017

Teve lugar nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017, na Escola São Gonçalo, em Torres Vedras, a Oficina “Robô Oeste”.
Sob o lema “Vamos fazer um robô e levá-lo para casa” esta iniciativa do Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo teve como público-alvo estudantes de todos os ciclos de ensino e suas famílias.

"Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico" - Estudos de Avaliação do projeto-piloto

A Direção-Geral da Educação acaba de divulgar os Estudos de Avaliação relativos ao primeiro ano do projeto-piloto "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico".

DigComp - Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital - atualização

A Direção-Geral da Educação disponibiliza em acesso aberto a versão portuguesa da atualização do DigComp - Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital, também denominado por DigComp 2.0.

Concurso Sitestar 4 - 100 ideias passam à 2.ª fase

100 equipas de alunos de Escolas do Ensino Básico e Secundário, do Ensino Profissional e  do Ensino Privado, viram as suas ideias de websites passarem à segunda fase do Concurso Sitestar 4, uma iniciativa da DECO e da Associação DNS com o apoio da DGE e da ANPRI, entre outras entidades.

Vai Acontecer

Formação Acreditada eTwinning – Alpiarça (2017)
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Centro de Competência TIC do Instituto Politécnico de Santarém, promove o curso acreditado “O eTwinning: professores Europeus em Comunidade”.
2.º Encontro Nacional CO-LAB
Terá lugar no dia 8 de março, entre as 11h00 e as 17h000, na Escola Básica 2/3 Ruy d'Andrade, no Entroncamento, o segundo Encontro do projeto CO-LAB.
O projeto visa contribuir para a disseminação da aprendizagem colaborativa em contexto de sala de aula, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem colaborativas em contextos reais, permitindo descobrir o que potencia este tipo de trabalho e quais as aprendizagens realizadas.
Encontro Regional eTwinning Madeira
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Direção Regional de Educação da Madeira e o apoio da Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas), promove o Encontro Regional eTwinning, na Madeira, nos dias 10 e 11 de março de 2017.
Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Sob o lema “Inovar é Educar!”, a Direção-Geral da Educação (DGE) volta a marcar presença em mais uma edição da Qualifica, Salão de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade, que terá lugar na EXPONOR, entre os dias 16 e 19 de março.
European Schoolnet Academy lança MOOC sobre carreiras na área das CTEM
A rede europeia de Ministérios da Educação, European Schoolnet dará início a 3 de abril de 2017 o curso “STEM careers Massive Online Open Course (MOOC)”.

Dica TIC

QUIK - edição de vídeo simples

A aplicação Quik, disponível para os sistemas IOS e ANDROID, permite a edição de vídeo em dispositivos portáteis de modo acessível e bastante fácil.


EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email