Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
fevereiro 2018

Vai Acontecer

Atividades SeguraNet – Mês de fevereiro
 
A Direção-Geral da Educação, no âmbito do projeto SeguraNet, encontra-se a dinamizar um conjunto de atividades dirigidas às comunidades educativas, durante o mês de fevereiro, para assinalar a comemoração do Dia da Internet mais Segura 2018:
  • Foi lançada a Campanha “Atividades das Escolas - fevereiro de 2018”, disponibilizada numa página de apoio às escolas, onde poderão georreferenciar as suas atividades durante este mês (http://www.seguranet.pt/fevereiro2018/);
  • Também durante o mês de fevereiro, serão realizadas sessões de sensibilização e ações de formação nas escolas e nos municípios, com o apoio dos Centros de Competências TIC (http://www.seguranet.pt/sessoes-de-sensibilizacao);
  • Foi dinamizada uma sessão online, no âmbito da iniciativa Líderes Digitais, onde as escolas poderão partilhar as suas práticas de promoção da segurança digital;
  • Foi lançada, durante o mês de fevereiro, a campanha nacional SeguraNet, de pacotes de açúcar, com o apoio da Delta Cafés;
  • Foram lançados os desafios do mês de fevereiro, no âmbito do concurso anual “Desafios SeguraNet”( http://www.seguranet.pt/pt/desafios);
  • No dia 19 de fevereiro, a DGE irá apoiar o encontro Regional sobre Segurança Digital, promovido pela Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira;
  • O SeguraNet participa da nova edição do Dia da Defesa Nacional, onde serão realizadas sessões de sensibilização, envolvendo todos os jovens de 18 anos;
  • No dia 6 de fevereiro, a Equipa SeguraNet irá participar numa conferência online com outros Centros Internet Segura, da rede Insafe, partilhando as diversas iniciativas promovidas durante este mês;
  • No dia 6 de fevereiro, a DGE irá promover em Braga, conjuntamente com o Consórcio Internet Segura, o Seminário “Dia da Internet mais Segura 2018” (http://www.seguranet.pt/pt/noticias/seminario-dia-da-internet-mais-segura-2018-braga).
 
Mais informações em: www.seguranet.pt

Eventos Regionais - Probótica

A Direção-Geral da Educação (DGE) irá promover, entre os meses de janeiro e abril, diversos eventos regionais no âmbito do projeto "Programação e Robótica no Ensino Básico - Probótica”.

Estes eventos, sob a forma de ações de formação de curta duração, têm como finalidade apoiar e acompanhar os docentes envolvidos na implementação desta iniciativa. Pretende-se, também, dar continuidade às experiencias de formação já promovidas pela DGE no âmbito deste projeto.

A distribuição geográfica e a calendarização é a seguinte:
  • 31 janeiro – Aveiro (Escola Secundária Dr. Mário Sacramento)
  • Fevereiro  – Braga
  • Março – Faro
  • Abril – Torres Vedras

Inscrições e mais informações disponíveis em: http://www.erte.dge.mec.pt/eventos-regionais-probotica

Para qualquer informação adicional, poderá ser enviada uma mensagem para probotica@dge.mec.pt
Selo Escola eTwinning

O projeto eTwinning pretende reconhecer e avaliar o envolvimento, o compromisso e a dedicação não só de alguns eTwinners, mas de equipas de professores e diretores de agrupamento.

O processo de obtenção do Selo Escola eTwinning contempla duas etapas. As escolas devem apresentar provas para os diversos critérios e o último envio deve estar certificado pelo Diretor/Dirigente da Escola. O período de candidaturas decorre entre dezembro de 2017 e março de 2018.

Mais informações em http://etwinning.dge.mec.pt/
Seja um professor inovador com TIC!

Nos dias 20 e 21 de abril de 2018, realizar-se-á o “II Encontro Professores Inovadores com TIC”, no auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Este evento é destinado a educadores e professores, do Pré-escolar ao Ensino Secundário, e tem como objetivos:
  • Discutir a prática educativa com TIC;
  • Refletir as potencialidades educativas das tecnologias de informação e comunicação emergentes;
  • Partilhar projetos e materiais educativos;
  • Refletir o perfil de competências do professor inovador com TIC;
  • Debater formas de inovar com TIC em contexto de aprendizagem escolar.

O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória. A data limite para a inscrição é o dia 5 de abril de 2018, podendo terminar antes, de acordo com a lotação do auditório.

Saiba tudo aqui.
Visite também o site do Centro de Competências TIC de Bragança em cctic.ipb.pt

Não perca a oportunidade. Participe!

 
Atividades SeguraNet no Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Para assinalar o “Dia da Internet mais Segura", os alunos Líderes Digitais deste Agrupamento irão dinamizar, durante o mês de fevereiro, diversas atividades de sensibilização dirigidas aos seus colegas e aos pais e encarregados de educação, dando visibilidade ao concurso Desafios SeguraNet.

Estas atividades, que irão decorrer em Ílhavo, inserem-se na iniciativa Líderes Digitais do projeto SeguraNet, promovido pela DGE, onde se destaca um encontro nacional de jovens.
 
Mais informações na página do agrupamento.
(http://ageilhavo.edu.pt/sitio/index.php/documentos-3/149-seguranet)

 
"The Networked Teacher - teaching in the 21st century" – MOOC destinado aos professores em formação inicial

Esta formação em linha, gratuita e apresentada em Inglês, foi desenvolvida como parte do projeto-piloto ITELab, e visa a preparação de futuros professores, para que estes se sintam mais confiantes na sua carreira profissional.

