Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Clubes de Informação e Comunicação

Na sequência das atividades já desenvolvidas por algumas escolas no âmbito dos seus clubes, como TV Escolar, Rádio Escolar, Podcast, Fotografia, Blogue, Newsletter e Jornal, vem a Direção-Geral da Educação convidar as comunidades educativas a identificarem esses mesmos clubes, com a finalidade de estes virem a integrar a rede nacional de “Clubes de Informação e Comunicação”, através do preenchimento do formulário: http://area.dge.mec.pt/clubes_ic/ até ao próximo dia 31 de janeiro de 2020.

Ao integrar esta rede de Clubes, os Agrupamentos/Escolas não agrupadas passarão a fazer parte de uma comunidade de prática que terá como objetivo a divulgação de práticas de referência na utilização das diferentes tecnologias, em contexto educativo, permitindo, assim, divulgar o trabalho realizado pelos alunos, nas suas Comunidades Educativas.

As escolas serão ainda convidadas a participar em momentos de formação, privilegiando a partilha e colaboração. 

Para qualquer informação adicional, pode contactar-nos através do endereço de correio eletrónico: clubes.ic@dge.mec.pt

MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)”

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)", em formato MOOC (Massive Open Online Course).  O curso teve início a 14 de janeiro de 2020 e termina a 23 de fevereiro de 2020, correspondendo a um trabalho global de cerca de 3 horas semanais.

Com este curso pretende-se sensibilizar os participantes para a problemática do bullying e do ciberbullying. Pretende-se, ainda, que constitua uma oportunidade  para aprofundar conhecimentos e desenvolver  competências  que permitam identificar, prevenir, e intervir face a estes comportamentos.

O MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” está estruturado em quatro módulos e incide em temáticas como: bullying, ciberbullying e a comunicação através do ecrã, segurança na internet e ciberbullying, abordagens de intervenção face ao bullying e ciberbullying.

O curso, que se enquadra nas propostas de formação do plano nacional Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência, destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, psicólogos, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Ainda pode participar!

Faça aqui a sua inscrição no MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)”: https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+SEGBC+II/about

Assista ao vídeo de divulgação.  

Vai Acontecer


Partilhas à Quarta

Neste segundo período letivo, vamos dar continuidade à divulgação de práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE.

A terceira sessão da iniciativa “Partilhas à Quarta” vai realizar-se já no próximo dia 29 de janeiro de 2020, quarta-feira, das 21h às 22h.

Nessa sessão, decorrem duas partilhas: 

  • A apresentação de dois cenários de aprendizagem implementados, no âmbito do projeto Europeana, divulgados no blogue  "Teaching with Europeana", por Maria Antónia Brandão, do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (Vila das Aves). 
  • A apresentação de uma prática pedagógica, no âmbito do projeto eTwinning, distinguida com o Prémio Internacional de Educação LUMA StarT 2019 (LUMA Center Finland), por Anabela Tristão Santos, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba (Angra do Heroísmo).

Consulte o resumo das apresentações: https://erte.dge.mec.pt/partilhas-a-quarta-2019-2020-sessoes-sessao03

Para participar, basta aceder ao link da videoconferência, disponível na página das “Partilhas à quarta”, no endereço https://erte.dge.mec.pt/partilhas-a-quarta-2019-2020-sessoes

Plano Europeu de Formação eTwinning 2020

A Direção-Geral da Educação, através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, acaba de divulgar o Plano Europeu de Formação eTwinning 2020, que contém uma lista de ações de desenvolvimento profissional às quais se poderão candidatar os docentes eTwinners, de qualquer ciclo ou área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, que pretendam iniciar e desenvolver projetos eTwinning com escolas europeias. A despesa inerente à deslocação e estada dos participantes fica a expensas do projeto eTwinning.

Os docentes que pretendam candidatar-se à formação devem consultar o documento Condições e instruções para participar numa formação europeia eTwinning, preencher o formulário com os dados requeridos e fazer o upload dos documentos exigidos - um certificado de formação eTwinning e uma Declaração de Compromisso.

A candidatura manter-se-á aberta até ao dia 9 de fevereiro de 2020. 

Rede nacional de Clubes de Programação e Robótica (CPR) - 2019/2020

A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da iniciativa “Clubes de Programação e Robótica (CPR)”, disponibiliza a lista de estabelecimento de ensino que registaram o seu CPR. A rede nacional de CPR é, atualmente, composta por 386 Clubes, abrangendo todos os distritos do país e alunos de todos os níveis de ensino.

A DGE congratula assim todos os estabelecimentos de ensino que registaram os seus CPR e que já se encontram georreferenciados.

É, ainda, de realçar que, de entre as várias edições, este foi o ano em que se obteve o maior número de CPR.

Estes CPR funcionam nas escolas, promovendo um ambiente que potencia a aprendizagem e o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente através da programação e da robótica, sendo estas fundamentais na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia, das Artes e da Matemática (CTEAM).

Brevemente, será lançada a 6.ª edição do concurso destinado a estes Clubes.

BUILD BRIGHTER FUTURES – Lisboa

Realiza-se nos próximos dias 28 e 29 de janeiro de 2020, em Lisboa, o maior evento tecnológico português, o BUILDING THE FUTURE. A edição deste ano inclui, ainda, no dia 30 de janeiro, um evento exclusivamente dedicado à educação e à tecnologia – o BUILD BRIGHTER FUTURES, durante o qual decorrerá o workshop “ETF” - Modelo de Transformação da Educação e onde serão abordados vários temas:

  • A investigação e o futuro da Educação Desafios e Oportunidades;
  • O Modelo de Transformação da Educação;
  • Liderança Escolar;
  • Ensinar e Aprender no Século XXI;
  • Ambientes Educativos Inteligentes;
  • Referenciais Tecnológicos.

Local do evento: Pavilhão Carlos Lopes – Lisboa.

Número máximo de participantes: 70.

A entrada é gratuita, embora sujeita a registo.

Passo 1: INSCRIÇÃO ETF Modelo de Transformação da Educação

Passo 2: INSCRIÇÃO NO EVENTO

Pode rever aqui  alguns momentos da edição anterior.

5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning – Coimbra

Organizado pelo Laboratório de Tecnologia Educativa, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, realiza-se, nos dias 15 e 16 de maio de 2020, o  Congresso Internacional - 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning.

A submissão de comunicações ou relatos de experiências deverá ser feita, até ao dia 1 de fevereiro de 2020, através do envio dos textos completos.

Inscrições e informações em https://labteuc.wixsite.com/labte/events/labte-ejml2020

Já Aconteceu


Mundo físico e mundo digital: direitos dos jovens

O Embaixador Europeu da Juventude para a Segurança na Internet, João Pedro Martins, tem participado em várias ações, dando o seu contributo para que a utilização do digital se processe de forma cada vez mais segura e responsável.
 
Recentemente, no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, o jovem João Pedro Martins  dinamizou nos 19 concelhos do arquipélago dos Açores várias sessões de sensibilização que chegaram a mais de 2700 crianças e também a outros elementos da comunidade educativa, procurando fazer a ponte entre os direitos do mundo físico e os do mundo digital. 
No decorrer dos vários momentos, houve oportunidade para promover a  partilha de ideias, acerca do modo como os jovens devem ver os seus direitos assegurados online. Esta questão foi também abordada do ponto de vista da supervisão e do acompanhamento parental, bem como da adoção de comportamentos de autoproteção. 
 
Segundo João Martins, “Há que desmistificar o conceito de supervisão parental e mostrar aos jovens o que é que realmente isso implica e significa. Assim, da minha perspetiva, saliento alguns valores necessários e essenciais na relação de pais e filhos no contexto da utilização do digital. São eles: 1) a confiança, onde é preciso que os jovens se sintam à vontade para falar dos seus desafios aos pais, enquanto estes últimos fornecem a liberdade e direito à privacidade necessários para o bom desenvolvimento da criança; 2) uma comunicação efetiva, na medida em que é necessário aproximar o registo de pequenos e graúdos quando se fala de desafios na internet; 3) o respeito, passando por trabalhar a expressão dos sentimentos por detrás das ações de castigos e ralhetes; 4) o apoio, como culminar da aplicação dos restantes três e onde atingimos a possibilidade de resolução dos problemas e desafios.” Leia mais aqui.

Dia dos Direitos Humanos – 10 de dezembro

O “Dia dos Direitos Humanos” é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar a data da adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), por parte da Assembleia das Nações Unidas.

10 de dezembro é também o “Dia Nacional dos Direitos Humanos”, instituído pela Assembleia da República (Resolução n.º 69/98, de 22 de dezembro).

No ano transato, o “Dia dos Direitos Humanos” teve por base a Campanha “Levante-se pelos Direitos Humanos”, através da qual se pretendeu celebrar o potencial dos jovens como agentes de construção da mudança, ampliar as suas vozes e envolver uma vasta gama de audiências globais na promoção e proteção dos direitos humanos.