Com este curso, pretende-se apresentar e partilhar ideias e práticas inovadoras, promover uma atitude positiva face à inovação e experimentação, e promover um sentido de avaliação do digital, integrando os resultados de pesquisas na prática letiva.

O MOOC, que se inicia a 26 de fevereiro, terá a duração de quatro semanas e meia.

Para mais informação, consulte o site da European Schoolnet e assista ao vídeo introdutório.


 
MOOC sobre segurança Online

A European Schoolnet lança a 6 de fevereiro um novo MOOC sobre Segurança online, ministrado em Inglês, com uma duração de cinco semanas (3 a 4 horas de trabalho semanal), e destinado a professores do ensino básico e secundário, coordenadores TIC e orientadores escolares.

Este MOOC irá abordar as seguintes temáticas: segurança online, literacia mediática e “fake news”, ciberbullying, relacionamentos online e sexismo, discursos de ódio e radicalização, cidadania digital efetiva, etc. Numa sociedade em que as novas tecnologias e o universo online estão a desempenhar cada vez mais um papel fulcral, é essencial que os professores forneçam aos seus alunos as ferramentas necessárias para que estes sejam capazes de enfrentar os desafios e disfrutar das oportunidades que a Internet oferece.

Aceda à informação sobre este MOOC em:
http://www.europeanschoolnetacademy.eu/en/web/online-safety-course-2nd-edition-/course

 
Lançamento do #edTech Challenge 2018 da Europeana

A Europeana acaba de lançar um concurso intitulado "#edTech Challenge 2018", que visa premiar as melhores ideias que associem a herança cultural e as tecnologias digitais às práticas de ensino e de aprendizagem.

A data limite para a submissão dos trabalhos é o dia 28 de fevereiro.

Para mais informação sobre o concurso, consulte:
https://pro.europeana.eu/page/europeana-edtech-challenge-2018-terms-and-conditions

 
Campanha Nacional SeguraNet – Delta Cafés

A Direção-Geral da Educação acaba de lançar, no âmbito do projeto SeguraNet, a 2.ª Campanha de Pacotes de Açúcar, com o apoio da Delta Cafés.

São dez as situações apresentadas sobre diversas temáticas da segurança digital. Esta campanha nacional, que contém imagens da autoria do ilustrador Nelson Martins, segue a linha gráfica da coleção de Cartazes “5 dicas”, dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.

A 1.ª Campanha de Pacotes de Açúcar foi lançada, em 2014,
http://www.seguranet.pt/pt/campanha-pacotes-de-acucar-com-delta-cafés.

 
CO-LAB - Conclusões e Recomendações

Após dois anos de atividade, o projeto CO-LAB divulga os principais resultados, as suas conclusões e recomendações, sobre a integração da aprendizagem colaborativa em políticas e práticas no sistema educativo.

O relatório apresenta uma visão geral de todo o projeto e destaca as principais abordagens e atividades que, juntamente com os valiosos contributos dos parceiros do projeto, o Relatório Final de Avaliação e os Relatórios Nacionais, possibilitaram a elaboração deste documento.

Estas recomendações finais baseiam-se nas experiências dos parceiros do projeto e dos participantes nacionais, em seis países europeus: Áustria, Bélgica-Flandres, Estónia, Irlanda, Polónia e Portugal.

Para descobrir como potenciar a colaboração na escola, leia o folheto e veja o vídeo.

 

Já Aconteceu

"Portugal e a Participação Digital de Crianças e Jovens"

Teve lugar em Lisboa, no dia 29 de janeiro, pelas 10h, no Centro Cultural Casapiano, o evento "Portugal e a Participação Digital de Crianças e Jovens".

Este encontro visou apresentar os mais de 200 trabalhos submetidos por crianças e jovens no âmbito da iniciativa #RGPDDáATuaOpinião, que teve como objetivo debater a participação digital de crianças e jovens à luz do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Informação adicional sobre este evento (programa e formulário de inscrição) em:
http://www.miudossegurosna.net/participacao-digital.html.


 
Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem

No passado dia 13 de janeiro de 2018, 24 professores dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos, ensino secundário e educação especial, oriundos das várias ilhas do arquipélago, assistiram, na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, S. Miguel, à sessão presencial que concluiu a ação de formação “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” - oficina de formação, em regime b-learning -, desenvolvida pela Direção-Geral da Educação e promovida pela Direção Regional de Educação dos Açores.

Esta formação permitiu aos participantes a conceção e experimentação de cenários de ensino e de aprendizagem inovadores.

 

Dica TIC

Creaza - Portal de Recursos Digitais

Este recurso digital apresenta-se como conjunto de ferramentas que os alunos e professores podem utilizar para criar conteúdo de forma interessante, intuitiva e rápida, composta pelas seguintes aplicações:
  • Mindomo - criação de mapas conceptuais;
  • Cartoonist - criação de histórias em banda desenhada;
  • Movie Editor - produção de filme, tendo à sua disposição uma biblioteca vasta de recursos;
  • Audio Editor - criação de podcasts.
É considerada uma excelente ferramenta, versátil, prática e inovadora, pois coloca o aluno a produzir conteúdos multimédia, a ser ativo e a construir conhecimento.




Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email