A campanha, foi liderada pelo Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas (OHCHR), e projetada para incentivar, entusiasmar e mostrar como os jovens de todo o mundo defendem os direitos humanos e se erguem contra fenómenos como o racismo, o discurso de ódio, o bullying, a discriminação e as alterações climáticas.

MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade

Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, teve início no dia 13 de janeiro e terminará a 1 de março de 2020.

O curso pretende promover a utilização de tecnologias educativas e de acessibilidade junto dos professores e da comunidade educativa em geral. 

O curso decorre ao longo de janeiro e fevereiro de 2020, correspondendo a 30 horas de trabalho.

O MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade está estruturado em cinco módulos nucleares e incide nas seguintes temáticas: Desenho Universal para a Aprendizagem - Acessibilidade Digital - Tecnologias e Produtos de Apoio – Software e Recursos Livres – Tecnologias Móveis e APPs.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de analisar a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem, experimentar ferramentas TIC livres, produzir recursos educativos, partilhar ideias e atividades com os seus pares.

A conceção do curso foi orientada para os professores em geral, encontrando-se aberto à comunidade educativa.

Esta formação não está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Veja o vídeo de apresentação do MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade.

As inscrições estão abertas até o dia 17 de janeiro 2020 faça a sua inscrição neste link.  

Contacto para dúvidas – mooc-tia@min-educ.pt.

Net Viva & Segura a Preparar o Futuro - Um contributo para a literacia digital

Promovido pela DecoJovem, decorreu, passado dia 16 de dezembro, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, o evento Net Viva & Segura.

Durante o encontro, que contou com a participação de várias entidades, foram entregues os prémios do desafio de vídeos Net Viva & Segura2 às escolas vencedoras, nas diferentes categorias.

O diretor-geral da educação, José Vítor Pedroso, foi um dos participantes no painel Inclusão e Educação Digital para Todos, onde se falou acerca da importância da literacia digital, bem como da necessidade de as plataformas definirem opções de privacidade cada vez mais rigorosas.

No final, e após a intervenção do secretário de estado do comércio, serviços e defesa do consumidor, João Torres, a representante da DECO, Fernanda Santos, anunciou as atividades a desenvolver no âmbito do Roadshow Net Viva & Segura que estará presente em todos os distritos, incluindo as regiões autónomas.
Saiba mais aqui.

Projeto MILAGE distinguido com Prémio Boas Práticas ERASMUS+

O projeto MILAGE – MathematIcs bLended Augmented GamE foi distinguido pela Agência Nacional Erasmus+ com o Prémio Boas Práticas, em cerimónia que decorreu na Universidade de Évora, no dia 10 de dezembro de 2019.
 
Com início em 2015, e desenvolvido no âmbito do programa ERASMUS+, este projeto  contribuiu para o desenvolvimento da APP MILAGE APRENDER+ que tem continuado a crescer, contando já com mais de  25 000 alunos inscritos. 
A coordenação do projeto MILAGE esteve a cargo da Universidade do Algarve e este foi desenvolvido em parceria com instituições de vários países (Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Portugal, Universidade de Nord e Escola Secundária de Verdal, Noruega, Universidade da Extremadura e Escola Secundária de Norba Caesarina, Espanha, Universidade de Cag, Turquia).
 
Em Portugal, o projeto MILAGE APRENDER+ é apoiado por várias entidades: Direção-Geral da Educação; Associação de Professores de Matemática; Associação de Professores de Português e Associação Portuguesa de Imprensa.
 
Atualmente, a Universidade do Algarve é a coordenadora do projeto LEARN+, do programa ERASMUS+, financiado pela União Europeia, pretendendo-se alargar a utilização da plataforma MILAGE APRENDER+ a outros países como  Espanha, Alemanha e Chipre. 
 
Mais informações em: https://www.facebook.com/milagelearnplus

Dica TIC


Wakelet é uma alternativa ao Padlet e é gratuito.Guarde, organize e partilhe conteúdos online. Muito à semelhança do Padlet, esta ferramenta baseia-se na partilha de conteúdos num espaço web, organizado. No entanto, apresenta mais funcionalidades como, por exemplo, importação de conteúdos de outras plataformas (Twitter e Google Drive), permitindo ainda: gravar diretamente vídeos até 3 minutos, exportar o Wakelet para documentos em formato PDF, utilizar "embed code", etc.

Experimente!
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